A população poderá acompanhar a sessão de forma simultânea através das redes sociais da Câmara ou através de um telão a ser instalado do lado de fora

Leia em: < 1 minuto

Uma sessão marcada para a próxima segunda-feira (1º de fevereiro), às 14h, abrirá o início do Ano Legislativo de 2021, na Câmara de Itabuna. Sob a presidência do vereador Erasmo Ávila (PSD), o ato contará com a presença dos 21 vereadores que representarão a população até 2024, no Plenário Raymundo Lima.

O prefeito Augusto Castro (PSD) é esperado na Casa, assim como nome do Poder Judiciário, OAB e demais entidades da sociedade organizada. Respeitando as medidas sanitárias, a sessão, terá no máximo, 80 pessoas.

A Mesa Diretora: Erasmo Ávila (PSD), presidente; Sivaldo Reis (PL), 1º vice-presidente; Francisco Gomes (PSD), 2º vice-presidente; Israel Cardoso (PTC), 1º secretário; Luiz Alberto (DC), 2º secretário; Pastor Francisco (Republicanos), 3º secretário.

Segue a lista dos demais vereadores que também foram eleitos:
Adão Lima (PSB)
Alex da Oficina (PTC)
Cosme Resolve (PMN)
Dando Leone (PDT)
Danilo Freitas (PSL)
Gilson da Oficina (PL)
Kaiá da Saúde (Avante)
Manoel Porfírio (PT)
Marcelo Souza (Cidadania)
Nem Bahia (PP)
Pancadinha (PMN)
Piçarra (Solidariedade)
Ronaldão (PL)
Solon Pinheiro (Solidariedade)
Wilma (PCdoB)

No encontro, Rodrigo Xavier confirmou a intenção de disputar a Série B do Baianão 2021. Ele revelou seus projetos para a recuperação do clube e a volta às competições neste ano

Leia em: < 1 minuto

O fortalecimento do futebol itabunense segue em pauta na Federação Bahiana de Futebol. Após o Grapiúna Atlético Clube, o Itabuna Esporte Clube também iniciou os trabalhos para retornar aos gramados.

O presidente do clube, Rodrigo Dantas Xavier, esteve na sede da Federação Bahiana de Futebol. Acompanhado do ex-presidente e atual diretor de esportes da cidade, Ricardo Dantas Xavier, do diretor jurídico, Othon Henrique Rodrigues, e do vice-prefeito e secretário de esportes, Enderson Guinho, o dirigente se reuniu com o presidente da entidade, Ricardo Lima.

ITABUNÃO
Ainda na reunião, o vice-prefeito Enderson Guinho também apresentou um projeto para recuperação do Estádio Municipal Luiz Viana Filho. O Itabunão, como é conhecido, deve ser a casa dos clubes locais no retorno ao futebol profissional.

Uma grávida do bairro Rio Vermelho ganhou um enxoval

Leia em: < 1 minuto

Policiais da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, com o apoio das Voluntárias Sociais, entregaram um enxoval para uma grávida do bairro Rio Vermelho, em Salvador. A jovem já é atendida pela unidade através de projetos solidários que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a comandante da unidade, major Érica Patrícia Silva, a gestante foi convidada para um café da manhã e presenteada com fraldas, roupinhas e itens de higiene. “Adquirimos conjuntos e mantas, tudo em cores neutras, pois ela ainda não sabe o sexo do bebê. As Voluntárias Sociais contribuíram fraldas e a banheira”, detalhou a oficial.

A unidade conheceu Maria Angélica e sua família através de outra ação desenvolvida pelos PMs e passou a acompanhá-los com cestas básicas e pães. “Outras 50 moradias são assistidas pela mesma iniciativa”, falou a PM.

//

O projeto-piloto está sendo desenvolvido junto a empresários da Chapada Diamantina

Leia em: < 1 minuto

No momento em que especialistas de todo o mundo recomendam a retomada do turismo após a pandemia da Covid-19 aconteça a partir de atividades em contato com a natureza, evitando aglomerações, os municípios da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, vão criar novos roteiros para contemplar atrativos menos tradicionais.

A ideia é criar oportunidades para a diversificação da atividade turística nessa que é a maior turística do estado e reúne mais de 30 municípios.

Trata-se do serviço de teleatendimento a empresários com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19, inclusive informações sobre acesso a crédito, em parceria com agências de fomento e bancos, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A Bahia exibiu registro positivo para dezembro, resultado divergente do apresentado na série histórica do referido mês (2010-2020). Trata-se do melhor resultado para um mês de dezembro

Leia em: < 1 minuto

No mês de dezembro, quando tradicionalmente há mais demissões, 502 postos de trabalho foram criados na Bahia, de acordo com as informações do Caged relativas ao ano de 2020, sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

O resultado decorreu da diferença entre 48.695 admissões e 48.193 desligamentos. Logo, o saldo para o acumulado no ano (-5.307 postos) revela os impactos da pandemia da Covid-19.

Tags: ,

O encontrou contou com a participação de empresários e políticos

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) se reuniu com políticos e empresários de diversos estados que participaram do Encontro Parcerias Municipais pelo Clima. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier, foi quem organizou o grupo para ir a Itapetinga para dialogar com o prefeito.

