A saída de Mangabeira da política

Dr. Mangabeira foi candidato a prefeito de Itabuna duas vezes, não obteve êxito e agora anuncia a saída da política

Leia em: 2 minutos

O ex-candidato a prefeito de Itabuna, o médico Antônio Mangabeira, suplente de deputado federal pelo PDT, recebeu ontem, terça (27), várias visitas de políticos, entre eles o prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD).

O ex-alcaide Capitão Azevedo também marcou presença, não por problema de saúde, mas de política, que não deixa de ser uma “doença”.

Um pré-candidato à Câmara dos Deputados, por Ilhéus, também esteve com Mangabeira.

O presidente do diretório municipal do PDT atendeu a todos com a educação que lhe é peculiar. Mangabeira é um grande homem, bom caráter e de personalidade firme, que não volta atrás da palavra dada, do compromisso assumido.

Não tenho nenhuma dúvida que, se eleito prefeito de Itabuna, ficaria na história como um dos melhores gestores e, como consequência, quebraria o tabu da reeleição, já que até hoje nenhum chefe do Executivo conseguiu o segundo mandato consecutivo.

Ficou difícil fazer campanha política falando a verdade e não tapeando o eleitorado com promessas de emprego e outras mentiras. Mas valeu, Dr. Mangabeira, pelo qual tenho um enorme respeito, carinho e admiração.

O povo de Itabuna teve duas oportunidades de tê-lo no comando do centro administrativo Firmino Alves. A decisão mais provável é que Mangabeira se afaste do traiçoeiro e perverso mundo da política, o que pode levar Itabuna a ficar na mesmice, circunscrita aos velhos conhecidos de sempre: fulano, beltrano e sicrano.

A saída de Mangabeira da política vai inibir o surgimento de novas lideranças, o que é uma boa notícia para as velhas raposas ou para quem eles pretendem indicar.

Valeu, Mangabeira! Foi bom estar ao seu lado, fazendo política com grandeza, com P maiúsculo, sem enganar, sem mentir, sendo sincero com o eleitor.

Vai ficando cada vez mais utópico fazer política sem demagogia, sem nariz de Pinóquio. 

___________
Marco Wense é Analista Político

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos