PM conseguiu apreender material ilícito após receber uma denúncia anônima

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta sexta-feira (10.janeiro), durante a Operação Garra de Arquimedes, policiais militares do 15º Batalhão apreenderam uma arma de fogo e drogas no Bairro de Fátima, em Itabuna. Após receber uma denúncia anônima, os policiais chegaram na localidade.

Segundo a polícia, dois suspeitos conseguiram fugir do local quando perceberam a aproximação da guarnição, mas deixaram uma mochila para trás. Dentro dessa mochila, a polícia encontrou uma pistola calibre 380, 1,2kg de maconha, 226g de crack, 120g de cocaína, 60g de Estasy e 15g de haxixe.

Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Os suspeitos seguem sendo procurados.

📷 Divulgação Polícia Militar

Dados apontam aumento de 6,3% na produtividade, 7,8% na área plantada e 14,7% na produção total

Leia em: < 1 minuto

Com um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, a produção de soja na Bahia deve alcançar novos patamares. Os dados divulgados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) apontam um aumento de 6,3% na produtividade, 7,8% na área plantada e 14,7% na produção total.

Com a semeadura concluída, confirmou-se uma área plantada de 2,135 milhões de hectares, com expectativa de produção que poderá atingir 8,582 milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2024/2025. Esse resultado é fruto de um conjunto de fatores que convergiram para um cenário favorável à cultura da soja no estado.

De acordo com o levantamento da Aiba, as condições climáticas, com um regime de chuvas adequado e temperaturas amenas, aliadas ao avanço tecnológico e à adoção de práticas agrícolas mais eficientes, contribuíram significativamente para o aumento da produtividade. Segundo o relatório, a produtividade média estimada é de 67 sacas por hectare.

📷 Ascom ADAB

Os clubes que estão na disputa são Atlético, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jequié, Juazeirense, Jacuipense, Porto e Vitória

Leia em: < 1 minuto

A disputa pela taça do Campeonato Baiano de Futebol de 2025 começa amanhã (11.janeiro). Os clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jequié, Juazeirense, Jacuipense, Porto e Vitória.

A TVE vai transmitir os três primeiros jogos do torneio neste sábado: Vitória e Barcelona de Ilhéus jogam a partir das 15h45, no Estádio Barradão, em Salvador, seguidos de Atlético e Colo-Colo, às 18h15 no Carneirão, em Alagoinhas, e Porto e Jacobina, às 20h45, no estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro.

A rodada continua no domingo (12.janeiro) com Jacuipense e Bahia, direto do Carneirão, em Alagoinhas, às 15h45, e, às 18h15, a bola rola para Jequié e Juazeirense, no Waldomirão, em Jequié.

Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas, em um total de 45 jogos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. A decisão do título está prevista para acontecer nos dias 23 e 26 de março.

📷 Fernando Vivas/GOV BA

Além das prisões, Polícia Civil apreendeu toneladas de produtos com data de validade adulterada

Leia em: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (10.janeiro), a Polícia Civil de Itabuna deflagrou a Operação Validade Zero com o objetivo de prender suspeitos de participarem de um esquema criminoso de adulteração de rótulos de produtos. Além das prisões, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois imóveis localizados no Bairro São Caetano.

Segundo a polícia, as investigações começaram em julho do ano passado depois que uma denúncia anônima foi feita. Desde então, os investigadores montaram campana e passaram a acompanhar a movimentação do grupo nos imóveis, que estavam sendo utilizados para armazenar os produtos adulterados.

Ainda de acordo com o inquérito policial, os investigados adulteraram o prazo de validade das embalagens de produtos vencidos e os comercializavam em várias partes da cidade. Os policiais apreenderam toneladas de alimentos, bebidas e outros produtos com data de validade vencida, além de produtos químicos utilizados para a remoção das marcações de data.

Os aparelhos telefônicos dos dois homens presos foram apreendidos e serão analisados para determinar a possível participação de outras pessoas no esquema criminoso. Já os produtos com validade vencida serão incinerados pela Vigilância Sanitária de Itabuna.

