Já existem novas etapas previstas para outubro, novembro e dezembro

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, entregou 79 novas próteses dentárias no distrito de Santo Antônio, beneficiando moradores da localidade e de comunidades vizinhas, como Couto e Rio do Engenho. A iniciativa integra as ações do Programa de Saúde Bucal, que já contabiliza mais de 500 próteses entregues somente neste ano.

Além das entregas nos distritos, as moldagens e próteses seguem sendo realizadas no CEO. Já existem novas etapas previstas para outubro, novembro e dezembro.

O prefeito Valderico Junior (UB) acompanhou a entrega e destacou a importância de levar o atendimento para mais perto de quem precisa: “Fazemos as ações na sede, mas também nos distritos. É uma forma de cuidar de quem mais precisa, aproximando a prefeitura da população. Ver as pessoas sorrindo de novo é a melhor recompensa. Estamos fazendo tudo com planejamento, chegando cada vez mais perto das comunidades, com obras, serviços e ações que melhoram a qualidade de vida do nosso povo”.

Com a aprovação em duas sessões seguidas, o projeto segue para sanção do Executivo

Leia em: < 1 minuto

A Câmara Municipal de Itabuna aprovou o Projeto de Lei do Executivo que autoriza a doação de uma área de 50.173 m² ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A área está localizada no entroncamento das rodovias BR-101 e BR-415, na antiga Fazenda Bananeira, no perímetro urbano da cidade.

A aprovação em duas sessões no mesmo dia foi necessária em razão do regime de urgência solicitado pelo líder do governo, vereador Ronaldão (Republicanos), diante do prazo estabelecido pela União para a formalização da doação. O projeto altera, ainda, o Decreto nº 16.562, de 28 de agosto de 2025, revogando a afetação de utilidade pública do imóvel e destinando a área à construção do futuro campus do IFBA em Itabuna.

Com a aprovação em duas sessões seguidas, o projeto segue para sanção do Executivo.

Com percurso de 5 km de corrida e 3 km de caminhada, a Med Run uniu profissionais da área da saúde, estudantes e a comunidade

Leia em: < 1 minuto

A Avenida Beira Rio foi palco de mais uma grande celebração ao esporte e à saúde. A Afya – Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna, em parceria com a Sport Ativo, realizou a 3ª Edição da Med Run, tradicional evento esportivo que, nesta edição, reuniu mais de 600 atletas.

Com percurso de 5 km de corrida e 3 km de caminhada, a Med Run uniu profissionais da área da saúde, estudantes e a comunidade em um movimento de incentivo ao bem-estar e à prática esportiva. O evento reforça o compromisso da Afya com a promoção de hábitos saudáveis e o fortalecimento do vínculo entre educação, esporte e sociedade.

Além da competição esportiva, o ambiente da Med Run também foi marcado por momentos de integração, música, atendimentos de saúde e uma atmosfera contagiante de superação e incentivo coletivo. Vale lembrar que a Med Run 2026 já está sendo aguardada com grande expectativa e promete novas experiências e o mesmo propósito: inspirar a comunidade a se mover por uma vida mais saudável.

“A Med Run é um evento que vem crescendo e se consolidando a cada ano. Agradecemos a todos os colaboradores, patrocinadores e participantes que fizeram desta edição um grande sucesso. Até 2026!”, disse a diretora administrativa e financeira da instituição, Clarissa Lourenço.

Durante o evento, a Liga Acadêmica de Cardiologia da Afya Itabuna marcou presença com uma ação educativa sobre os cuidados com o coração, reforçando a mensagem de que cuidar da saúde é um ato de amor e responsabilidade. A Liga Acadêmica de Primeiros Socorros marcou presença realizando atendimentos preventivos, orientações, reforçando o compromisso da Afya Itabuna com a formação prática e o cuidado à comunidade.

Equipamento tem capacidade para pulverizar áreas amplas e, assim, aumentar o combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus recebeu a apresentação de um drone pulverizador desenvolvido pela empresa GTEEX, que pode se tornar um importante aliado no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A demonstração foi realizada no pátio da prefeitura e acompanhada pelo prefeito Valderico Junior (UB), pela secretária de Saúde, Sonilda Mello, e pelo coordenador de Campo de Combate às Endemias do município, Roberto Almeida.

Durante a apresentação, foi realizada uma demonstração com água, apenas para ilustrar o funcionamento do drone, que tem 1,20 metro de diâmetro e capacidade de pulverização em áreas amplas.

O prefeito Valderico Junior destacou o pioneirismo de Ilhéus e reforçou a importância de aproximar a tecnologia das políticas públicas de saúde: “É motivo de orgulho ver uma inovação como essa, desenvolvida no Brasil, sendo apresentada aqui em Ilhéus. O produto é homologado pela Anvisa, seguro para humanos e animais, e atua diretamente nas larvas do mosquito. Estamos estudando a viabilidade para que essa tecnologia passe a integrar as ações da prefeitura. É um passo importante no uso da inovação para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos

Custom text