Evento vai reunir cerca de 500 atletas

Leia em: < 1 minuto

A terceira etapa anual do Campeonato Profissional de Jiu-Jitsu acontece domingo (30.julho), de 10h às 17h, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, em Itabuna. Cerca de 500 atletas de várias cidades vão participar do evento.

As inscrições estão abertas até amanhã (27.julho) por meio do endereço contato@fbjj.com.br. O campeonato é realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e tem o apoio da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

Jerônimo vai inaugurar primeira etapa de requalificação do Hospital São Lucas

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), vai visitar Itabuna nesta 6ª feira (28.julho) e participar das comemorações pelos 113 anos da cidade. Jerônimo vai estar ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD) para inaugurar a primeira etapa de requalificação do Hospital São Lucas, que contou com um investimento de quase R$ 3 milhões do governo do estado.

Jerônimo também vai entregar uma unidade de atendimento do CrediBahia na sede do SAC, localizada no Shopping Jequitibá. O local vai ofertar linhas de microcréditos para empreendedores formais.

O governador também vai autorizar a publicação de um edital para licitar uma obra orçada em R$ 10 milhões, que prevê a ampliação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) com a construção de dois reservatórios.

Mulheres que participaram do Projeto “Mulheres Grapiúnas – Alimentando o amanhã com inclusão socioprodutiva e trabalho decente” vão ser certificadas, além de outras 55 pessoas beneficiadas pelo Projeto Qualifica Bahia PCD.

//

Banco de Leite funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, anexo ao Hospital Manoel Novaes

Leia em: < 1 minuto

O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, vinculado à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, está crítico. A dificuldade reflete, diretamente, na alimentação diária dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

O estoque mínimo necessário é de 70 litros já que são mais de 30 crianças precisando receber leite materno diariamente, mas, por causa da condição precária, apenas as crianças com o quadro de saúde mais delicado estão sendo atendidas. No caso dos bebês mais desenvolvidos, a alternativa é alimentá-los com fórmulas.

O leite materno é o primeiro e único alimento dos recém-nascidos, pois é rico em vitaminas, proteínas, anticorpos, água e gordura. Ele é suficiente para garantir os nutrientes necessários para os bebês até os seis meses de vida.

O apelo é para as mães que estejam amamentando e tenham condições de doar o alimento. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, anexo ao Hospital Manoel Novaes. Para mais informações, ligue 73 3214-4346.

//

Soane Nazaré foi um dos criadores da extinta FESPI e reitor da Uesc

Leia em: < 1 minuto

O professor, ex-diretor-geral da Fespi e ex-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Soane Nazaré de Andrade, morreu hoje (27.julho), aos 92 anos, em Salvador. O educador estava internado no Hospital Português.

Soane foi o primeiro diretor da Faculdade de Direito de Ilhéus e, uma década depois, fez parte do grupo responsável pela criação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) que, posteriormente, se transformaria na UESC. O campus da Uesc, inclusive, leva o nome do professor em reconhecimento à luta para a criação de uma instituição de Ensino Superior na região.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Selo Transparência foi concedido pelo Ministério Público da Bahia

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), recebeu, das mãos do presidente da UPB (União dos Prefeitos da Bahia) e prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), o Selo Transparência dos Festejos Juninos. O documento foi concedido pelo Ministério Público estadual aos gestores que apresentaram informações precisas sobre os gastos com o São João.

Para Ferlú, esse foi um reconhecimento do compromisso da gestão: “Nada mais gratificante que ser reconhecido como alguém que está tendo responsabilidade com a máquina pública. Se depender de mim, vai ser assim até o final do mandato porque a minha prioridade é cuidar do povo”.

//

Antônio Olímpio estava internado e não resistiu às complicações no quadro de saúde

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Ilhéus, ex-deputado estadual e advogado, Antônio Olímpio Rehem, morreu hoje (27.julho) aos 91 anos. O político estava internado, mas, infelizmente, não resistiu ao agravamento no quadro de saúde.

Olímpio foi prefeito de Ilhéus por três mandatos e atuou na Assembleia Legislativa da Bahia durante um mandato. Era um homem reconhecido pela gentileza e cordialidade.

O ex-prefeito deixa esposa e dois filhos. O velório acontece no Salão Nobre da Loja Maçônica Vigilância e o sepultamento está previsto para 15h30 no Cemitério da Vitória.

Nossos sentimentos aos familiares!

//

Quase 400 mil pessoas que residem na Bahia se autodeclaram quilombolas

Leia em: 2 minutos

Dados divulgados pelo Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (27.julho) apontam que o estado da Bahia tem a maior população autodeclarada quilombola do Brasil. Ao todo, são 397.059 pessoas integrando esse grupo étnico.

O número significa que, no estado, residem, aproximadamente, três de cada 10 quilombolas brasileiros. No país inteiro, em 2022, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas se autodeclararam quilombolas. A Bahia, por sua vez, se revela como o estado com o maior número de domicílios particulares permanentes ocupados em que, ao menos uma pessoa, se autodeclara quilombola (149.287 domicílios).

O Censo revela que as pessoas que se autodeclaram quilombolas representam 2,81% da população baiana, superando o índice nacional (0,65%). Dentre as unidades da Federação, utilizando esse mesmo critério, a Bahia está atrás apenas do Maranhão, estado onde os quilombolas constituem 3,97% da população. Metade dos 10 municípios brasileiros com mais quilombolas se localiza na Bahia.

Em 2022, havia presença de quilombolas em 308 das 417 cidades do estado (73,9% do total). Em termos absolutos, Senhor do Bonfim (15.999 pessoas) e Salvador (15.897 pessoas) são os municípios do estado e do país com mais quilombolas. De forma relativa, por outro lado, o município baiano de Bonito foi o único a figurar no ranking das 10 cidades brasileiras com as maiores proporções da população autodeclarada quilombola no contingente total (50,28%), ocupando a quinta posição no país.

Entretanto, apesar de contar com a maior população quilombola em números absolutos e a segunda maior em termos relativos do país, a Bahia apresenta o terceiro menor percentual de quilombolas residindo em áreas oficialmente delimitadas do Brasil (5,23%). No estado, apenas 20.753 deles moravam em algum dos 48 territórios enquadrados em alguma etapa do processo de delimitação formal. O município de Bom Jesus da Lapa se notabiliza com o maior número absoluto (3.757 quilombolas) vivendo em territórios delimitados. De maneira relativa, Malhada é o município que mais se destaca, com 82,38% da população quilombola habitando territórios formalizados.

Ainda segundo o Censo 2022, o território quilombola de Tijuaçu, localizado entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antônio Gonçalves, é aquele onde se contabiliza a maior população de quilombolas (2.865 pessoas) em áreas com algum processo de delimitação e titulação em curso do estado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos