Vereadores de Itabuna estão "na bronca" com declarações do ex-candidato a prefeito Dr Isaac Nery

Leia em: 3 minutos

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itabuna “pegou fogo” nesta 2ª feira (20.março). O assunto principal, claro, foi a participação do ex-secretário de Saúde e ex-candidato a prefeito da cidade, Dr Isaac Nery (Republicanos), na Rádio Interativa FM no último sábado (18.março).

Na ocasião, o médico criticou os 21 vereadores que compõem a Casa Legislativa e que, segundo ele, são a favor do governo do prefeito Augusto Castro (PSD). Em um quadro chamado “Na Boca do Tubarão”, Dr Isaac disse que todos os edis deveriam ser colocados lá.

É claro que as palavras do ex-prefeiturável não foram bem aceitas pela Câmara e uma parte dos edis se manifestou de forma absolutamente contrária à postura do médico. Teve vereador, inclusive, desafiando Dr Isaac a mostrar algum serviço prestado no município e outro mandando ele “estudar mais” antes de falar sobre política.

RONALDÃO DISSE QUE RESPEITA A TRAJETÓRIA DE DR ISAAC NA ÁREA DA SAÚDE, MAS, COMO POLÍTICO, “ELE AINDA TEM MUITO A TRABALHAR” ⤵️

O experiente Ronaldão (PL), por exemplo, disse que respeita a trajetória de Dr Isaac na área da saúde, mas que é preciso ser eleito par algum cargo para, depois, começar a criticar: “Como pessoa, eu gosto dele, mas, como político, vai ser difícil ele emplacar nessa cidade. Essa maneira dele é hostil, perversa e não pode acontecer. Se não gosta do prefeito, jogue granadas no prefeito, mas respeite essa instituição. Veja o trabalho de cada um e procure saber na cidade. Eu gosto do senhor, mas, primeiro, procure ganhar algo, ser deputado, vereador ou prefeito e, depois, aprenda a criticar”.

COSME DISSE QUE DR ISAAC ESTUDOU MUITO PARA SE TORNAR MÉDICO, MAS QUE PRECISA DE ORIENTAÇÃO NA ÁREA POLÍTICA ANTES DE EMITIR OPINIÕES ⤵️

Já Cosme Resolve (PMN) foi além e disse que o médico precisa “estudar mais” e procurar ajuda especializada para falar sobre política: “Eu queria fazer uma pergunta: eu não tenho faculdade, doutor, mas, se o senhor fosse prefeito, o senhor queria os 21 vereadores a seu favor ou contra? O senhor, em tanta Medicina, não teve tempo de estudar política no que o senhor quer alcançar. O prefeito precisa do vereador para assinar as ações em prol do comunidade, então vou lhe pedir para o senhor procurar uma pessoa especializada pra poder lhe ensinar o que é a política”.

FRANCISCO COBROU MELHORIAS FEITAS POR DR ISAAC EM PROL DA POPULAÇÃO AO DECLARAR QUE O MÉDICO NUNCA “BATEU UM PREGO” POR ITABUNA ⤵️

O vereador Francisco Gomes (PSD), que é filiado ao mesmo partido do prefeito, desafiou Dr Isaac a mostrar os serviços prestados no município: “Eu faço uma pergunta ao Dr Isaac porque a gente sabe que, para fazer uma ação na cidade, não precisa ser prefeito, líder comunitário nem vereador, e eu, até então, não vi um prego batido por Dr Isaac em lugar nenhum para ajudar a população de Itabuna”.

ISRAEL QUESTIONOU “O QUE ELE FEZ POR ITABUNA?” AO REFERIR-SE ÀS DURAS CRÍTICAS FEITAS POR DR ISAAC À CASA LEGISLATIVA ⤵️

Israel Cardoso (Agir) classificou o posicionamento do médico como uma tentativa de ganhar espaço na mídia: “Tem pré-candidato a prefeito de Itabuna querendo se aparecer e querendo mídia em cima da Câmara. Esse cidadão precisa respeitar essa Casa. O que ele fez por Itabuna?”.

PITANGA, RECÉM-EMPOSSADO VEREADOR, PEDIU MAIS RESPEITO AOS COLEGAS DA CÂMARA E REPUDIOU A ATITUDE DE DR ISAAC ⤵️

Diego Pitanga (PT) ganhou uma cadeira na Câmara neste ano após Manoel Porfírio (PT) assumir a presidência da Fundação Marimbeta, mas não deixou de repudiar as palavras de Dr Isaac: “A carapuça não serviu pra mim, não, porque ele alega que foram os 21 vereadores que entraram em 2021 e eu entrei em 2022. A postura dos colegas aqui não condiz com o que ele fala. Essa Casa aqui é de respeito”.

Dr Isaac Nery foi secretário de Saúde na gestão do ex-prefeito Fernando Gomes e, depois, candidatou-se a prefeito nas eleições municipais de 2020. Em 2022, tentou ser eleito deputado federal, mas não teve sucesso. Nos bastidores, dizem que ele pode ser candidato a prefeito novamente em 2024 ou compor alguma chapa para tentar tirar a reeleição de Augusto Castro.

