📌 Entrevista: “O governo de Itabuna não tem feito os pleitos adequados ao governador Rui Costa”, dispara Geraldo Simões

Ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Geraldo Simões (PT)

Leia em: 6 minutos

Nesta entrevista com o ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Geraldo Simões (PT), ele fala de seus projetos políticos, avalia o cenário atual da administração municipal, fala de novos contatos políticos que podem render frutos num futuro próximo, além de pincelar comentários sobre a política estadual e nacional, principalmente quando se fala em Lula e Rui Costa. Ainda sobre Itabuna, dar uma alfinetada no atual gestor, dizendo que ele não tem feito os pleito adequados ao governo do estado.

“O município não pode gastar os cartuchos que tem pedindo para recuperar avenida, posto médico, escola e vila olímpica. Nós temos que pedir obras, do tamanho e da importância de Itabuna”. Confira!

Pauta.Blog  Quais foram os seus projetos, tanto na área pessoal e política, nestes quase dois anos de pandemia?
Geraldo SimõesNeste período seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde no que diz respeito aos cuidados e ao distanciamento social. Fui candidato a prefeito, aproveitei o espaço da campanha para divulgar também  recomendações a respeito da Covid-19. Estão sendo quase dois anos de muitas dificuldades para todos os  brasileiros.

Pauta.Blog  Muitos falam que você preferiu se manter isolado na praia. Muita sombra, água fresca, mas e a política, como ficou?
Geraldo SimõesNão fui para praia. Estive de férias com os netos e Tiago, em Salvador, mas sempre me informando sobre a política nacional com a turma do PT, o Senador Jaques Wagner e vários deputados amigos. Estive focado no distanciamento social, mas antenado com as coisas que estavam acontecendo no Brasil, mas sempre ciente de que o mais importante neste momento não é o debate e sim a união de todos contra à Covid-19.

Pauta.Blog  Amante da política como sabemos, você deve acompanhar a política diariamente, principalmente no cenário local. Qual a sua avaliação?
Geraldo SimõesAvalio um momento muito favorável para os candidatos do Partido dos Trabalhadores em Itabuna. Pelos feitos, pelas realizações do PT na cidade, seja no Governo, Lula, Dilma, Rui Costa e Wagner. Se analisarmos a história da cidade nunca teve os investimentos que ocorreram nesse período, como por exemplo, a Barragem Rio Colônia, a UFSB, o gasoduto, a policlínica, o teatro municipal, quase 10 mil unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, pavimentação, saneamento básico, vários investimentos na saúde… enfim, Itabuna nunca registrou um período de tanto investimentos do governo federal, e por isso acho que temos uma conjuntura favorável para uma eleição de Lula, Presidente, e Wagner Governador.

Pauta.Blog  Recentemente você esteve com Dr. Mangabeira. É verdade que você o incentivou a permanecer na política? Porque?
Geraldo SimõesMangabeira é um quadro importante na política de Itabuna, participou de três eleições, uma para deputado federal e duas para prefeito e obteve excelente votação. Eu de fato disse a ele que ele está credenciado a disputar qualquer eleição. Eu disse inclusive que seria uma perda para cidade se ele desistisse da atividade política.

Relembre aqui ⤵️

Geraldo Simões e Dr. Mangabeira se encontram para discutir o governo do prefeito Augusto Castro

Pauta.Blog Existe a possibilidade de vocês serem adversários políticos nas próximas eleições municipais, ou uma união?
Geraldo SimõesNo bate-papo que tivemos identificamos que nós temos avaliações sobre a difícil situação que Itabuna atravessa muito comuns, e que também temos soluções comuns. Então vamos em frente, o futuro é que dirá como vai ser a nossa relação com Dr. Mangabeira.

Pauta.Blog Caso tivesse sido eleito nas eleições de 2020, o que você teria feito de diferente com relação a gestão do atual prefeito Augusto Castro?
Geraldo SimõesNum governo nosso eu trabalharia dia, noite, final de semana, feriado e dia santo para o enfrentamento da covid-19. Não é possível que numa crise dessa, Itabuna com tantas mortes e tantos infectados, e só tem vacina em um turno e ainda parar no final de semana e feriado. Eu iria ainda além da vacina da covid-19. A saúde está do mesmo jeito que no governo passado, com unidades básicas de saúde desestruturadas e o centro de referência em saúde também, portanto, seis meses de governo e não teve nenhuma alteração significativa na saúde de Itabuna.

