Em todos os casos, vereador Danilo da Nova Itabuna teve os pedidos negados pela maioria

Leia em: 2 minutos

Na tarde desta terça (28.novembro), o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) apresentou quatro requerimentos durante a sessão ordinária na Câmara de Itabuna, mas teve todos os pedidos negados. Os 21 vereadores estavam presentes na Casa Legislativa durante as votações dos pedidos.

O primeiro requerimento apresentado por Danilo foi uma solicitação para que o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, envie o contrato referente à cobertura do espaço que está sendo utilizado como feira livre do Bairro São Caetano, além dos documentos referentes às despesas dos últimos quatro meses. O pedido foi negado por 18 vereadores e apenas três foram favoráveis.

O segundo requerimento solicitava que a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, prestasse esclarecimentos sobre a conclusão da obra do Buraco da Gia, no Bairro de Zizo, e da construção das praças localizadas nos bairros Santa Inês e Novo Horizonte e que, segundo Danilo, estão paralisadas. O pedido foi negado por 19 edis e apenas dois votaram sim.

Já o terceiro requerimento pedia esclarecimentos a Sônia Fontes sobre os contratos celebrados pela prefeitura com a empresa Prime, mas 18 vereadores foram contrários ao pedido e apenas três votaram a favor.

O último requerimento apresentado por Danilo solicitava que a secretária municipal de Educação, Adriana Tumissa, e o diretor de Infraestrutura da Educação, Marcelo de Andrade, esclarecessem mais detalhes sobre as reformas nas escolas localizadas na Rua de Palha, Bairro Lomanto, Nova Itabuna e São Caetano. Durante a votação, 19 edis não concordaram com o pedido e outros dois foram favoráveis.

DPT foi acionado para realizar levantamento cadavérico

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de hoje (28.novembro), o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foi acionado para realizar um levantamento cadavérico no Bairro Manoel Leão. No local, foi encontrado um corpo do sexo masculino ainda sem identificação oficial.

Até o momento, não há mais informações sobre as circunstâncias em que esse corpo foi encontrado, mas a Polícia Civil já foi acionada e vai investigar o caso.

//

Irmãos de 12 e 16 anos morreram na hora; enfermeira foi levada ao hospital, mas não resistiu

Leia em: < 1 minuto

Na noite de ontem (27.novembro), três jovens morreram após uma colisão entre um carro de passeio e uma bicicleta na BA-001, trecho de Vale Verde, distrito de Porto Seguro. O carro seguia em direção a Trancoso quando atingiu a bicicleta.

Os irmãos Isac Souza Jesus, de 12 anos, e William Lucas Santos, de 16, estavam na bicicleta e morreram ainda no local. Já a enfermeira Macline Portugal, de 28 anos, estava viajando na picape e foi levada para o hospital, mas morreu horas depois.

O condutor do carro, que era marido da enfermeira, teve ferimentos e foi levado para o hospital. Ele é empresário em Eunápolis e teria dito à polícia que foi surpreendido pela bicicleta e não teve como evitar a colisão.

A Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias em que o acidente aconteceu.

//

Mudanças começam a valer a partir de sexta-feira, dia 1º de dezembro

Leia em: < 1 minuto

A partir do dia 1º de dezembro, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, vai passar a atender apenas pacientes da microrregião, que deverão ser transferidos pelo sistema de regulação SUS. A mudança no fluxo obedece ao Plano Diretor de Regionalização de Saúde do Estado da Bahia.

Os municípios que compõem a microrregião são Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Coaraci, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã. Para os municípios da microrregião que não possuem unidade hospitalar, não será necessária a regulação, como é o caso de Almadina, Buerarema, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória.

Sendo assim, os municípios que não compõem a microrregião de Itabuna deverão encaminhar os pacientes para os hospitais referenciados da sua região. Essas ações têm o objetivo de ratificar as atribuições e abrangência do Hospital de Base para melhorar os serviços prestados.

Operação é liderada pelo Ministério da Justiça em parceria com forças de segurança estaduais

Leia em: < 1 minuto

Nesta terça-feira (28.novembro), equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Vitória da Conquista cumpriram 16 mandados de prisão preventiva e realizaram cinco prisões em flagrante. As capturas são resultado de mais uma etapa da Operação Paz, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as forças de segurança dos estados.