📷 Divulgação Polícia Civil

Secretaria de Segurança Pública reforçou policiamento na região após oito assassinatos em apenas um fim de semana

Leia em: < 1 minuto

Nas primeiras 72h de reforço das operações na cidade de Jequié, nenhuma morte violenta foi registrada e quatro traficantes foram presos. Armas, carregadores, munições e drogas foram apreendidos e um acampamento clandestino foi destruído.

Em Jequié, um criminoso foi preso em flagrante pela Polícia Militar com drogas e um foragido da Justiça terminou alcançado por equipes da Polícia Civil.

Já em Ipiaú, um criminoso apontado como autor de assassinatos em Jequié foi localizado. Com ele, as equipes apreenderam submetralhadora, pistola, carregadores e roupas camufladas. Na tentativa de prisão, houve confronto e o suspeito não resistiu aos ferimentos.

Em Maracás, outro traficante que fugiu de Jequié foi localizado. O homem atacou policiais militares e civis e acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições.

Informações sobre integrantes de facções que permanecem escondidos em Jequié ou que fugiram para cidades vizinhas podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido e a ligação é gratuita.

📷 Divulgação SSP BA

Animais estavam dentro de veículo que trafegava pela BR-101, em Itabuna

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal resgatou 135 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente em um veículo na BR-101, em Itabuna. Durante uma ronda de rotina, a equipe notou que o automóvel seguia em zigue-zague pela rodovia e o motorista utilizava o celular enquanto dirigia. Ao abordar o veículo, os policiais encontraram os pássaros em condições inadequadas de transporte.

O motorista, que inicialmente admitiu transportar apenas dois pássaros da espécie papa-capim em gaiolas visíveis no interior do carro, teve a versão contradita ao abrir o porta-malas. Lá, os policiais encontraram diversas gaiolas escondidas sob roupas e cachos de bananas, contendo 91 canários-da-terra, 42 azulões e 2 papa-capins. As aves estavam sem ventilação, água ou comida em recipientes que impediam até mesmo a abertura das asas e amontoadas em condições que causaram ferimentos em muitos dos animais.

Diante da constatação de maus-tratos e do crime de tráfico de animais silvestres, o condutor, que já possuía antecedentes pelo mesmo delito, foi preso em flagrante. O veículo e os pássaros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus. As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Vitória da Conquista, onde receberão cuidados até estarem aptas para retornar ao habitat natural.

📷 Divulgação PRF

Período de matrículas segue até o dia 21 de janeiro

Leia em: < 1 minuto

O período de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 será iniciado, em toda a Bahia, na próxima segunda-feira (13.janeiro) de forma totalmente on-line. O primeiro dia é reservado, exclusivamente, para a solicitação de matrícula de Pessoas com Deficiência (PcD).

Com o intuito de agilizar o processo, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) orienta aos interessados que criem uma conta na plataforma www.ba.gov.br em nome do estudante e, no dia reservado para a matrícula, acessem o sistema para solicitar a vaga na escola, especificando a série e o turno desejados.

Os pais, responsáveis e estudantes devem ficar atentos às datas do cronograma de matrícula, que está escalonado por grupos. O segundo dia, terça-feira (14.janeiro), será dedicado para a transferência de estudantes matriculados em escola estadual e com frequência regular no ano letivo de 2024, mas que não renovou a matrícula ou pretende se transferir para outro colégio estadual.

Nos dias 15 e 16, deverão ser realizadas as solicitações de vagas para os alunos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental em escola municipal e vão se matricular no 6º ano em escola estadual ou concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede municipal em 2024 e buscam vaga no 1º ano do Ensino Médio. O dia 17 de janeiro está reservado para a matrícula de estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do Ensino Fundamental. Já nos dias 20 e 21 de janeiro, será a vez dos estudantes de todas as redes solicitarem vaga para o Ensino Médio.

Notícias mais lidas

Outros assuntos