Augusto Castro e Erasmo Ávila, Piçarra, Mauro Ribeiro, Danilo da Nova Itabuna e Enderson Guinho, Júnior do Trator, Edmilson Silva e Dando Leone, Cosme Resolve, Glebão, Chico Reis, Babá Cearense, Sônia Fontes, Rosivaldo Pinheiro, Zé Alberto, Alcântara Pelegrini, Thiago Barros, Sousa Lino, Charliane Sousa

Os bastidores da política na sessão que abriu o ano legislativo na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 6 minutos

🤝 UNIÃO

Como o Pauta Blog anunciou, com exclusividade, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi o responsável por abrir o ano legislativo na Câmara de Vereadores. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), disse que a união entre Executivo e Legislativo vai continuar.

🔎 ANO DE 2023 NA CÂMARA

O presidente Erasmo Ávila está otimista com o desempenho dos vereadores para o ano de 2023. Segundo ele, a Casa vai continuar fiscalizando o Executivo e a grande novidade ainda para o primeiro semestre é a realização de sessões do projeto “Câmara itinerante” nos bairros da cidade. Assista o vídeo 👇

🌏 20 DOS 21

Dos 21 vereadores de Itabuna, 20 estiveram presentes no retorno do recesso parlamentar e apenas Piçarra (Solidariedade) não compareceu à sessão realizada nesta quarta.

Um colega tentou justificar a ausência do vereador, mas ouviu de outro edil que era melhor o próprio dar explicações. Resumindo: Piçarra tem o hábito de faltar às sessões e, quando comparece, entra mudo e sai calado. Complicado!

✅ EMPRESÁRIO ANTENADO

O empresário e presidente da ACI (Associação Comercial de Itabuna), Mauro Ribeiro, marcou presença na sessão e, como está atento às demandas da sociedade, deve ter alguma proposta ligada ao comércio para apresentar ao prefeito Augusto Castro. Ribeiro, inclusive, vem desempenhando um excelente trabalho à frente da ACI. 

🔥 SIM, SOU OPOSIÇÃO!

O vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) disse que é oposição sem data de validade à gestão municipal, ou seja, quem quiser que se segure. Até os vereadores da situação estão “temendo” e a Ucrânia itabunense deve se instalar nas próximas sessões. A conferir!

🔥 É OPOSIÇÃO? (1)

Dos 20 vereadores, os únicos que não aplaudiram o discurso do prefeito Augusto Castro foram Júnior do Trator (PMN) e Danilo da Nova Itabuna. Será que Trator também vai virar oposição ou está “estudando o jogo” já que acabou de retornar? Ele assumiu a vaga deixada por Fabrício Pancadinha (Solidariedade).

🔥 É OPOSIÇÃO? (2)

A este Pauta Blog, Danilo declarou que pretende contar com o auxílio do ex-vereador e atual vice-prefeito, Enderson Guinho (União Brasil), para montar a estratégia da oposição: “Nosso time tá escalado e nosso técnico é Jesus e o povo. Quem vai escalar a gente é o povo e Guinho vai contribuir”. Assista o vídeo 👇

⚠️ INCONSTANTE (1)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Itabuna anda inconstante na política. Uns dizem que a legenda passou a fazer parte da base municipal, mas o presidente na cidade, Edmilson Silva, disse à Coluna Balão que a legenda segue independente porque ainda tem muita conversa pela frente. Vai entender!

⚠️ INCONSTANTE (2)

Nos bastidores, ecoa a informação de que o vereador Dando Leone (PDT) deve retornar à base do prefeito Augusto Castro em breve. Fontes afirmam que a dupla já voltou a trocar telefonemas e dialogar em paz. A “birra” durou pouco, hein?

📝 BATEU SAUDADE (1)

Quem marcou presença na badalada sessão da Câmara foi a ex-vereadora e ex-candidata a prefeita, Charliane Sousa (PCdoB). Uma fonte confidenciou à Coluna que ela segue sendo oposição e que vai tentar retornar à Casa nas eleições de 2024.

📝 BATEU SAUDADE (2)

Charliane fez questão de dar uma passadinha no gabinete do presidente Erasmo já que os dois têm uma relação de amizade, independentemente da política. Quando questionada pela Coluna se estava com saudades da Casa, a ex-vereadora desconversou e foi taxativa: “Zero saudade!”. Assista o vídeo 👇

📝 BATEU SAUDADE (3)

O ex-vereador Glebão (PDT) também esteve presente na sessão. Indagado pela Coluna sobre o desejo de retornar à Casa do Povo, ele declarou sorridente: “Estou me preparando”. 2024 promete!

⚽ FAIR PLAY

Os ex-vereadores Chico Reis, Babá Cearense e Enderson Guinho foram flagrados pela Coluna confabulando em alto astral. Babá e Chico são aliados do prefeito, mas Guinho é um dos técnicos da oposição. Isso é o que chamo de fair play!

✍️ SECRETÁRIOS EM PESO (1)

A secretária interina de Infraestrutura e Obras de Itabuna, Sônia Fontes, também compareceu à sessão. Não faz mal “fazer a média” com os vereadores de vez em quando, né? Vamos ver se os pedidos de providência vão ser atendidos.

Sônia estava com o coordenador de Projetos da secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro (PP). Pinheiro tem gabarito para assumir a titularidade da pasta de Planejamento, mas, pelo andar da carruagem, isso não deve acontecer. Por falta de torcida, não é!

✍️ SECRETÁRIOS EM PESO (2)

Os secretários Zé Alberto (Governo), Alcântara Pelegrini (Esportes) e Thiago Barros (Comunicação) acompanharam o prefeito Augusto Castro até a Câmara e se reuniram antes do gestor discursar.

A titular da pasta da Saúde, Dra Lívia Mendes Aguiar, uma das melhores da gestão, também prestigiou a abertura dos trabalhos.

📻 INFORMAÇÃO

Para levar a informação até a população, vale todo esforço! O radialista e jornalista Osvaldo Bispo não largava o celular para captar o áudio nas caixas de som da Câmara. Excelente trabalho, Bispo!

💛 É O AMOR

Eles discutem, mas se amam. É o caso do radialista Alex de Souza e o vereador Cosme Resolve (PMN). Antes da 1ª sessão começar, os dois debateram pra lá e pra cá, mas, no final, saíram se amando. Dizem que Souza é um defensor ferrenho de Cosme na Rádio Difusora.

👟 SEBO NAS CANELAS

Algumas pessoas questionaram as críticas à atuação do superintendente de Serviços Públicos de Itabuna, Sousa Lino. As críticas não têm sido bem recebidas pelos correligionários do funcionário que tem status de secretário. O recado é um só: passe “sebo nas canelas” e vá trabalhar!

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos