O vereador Pastor Francisco pretende manter uma postura de independência quanto ao Executivo de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

No terceiro mandato consecutivo, o vereador Francisco Edes Batista (Republicanos) foi definido como terceiro secretário na Mesa Diretora da Câmara de Itabuna. Além disso, tem propostas individuais já idealizadas para conduzir o trabalho nesta nova legislatura. Entre elas, ações voltadas para a profissionalização de jovens.

“Vamos fortalecer ainda mais o trabalho social, principalmente voltado para a juventude. Na parte do esporte, da geração de cursos, de emprego, vamos focar muito nisso, principalmente ajudar os jovens que não estão tendo oportunidade”, declarou Pastor Francisco, com é tratado por todos.

“MÃO AMIGA”
O edil informou a pretensão de dar seguimento, por exemplo, a iniciativas como o projeto “Mão Amiga”, com distribuição de cestas básicas e outras formas de apoio.

EXECUTIVO DE ITABUNA
“Cada vereador deve ter consciência de que nós trabalhamos pelo povo, fomos eleitos pelo povo. Estamos aqui para ajudar o prefeito naquilo que for necessário, votando leis para que nossa cidade venha a crescer com organização, para que o povo seja atendido na Saúde, na Educação e todos os setores. Não somos empregados do prefeito A ou B; somos empregados do povo”, assinalou o vereador.

De acordo com Eduardo Tavares de Melo, presidente do Conselho de Administração da Tiasa, já foram investidos R$ 100 milhões no desenvolvimento tecnológico e na planta piloto do projeto construída na Bahia

Leia em: < 1 minuto

Importador de dois terços de pigmentos de dióxido de titânio consumidos no país, o Brasil vai ganhar uma unidade química, que será instalada no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A Titânio América (Tiasa) vai investir, na primeira fase de implantação, R$ 250 milhões, quando serão gerados 200 empregos diretos, 300 indiretos e outros 600 postos de trabalho nas obras civis. O investimento foi anunciado durante a assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (19).

A estimativa é começar a operar a planta no final de 2022. Nesta primeira fase, a unidade terá uma capacidade produtiva combinada de pigmento de titânio e de óxido de ferro de 38 mil toneladas/ano, com expectativa de atingir 170 mil toneladas/ano quando todas as etapas do projeto estiverem implementadas. Além do pigmento de dióxido de titânio, utilizado para vários fins, a exemplo de base para tinta imobiliária, produção de vidros e plásticos e protetor solar, tem o segundo subproduto que é hematita sintética, que tem como finalidade a indústria siderúrgica.

//

Profissionais de saúde, da linha de frente de combate à Covid-19, receberam as primeiras doses da CoronaVac

Leia em: < 1 minuto

A manhã de hoje, quarta-feira (20), marca um dia histórico no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. Profissionais de saúde, da linha de frente de combate à Covid-19, receberam as primeiras doses da CoronaVac, vacina com uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último domingo (17).

Os primeiros a receberem as doses da vacina foram o médico Egídio Alves Feitosa Filho, intensivista, e a enfermeira Diovania Braga, ambos profissionais da linha de frente da Unidade Covid do HRCC. Nesta etapa que envolve a primeira dose da CoronaVac outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente operacionais, entre outros receberam a vacina.

O médico Egídio Alves Feitosa Filho declarou que esse momento é marcante, e se sente muito feliz pela oportunidade vivenciada.

Para a enfermeira Diovania Braga, depois de tantas lutas com aquelas famílias, tantas perdas, incertezas por se tratar de algo novo, hoje com muito mais autonomia para falar da Covid, enfim chegou a vacina.

Vacinação da CoronaVac
Assim como todas as campanhas de vacinação para colaboradores do HRCC, a da CoronaVac também é organizada pelos setores Epidemiologia e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade hospital, com a anuência da Gerência da Enfermagem e Diretoria Administrativa. As primeiras doses da CoronaVac, em profissionais de saúde do hospital, foram aplicadas pela enfermeira Hortência Van Der Veere, gerente de Enfermagem.

