//

Natural de Maceió, ele vive há décadas em Serra Grande, distrito de Uruçuca, onde construiu sua história e criou raízes

Leia em: 2 minutos

O sertanejo José Basílio do Nascimento, nascido em 2 de janeiro de 1911, aos 114 anos de idade, é considerado um dos homens mais velhos do mundo. Natural de Maceió, ele vive há décadas em Serra Grande, distrito de Uruçuca, onde construiu sua história e criou raízes.

Nesse domingo (5.outubro), a família se reuniu em uma emocionante celebração que marcou mais de um século de vida, trabalho e fé.

Casado há 60 anos com dona Maria Ferreira, José Basílio é pai de 12 filhos, além de dezenas de netos, bisnetos e tataranetos. Nem todos os familiares puderam comparecer à comemoração, já que muitos vivem em outros estados, mas o encontro foi repleto de afeto, memórias e reconhecimento.

A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto (UB), também esteve presente e destacou o simbolismo do momento para toda a comunidade: “Seu José é um patrimônio vivo da nossa história. Um homem que carrega no olhar a sabedoria do tempo e a força do trabalho. Celebrar seus 114 anos é celebrar a própria essência de Serra Grande, de gente simples, honesta e cheia de fé. É uma honra para Uruçuca ter um cidadão como ele”.

A prefeitura de Uruçuca já deu início ao processo de registro junto ao Guinness World Records, reunindo documentos e certidões para confirmar oficialmente a idade do sertanejo. Caso o reconhecimento seja confirmado, João Basílio poderá entrar para a história como o homem mais velho do Brasil e, quem sabe, do mundo.

Em todo o país, são 16 casos confirmados: 14 em São Paulo e dois no Paraná.

Leia em: 2 minutos

O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.Em todo o país, são 16 casos confirmados: 14 em São Paulo e dois no Paraná.

Ao todo, 13 estados tem casos notificados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.

Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes estão em investigação.

O Ministério da Saúde informou, também, que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos que podem levar à morte. Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, busque imediatamente os serviços de emergência médica.

📷 João Valério/Governo do Estado de SP

Notícias mais lidas

Outros assuntos