No total, as equipes tiraram de circulação seis suspeitos de homicídio qualificado, dois de tráfico de drogas, um de latrocínio e um de estupro, além de indivíduos investigados por associação criminosa, roubo, ameaça, furto, maus-tratos a animais e falsificação, adulteração ou alteração de medicamentos. No cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram apreendidos cinco quilos de drogas e uma grande quantidade de medicamentos de uso restrito.

A operação tem atuação contínua em áreas consideradas prioritárias, com um reforço de 400 policiais por mês nos municípios que contam com ações policiais. Durante os períodos de intensificação das investigações, são realizados levantamentos de informações para apuração de crimes, solicitações de medidas judiciais, cumprimentos de medidas cautelares e monitoramento de resultados.

A produção de soja deve subir 7,5% e ultrapassar as 8 milhões de toneladas

Leia em: 2 minutos

Iniciada em outubro passado, a semeadura da soja no Oeste da Bahia chegou a 39% do total da área que se prevê plantar da oleaginosa na safra 2023/24, de acordo com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O ritmo é lento, se comparado ao mesmo período de 2022, e o motivo é a falta de chuva que afeta boa parte do Brasil e tem forçado os produtores a reduzir o ritmo ou parar o plantio.

O mesmo cenário se verifica no avanço do plantio de milho verão no oeste da Bahia. Até o momento, aproximadamente 30 mil hectares foram plantados, correspondendo a 27,5% da área total estimada. Assim como nas áreas de soja, o milho está enfrentando as mesmas adversidades.

Para a atual safra, a previsão é de um aumento na área semeada de soja de 7,5% quando comparada ao ano passado, o que deve levar a Bahia a ter 2 milhões de hectares plantados somente desse grão. No caso do milho, o cenário é inverso, com menos 39% da área plantada e produção menor em 15%.

O clima é uma variável considerável para evolução do ritmo da semeadura, afirma o diretor executivo da Aiba, Alan Malinski. Na última semana, foi registrada uma redução efetiva da atividade em algumas áreas. Além disso, está havendo replantio de maneira pontual em zonas de má distribuição pluviométrica. Estima-se que em torno de 4% da área já teve a necessidade de replantio.

No entanto, salienta Malinski, existem regiões onde não houve impactos negativos e a atividade foi retomada ou está próxima da conclusão, de acordo com os indicadores de precipitação pluviométricas e umidade do solo.

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

Leia em: < 1 minuto

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam na próxima quinta-feira (30.novembro). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do FIES ofertados nesta edição. Os estudantes também precisam atender às demais exigências do programa, como ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota mínima exigida é 450 pontos na média das cinco provas do Enem, além de nota superior a zero na prova de redação.

Condições favoráveis de geração de energia são imprescindíveis para aplicação da bandeira verde

Leia em: < 1 minuto

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que vai manter a bandeira tarifária verde nas contas de energia do mês de dezembro, ou seja, não haverá cobrança de taxa extra ao consumidor. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.

Segundo a Aneel, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Amigos de Aldair se reúnem para grande jogo beneficente

Leia em: < 1 minuto

Com a temporada de jogos festivos a todo vapor, o zagueiro tetracampeão do mundo, e 1994, pela seleção brasileira, Aldair, que conquistou o mundo, se tornando um dos maiores zagueiros do futebol, visita a sua terra natal para um grande jogo beneficente, reunindo nomes importantes, que já vestiram as principais camisas de times brasileiros e internacionais.

O jogo dos amigos do Aldair acontece dia 09 de dezembro, a partir das 16 horas, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Para prestigiar o evento, a entrada será a doação de 2 Kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre a população carente do município.

Luciano Luna, um dos apoiadores do evento, conta que “este é um evento realizado já há alguns anos, no Banco da Vitória e que, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, neste ano, será realizado no Estádio Mário Pessoa, o que o tornará mais importante ainda”.

O jogo “Aldair – Futebol Solidário” vai reunir nesta edição, nomes conhecidos de quem acompanha futebol, como Athirson, Jean, Douglas Silva, Leandro Ávila, Ronaldo Angelim, Thiago Coimbra, Djair, Val Baiano, Fernandão e Júnior Baiano, zagueiro da seleção brasileira na Copa de 1998, na França.

Notícias mais lidas

Outros assuntos