Eu também daria amparo as pessoas que estão empobrecendo. Itabuna está entrando no mapa da fome. Eu daria toda atenção a população empobrecida de Itabuna e buscaria apoios para gerar emprego, movimentar a economia e melhorar a educação.

Pauta.Blog  De zero a dez, qual nota você dar a gestão do prefeito Augusto Castro?
Geraldo SimõesAvalio que o governo está sem foco, sem prioridades, portanto, eu daria nota 5, orando para que melhore.

Pauta.Blog  Como você avalia um governo que apoia Rui Costa, mas que tem um vice-prefeito que já declarou o seu apoio a ACM Neto?
Geraldo SimõesPode ser uma situação verdadeira e que vem mostrar que o alinhamento entre o vice e o prefeito é somente para questões administrativas, ou se trata de uma encenação. Isso só o futuro dirá, o que de fato corresponde a esse posicionamento deles.

Pauta.Blog  Quais são os seus planos políticos: será candidato a deputado em 2022?
Geraldo SimõesMeu plano é praticar o distanciamento social, observando todos os cuidados com a covid-19, além de transmitir essas informações para meus amigos e comunidade, e no momento certo fazer a campanha de Lula para Presidente, Wagner para Governador, o Senador será o que a majoritária escolher. Em relação aos deputados não tenho nada decidido ainda, vamos ouvir alguns amigos e companheiros para tomar uma decisão.

Pauta.Blog  Você acredita na “exaustão” do PT na Bahia, ou Jaques Wagner vai surfar bem na sucessão de Rui Costa?
Geraldo SimõesNinguém enjoa o que é bom. Wagner fez dois governos extraordinários, ajudou na eleição de Rui na primeira e segunda eleição, por sua vez, Rui Costa está fazendo um grande governo com muitas obras no interior e tendo boa avaliação, então eles dois estarão unidos para continuar!

Pauta.Blog  Existe alguma “rusga” com o governador Rui Costa ou é intriga da oposição?
Geraldo SimõesAbsolutamente não tenho rusga nenhuma com Rui. Nós fomos companheiro na CUT, companheiros no PT, no Governo Wagner, como deputado federal… não tem nada disso. Torço e trabalho pelo sucesso de Rui e pela eleição para governador de Jaques Wagner e reconheço que Rui é um grande governador da Bahia.

Pauta.Blog  Atuando como consultor político, o que você diria ao presidente Jair Bolsonaro no tangente ao enfrentamento à Covid-19?
Geraldo SimõesBolsonaro tem que deixa de brinca de ser presidente, porque já causou a morte de mais de 450 mil pessoas e contratar gente capaz no Brasil para cuidar da saúde. O resto é irresponsabilidade e cegueira desse presidente.

Pauta.Blog  A eleição no Brasil será polarizada mesmo entre Lula e Bolsonaro, ou você acredita que nascerá uma terceira via?
Geraldo SimõesLula teve esse retorno no primeiro turno, nas pesquisas em 2018, só que armaram aquela onda de lava jato tiraram ele com a sua prisão, colocando um presidente irresponsável que está causando um estrago no país. Não acredito em terceira via, acredito em uma disputa com Lula e o atual presidente. O povo vai reparar o erro e Lula retornará presidente para ser melhor do que foi nas outras duas vezes.

Pauta.Blog  Você acredita na vitória de Lula no 1º turno ou será páreo duro até o segundo turno?
Geraldo SimõesIndiferente. O importante é que Lula seja eleito Presidente da República. Vamos trabalhar!

Pauta.Blog  Quais são as suas considerações finais?
Geraldo SimõesNo meu entendimento, o governo municipal não tem feito os pleitos mais adequados ao governador Rui Costa, que tem grande estima por Itabuna. O município não pode gastar os cartuchos que tem pedindo para recuperar avenida, posto médico, escola e vila olímpica, porque isso dá para fazer perfeitamente com os recursos do município.
Nós temos que pedir obras, do tamanho e da importância de Itabuna, como por exemplo, saneamento básico, a coleta e tratamento de 100% do esgoto, corrigir distorções no sistema de abastecimento de água da cidade, a despoluição do Rio Cachoeira, o Porto Seco, um dos mais importantes que pode ser aqui em Itabuna.

Notícias mais lidas

Outros assuntos