Tags: , , ,

A jaguatirica foi solta após passar por uma avaliação veterinária

Leia em: < 1 minuto

Frequentemente, a Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas recebe chamados para a retirada de animais silvestres que aparecem em locais que não fazem parte do seu habitat, ou denúncias de cativeiro ilegal de espécies selvagens. A última solta pela equipe da Fiscalização Ambiental foi uma jaguatirica, carnívoro de pequeno porte, endêmico da Mata Atlântica.

A espécie que está ameaçada de extinção, devido à diminuição de seu habitat, foi encontrada dentro de um bar em Ibirajá, distrito de Itanhém, e resgatada pelo Corpo de Bombeiros. “O animal foi entregue à nossa Secretaria para que pudéssemos devolvê-lo de forma correta ao seu habitat”, comentou a secretária de Meio Ambiente do município, Sabrina Rampinelli.

Segundo a Secretária, os resgates de animais como a jaguatirica são realizados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados à Secretaria, que nesses casos, quando os municípios vizinhos não têm o serviço ambiental, concede apoio na soltura dos animais.

Os animais resgatados são soltos em uma Reserva Legal Protegida e são monitorados. A localização da reserva não é revelada para evitar a exposição deles aos caçadores. Em caso de encontro com animais silvestres, chame os Bombeiro ou entre em contato pelo: (73) 3011-2777 com a equipe da Fiscalização Ambiental do Munícipio.

O Aterro do Itariri, além do município de Ilhéus atende os municípios de Barro Preto e Uruçuca

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem, terça-feira (19), uma vistoria técnica foi realizada no aterro do Itariri, distrito de Aritaguá, com o objetivo de buscar uma solução consorciada para os resíduos sólidos no Sul da Bahia. O prefeito Mário Alexandre (PSD) e o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) receberam em Ilhéus o secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para dialogar sobre o assunto.

“Queremos dar o exemplo no tratamento do resíduo sólido com coleta seletiva no interior da Bahia, valorizando também o trabalho dos catadores como determina a lei. O apoio do governo do Estado, como sempre, é fundamental para que a gente possa estar construindo isso e alavancando junto com todos os municípios da região Sul, a fim de atender as necessidades básicas do nosso povo”, destacou Mário Alexandre, que agradeceu ao secretário Pelegrino pela disponibilidade.

Na comitiva, também se fizeram presentes o secretário municipal de Administração, Bento Lima, e o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Aquino.

Luciara Azevedo receberá a segunda dose no intervalo de 28 dias

Leia em: < 1 minuto

A pradense Luciara Azevedo Ferreira, da Aldeia Tibá, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Prado. A vacinação ocorreu na tarde ontem, terça-feira (19).

Após a vacinação, Luciara destacou a importância da imunização. “A vacina é nossa esperança. Foi um momento ímpar poder representar a minha aldeia e minha categoria na linha de frente dessa luta de quem batalha pela vida e saúde de todos. Precisamos agradecer a Deus e aos pesquisadores que, em curto prazo, já desenvolveram a vacina pra imunizar a população. A emoção nesse momento é enorme e o sentimento é de proteção”, ressaltou.

Das 1.360 dozes da vacina que foram encaminhadas para o município de Prado, serão imunizados trabalhadores da área da saúde que auxiliam no combate à pandemia, indígenas e também idosos que residem em Instituições de Longa Permanência. Cada paciente receberá duas doses, com intervalo de 28 dias.

A secretária de Saúde Neuziane Mascarenhas aproveitou para reforçar que a pandemia ainda não acabou e que as medidas de segurança precisam ser mantidas.

Marli de Lucena e Dagmar Nascimento foram os primeiros a serem imunizados

Leia em: < 1 minuto

Os primeiros servidores a serem imunizados, em Ibicuí, foram a Técnica em Enfermagem, Marli de Lucena, e o Técnico em Radiologia, Dagmar Nascimento, ontem terça-feira (19).

