//

Dezembro costuma registrar pouco mais de 200mm de chuvas, mas, até agora, só choveu 31mm

Leia em: < 1 minuto

De acordo com o último levantamento divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, 77% dos 2 milhões de hectares dedicados à oleaginosa no oeste baiano foram plantados até agora e a falta de chuva é o grande motivo para esse atraso. A média histórica de chuvas para dezembro é de pouco mais de 200 milímetros, mas, até agora, choveu somente 31 mm.

Ainda segundo o relatório, o ritmo da semeadura avança de acordo com as zonas de distribuição de chuvas das microrregiões do oeste e, apesar do retorno das precipitações na última semana, a região ainda enfrenta problemas e o replantio tem sido a realidade de muitos agricultores.

Até o momento, cerca de 1,5 milhão de hectares de soja foram plantados, o que corresponde a 77,5% da área total estimada. O clima continua sendo uma variável decisiva para a evolução e a conclusão dos trabalhos em algumas microrregiões.

É notório que as precipitações irregulares vêm comprometendo o desempenho de muitas lavouras da região oeste. Estima-se que em torno de 14% da área já pontuou a necessidade de replantio.

//

André Jatobá confirma manutenção da pré-candidatura a prefeito em 2024

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público de Ipiaú, por meio da promotora Karina Costa Freitas, manifestou-se favoravelmente hoje (15.dezembro) ao pedido de revogação da prisão preventiva do vice-prefeito de Itapé, André Jatobá. A Justiça havia expedido o mandado de prisão após não localizar o político no endereço informado no sistema eletrônico do Judiciário.

Segundo o documento enviado pelo MP à Vara Criminal de Ipiaú, Jatobá já realizou o reforço da fiança e apresentou um comprovante de endereço atualizado.

O vice-prefeito comemorou a notícia e disse que tirou uma lição do ocorrido: “Isso só me fortaleceu. Esse fato é de 2019 e, de lá pra cá, as pessoas que não me conheciam tiveram a oportunidade de conhecer o André que ajuda Itapé. É por esse motivo que venho me destacando e isso não tem agradado alguns políticos”.

A este Pauta Blog, o político assegurou que a pré-candidatura a prefeito de Itapé em 2024 está mantida.

Vice-prefeito Bira da Barraca vai assumir Executivo na próxima semana

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), renunciou ao cargo hoje (15.dezembro) durante uma coletiva de imprensa na sede da prefeitura. O vice-prefeito Bira da Barraca (UB) vai assumir o Executivo na próxima terça (19.dezembro), às 17h, em uma cerimônia na Câmara de Vereadores.

Nas redes sociais, João Gualberto disse que a sensação é de dever cumprido e que o município vai ficar em boas mãos: “Desde minha chegada em Mata de São João, trabalhei para formar pessoas, elevar a qualidade de vida do povo e oferecer a eles o melhor em saúde, educação, infraestrutura e mobilidade. Foi isso que fizemos e o resultado está aí: Bira é o grande mentor desse novo momento da gestão”.

O gestor disse, ainda, que já consolidou o trabalho na cidade e que, agora, está cumprindo a promessa de entregar a administração de Mata de São João a um “filho da terra”. Há 52 anos, a cidade não era gerido por um matense.

📷 Foto de Matheus Lopes

Pancadinha alega que Davi Sacer passou mal antes de show e, por isso, não se apresentou

Leia em: < 1 minuto

Este Pauta Blog entrou em contato com o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) para apurar o motivo pelo qual o cantor Davi Sacer não se apresentou no evento gospel Itabuna em Adoração. Alguns veículos de comunicação divulgaram que houve uma briga entre os assessores do parlamentar e a produção do artista, mas Pancadinha negou o fato.

O deputado disse a este Pauta Blog que a informação não passa de fake news e calúnia. De acordo com Pancadinha, o cantor passou mal antes de subir ao palco e, por isso, o show foi cancelado.

Ainda segundo o parlamentar, o artista vai divulgar um vídeo para explicar o que aconteceu naquele dia 8.

📷 Reprodução/Redes Sociais

Prefeito Moacyr Leite está no quarto mandato

Leia em: < 1 minuto

As comemorações pelos 71 anos de emancipação política de Uruçuca foram marcadas por muita emoção. Após a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional e culto ecumênico, o prefeito Moacyr Leite (UB) discursou para a população e falou sobre as dificuldades de governar um município com poucos recursos e enalteceu o trabalho dos servidores.

Moacyr fez questão de agradecer pela oportunidade de gerir o município por quatro mandatos: “Agradeço a todos vocês por confiarem no nosso trabalho, no nosso grupo, que pensa Uruçuca a todo momento, sempre buscando melhorar cada dia mais a vida da população”.

O gestor visitou várias obras, entre elas as de requalificação do Mercado Municipal, a pavimentação da Travessa Jorge Zaidan e o Bairro Nova Esperança, onde será construído um loteamento por meio de um programa habitacional que já doou mais de 1.200 lotes para a população de baixa renda. A festa também teve shows musicais de Via de Acesso, Tony Kanabrava, Batuque Bom, Karamba na Kara, Dani Matos, Cristal Som, Naian Dimes, Roberto Nunes e Swinga Light.

Programação inclui comercialização de produtos, rodas de conversa, cozinha show e apresentações musicais

Leia em: < 1 minuto

Começou nesta quinta (14.dezembro) e segue até a próxima quarta-feira (20.dezembro) o Festival da Economia Solidária na Praça Olinto Leone, região central de Itabuna. No local, serão comercializados produtos feitos por cooperativas, associações e grupos socioprodutivos de todo o estado da Bahia.

A programação inclui, ainda, rodas de conversa e de negociação dos produtos, além de aulas show de Gastronomia. Durante a noite, haverá apresentações artísticas.

O objetivo do festival é promover os empreendimentos da Economia Solidária do estado, proporcionando o contato com consumidores, a realização de negócios e o intercâmbio de experiências.

Notícias mais lidas

Outros assuntos