Entre os visitantes, estava o vereador do município de Brusque, Santa Catarina, Jean Pirola, que falou sobre as experiências do projeto que existe no município para a transferência de tecnologia e políticas públicas municipais. Brusque tem obtido ótimos índices na política de desenvolvimento econômico, com a geração de emprego, tecnologias novas para as indústrias, energias renováveis, dentre outros.

Rodolfo Back Loch, dono da empresa RAC Saneamento falou sobre estratégias para reduzir problema dos resíduos sólidos no município.

Erlon Botelho, do Instituto do Chocolate, também esteve presente na reunião, reafirmando a importância dessa troca de experiências e formação de novas parcerias.

O deputado federal, Paulo Magalhães (PSD); o governador da Bahia, Rui Costa (PT); o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD); e o deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT)

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) foi recebido em audiência pelo governador Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (28), em Salvador. O encontro, o primeiro oficial desde que Augusto assumiu o mandato dia 1º, foi acompanhado pelo o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e a Chefe de Gabinete da SERIN, Elisa Pellegrini

No encontro o prefeito de Itabuna apresentou os projetos nas áreas da educação, infraestrutura urbana, assistência social, saúde, entre outras reivindicações. Augusto reafirmou ao governador o desejo de uma parceria profícua para que possa executar as promessas e compromissos consagrados nas urnas em novembro do ano passado.

SAÚDE
Uma delas a reabertura do Hospital São Lucas, inserida no Plano de Governo. Ainda na área de saúde, Augusto pediu apoio para a requalificação da rede de unidades de saúde. O prefeito quer que algumas delas funcionem também no turno da noite, o que desafogará a UPA 24 Horas e os hospitais de Base e Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

No pacote de reivindicações desse encontro oficial com o governador, o prefeito ainda apresentou projetos para a revitalização dos principais corredores de ônibus nos bairros da cidade. E de sua alegria com a requalificação das Avenidas Manoel Chaves e Ilhéus em parceria com a Conder.

BANCO DO BRASIL

Nesta manhã de quinta-feira (28), o prefeito Augusto Castro (PSD) se reuniu também com o senador Otto Alencar (PSD) quando discutiu temas da agenda de trabalho da Administração municipal, bem como pediu apoio para que seja revertido o fechamento da agência 3445 do Banco do Brasil, cuja reabertura no São Caetano, um dos mais populosos da cidade é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade.

//

Na Bahia, 39.706 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19

Leia em: < 1 minuto

Com 137.732 vacinados contra a Covid-19 até às 14 horas de hoje, quinta-feira (28), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.645 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.343 recuperados (+0,6%). Dos 577.707 casos confirmados desde o início da pandemia, 556.354 já são considerados recuperados e 11.366 encontram-se ativos.

A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

A distribuição dos carnês pelos Correios começou em 18 de dezembro

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna prorrogou para 19 de fevereiro o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com 15% de desconto. Antes, a data prevista era 29 de janeiro.

O adiamento do prazo também atende à determinação do prefeito Augusto Castro à Secretaria de Fazenda e Orçamento para suspender o expediente no Setor de Tributos no dia de hoje em razão do falecimento da funcionária Maria das Graças Lopo em decorrência da Covid-19. Nesta sexta-feira, a repartição pública também não funcionará, pois os servidores passarão por testagem.

Pelo cronograma, vai até 26 de fevereiro o prazo para pagamento em cota única com 10% de desconto e até 31 de março a data limite para pagamento do IPTU com desconto de 5%.

Estiveram presentes: a gerente regional e o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo e Michel Lima; o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul, Lucas Ribeiro; o gerente geral, Ricardo Rehem; e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim

Leia em: 2 minutos

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, se reuniu com o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul, Lucas Ribeiro, para criar estratégias que possam auxiliar os pequenos negócios da região durante o pré e pós atendimento para solicitação de linhas de créditos com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

A reunião contou com a presença do gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, além de outros representantes da Caixa: o gerente geral, Ricardo Rehem, e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim.

No encontro, foi estabelecida uma parceria mútua entre as instituições para dar suporte ao Fampe. O Sebrae fará indicação aos clientes sobre as possibilidades de acesso ao crédito, assim como, a Caixa e recomendará aos empresários que procurem orientações no Sebrae sobre a tomada de crédito mais consciente.

Para o superintendente da Caixa, Lucas Ribeiro a orientação do Sebrae para a aquisição do crédito faz com que o empresário se planeje e, consequentemente, tenha êxito e melhor utilização do recurso.

Essa parceria é fundamental no momento da pandemia. Além do trabalho assistido do Sebrae, ter o crédito com taxas mais baixas em um momento de socorro, garante empregos e mentem a economia girando. Então, a Caixa e o Sebrae, juntos, nesse momento, formam uma força enorme para todo o empresariado e toda comunidade econômica”, avaliou Lucas Ribeiro.

FAMPE
O convênio assinado entre o Sebrae e a Caixa Econômica Federal, em abril de 2020, faz parte do pacote de medidas das instituições para reduzir o impacto provocado pela crise do novo coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil. As linhas de crédito são destinadas a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com a parceria, os empreendedores contam com a obtenção de crédito assistido pelo Sebrae. Nesse sentido, os empreendedores têm à sua disposição tutoriais, capacitações EAD e presenciais, bem como consultorias. O atendimento está voltado às necessidades de cada público específico.

Notícias mais lidas

Outros assuntos