Das 💉 125 doses recebidas, foram vacinados os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente da COVID-19, logo, eles são prioridades para município nesta primeira etapa.

“Hoje, sem dúvidas, renasce no coração de cada ibicuiense a esperança de dias melhores. Nosso desejo é que, muito em breve, toda a população esteja igualmente vacinada e protegida”, declarou o prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão (PSD).

Hoje, quarta-feira (20), os demais profissionais de saúde serão imunizados

Leia em: < 1 minuto

Ontem, terça-feira (19), a auxiliar de enfermagem Zildir Pereira Barreto, 65 anos, foi a primeira itapetinguense imunizada contra a covid-19. Com mais de 40 anos de atuação na área, ela é a mais antiga profissional de saúde da rede municipal em atividade.

Após dona Zildir, as “vacinadoras” do município também foram vacinadas e preparadas para atuar em todas as fases do plano de vacinação. As equipes foram divididas para atuar diretamente nos postos de trabalho.

As 860 doses, no entanto, não serão suficientes para atender a todos os discriminados na primeira fase, por isso serão priorizados aqueles que estão na linha de frente do combate. Assim, funcionários da UPA, SAMU, unidades de saúde, hospital, Policlin e Clínica SARE estarão no início da fila. As demais fases serão executadas de acordo com o envio dos novos lotes de vacinas pelo Governo do Estado.

Conheça as fases de vacinação:
💉 1ª fase
– Trabalhadores da Saúde;
– População idosa com 75 anos ou mais;
– Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência;
– Indígenas e comunidades tradicionais.

💉 2ª fase
– Pessoas de 60 a 74 anos.

💉 3ª fase
– Pessoas com comorbidades relacionadas a casos mais graves de Covid-19

💉 4ª fase
– Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade;
– Trabalhadores da educação;
– Membros das forças armadas e de salvamento
– Funcionários do sistema carcerário;
– População em privação de liberdade;

O Padre Juracy é ex-pároco e tem relevantes serviços religiosos, sociais e humanitários prestados em Itambé

Leia em: < 1 minuto

O padre Juracy Marden Mendes Pires, foi a primeira pessoa ser vacinada contra o coronavirus, em Itambé.

Marden tem 82 anos e foi vacinado no Vocacionário Nossa Senhora das Divinas Vocações na ontem, terça-feira (19). “Já tenho cheiro e cor de Itambé. A vacina que acabei de receber é um sinal muito gentil da parte das autoridades e responsáveis”, diz o Padre Juracy.

O médico Dr. Eneas de Carvalho é um símbolo para todo o município de Canavieiras

Leia em: < 1 minuto

Representando os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento a Covid-19, o médico pneumologista, Dr. Eneas de Carvalho Filho, de 78 anos, foi a primeira pessoa de Canavieiras a tomar a vacina Coronavac contra o coronavírus nesta terça-feira, 19 de janeiro.

O médico é um símbolo para todo o município. Com mais de 50 anos de medicina é um dos mais antigos a atuar na cidade, foi professor na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública onde formou a maioria dos médicos da região, inclusive o prefeito de Canavieiras Dr. Almeida, e, atualmente, diretor do Hospital Municipal Régis Pacheco.

“Esse é um orgulho muito grande pra mim. Eu sou alto risco, eu tenho uma válvula cardíaca, sou hipertenso, tenho comprometimento renal. Mas, eu disse comigo mesmo, desde o primeiro ano de faculdade, que eu ia fazer medicina enquanto estivesse respirando. E com essa vacina eu vou respirar muito mais. Espero que todo mundo de Canavieiras siga o mesmo exemplo”, afirmou Dr. Eneas.

O primeiro lote com 190 doses chegou ao município por volta de 13h30 e já foi dado início imediato ao plano municipal de vacinação elaborado pela Secretaria de Saúde de Canavieiras.

Notícias mais lidas

Outros assuntos