CLIQUE AQUI E ENTENDA O “REBULIÇO” ⤵️

BATEU FORTE❗ Dr Isaac Nery “ataca” vereadores de Itabuna após colocá-los “na boca do tubarão”; Escute!

Documento assinado pelos 21 vereadores de Itabuna vai ser entregue ao governo do estado

Leia em: 2 minutos

Na sessão ordinária realizada hoje (20.março) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o presidente Erasmo Ávila (PSD) afirmou que vai até Salvador na próxima semana para entregar, pessoalmente, um documento solicitando a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Estádio Fernandão.

O documento, com o nome dos 21 vereadores da Casa Legislativa, vai reforçar o pedido já feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD) ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e que ainda não foi atendido. Inclusive, durante a última passagem de Jerônimo por Itabuna, acreditava-se que a ordem seria assinada, porém isso não aconteceu.

Segundo Erasmo, a assinatura é o último passo para que o equipamento esportivo seja revitalizado. A necessidade de intervenção no estádio é ainda maior após a campanha louvável do Itabuna Esporte Clube na Série B do Campeonato Baiano. 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

CHUMBO TROCADO❗ Vereadores de Itabuna saem em defesa da Câmara após Dr Isaac Nery criticar postura do edis; Assista aos vídeos!

Piçarra foi medicado no Hospital Calixto Midlej Filho e já foi liberado para ir para casa

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (20.março), o vereador de Itabuna, Piçarra (Solidariedade), foi levado ao Hospital Calixto Midlej Filho após sentir um mal estar antes da sessão na Câmara. Interlocutores confirmaram a este Pauta Blog que ele foi medicado na unidade de saúde e já está retornando para casa.

Recentemente, o edil foi submetido a um procedimento cirúrgico após ter fortes dores no peito. Nesse período, ficou afastado das atividades laborais e retornou quando liberado pela equipe médica.

Nos bastidores, comenta-se que Piçarra tem tido crises de ansiedade e, por esse motivo, o quadro de saúde está instável. Melhoras ao vereador!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

CHUMBO TROCADO❗ Vereadores de Itabuna saem em defesa da Câmara após Dr Isaac Nery criticar postura do edis; Assista aos vídeos!

//

Valdemir dos Santos e equipe da Biofábrica

Leia em: 3 minutos

O Convênio BahiaGás-Biofábrica – Projeto Replantar – concluiu as fases de implantação, com o plantio de 7 mil mudas na área Aldeia Igalha, do povo Tupinambá de Olivença, além da construção de um viveiro telado que servirá para a multiplicação de mudas. Agora, o projeto chega à fase da Educação Ambiental, com a participação da comunidade Tupinambá, estudantes e ONGs ligadas à proteção dos povos indígenas regionais.

As mudas foram plantadas estrategicamente às margens do rio Tororomba, a fim de garantir a recomposição da mata ciliar com árvores nativas da Mata Atlântica, espécies frutíferas, muitas ameaçadas de extinção.

O viveiro, com capacidade de produzir 7 mil mudas em sacola, foi instalado sob a supervisão dos técnicos da Biofábrica e suporte de alguns moradores da comunidade. O equipamento é parte da estratégia de sustentabilidade do projeto, que prevê a coleta de sementes e a multiplicação de mudas das essências florestais e frutíferas para a recomposição de toda a floresta da área da terra indígena.

De acordo com o diretor-presidente da Biofábrica, Valdemir dos Santos, a implantação do viveiro se deu com limpeza e nivelamento do terreno, construção da estrutura metálica e sistema de irrigação, que envolveu a construção de base para reservatório de água, instalação de tanque, instalação de sistema de captação e aquisição de bomba. “A ideia é que a comunidade Tupinambá tenha autonomia para a produção das mudas a partir do fim do projeto”, enfatizou.

No último dia 7 de março, a engenheira ambiental da BahiaGás, Isabela Brito, que fiscaliza o contrato junto à Biofábrica, esteve na Aldeia Igalha, e viu os avanços do convênio. Como sugestão, apresentou a possibilidade de estender as atividades educativas para um público maior, alcançando ONGs que já trabalham com a questão indígena na região, o que será adotado pela equipe da Biofábrica.

Outra estratégia empregada até aqui é a utilização de mão de obra da própria comunidade indígena, para o plantio, a construção das estruturas de multiplicação de mudas – viveiro e sistema de irrigação – e a coleta de sementes. Junto a isso, a Educação Ambiental será a outra vertente do pós-projeto, com a atuação dos multiplicadores formados nas oficinas que se iniciam nos próximos dias.

“Atendemos, assim, às vertentes ambiental, econômica, educativa e social do processo de sustentabilidade desse convênio, legando para a comunidade não apenas o compromisso de dar sequência, mas garantindo as condições práticas e operacionais para que possam realizar o pós-projeto, incorporando as tecnologias e recomendações repassadas pela equipe da Biofábrica”, observa o diretor-presidente Valdemir dos Santos.

Já foram plantadas as 7 mil mudas, contratadas no convênio, entre elas milhares de Ipê, Mutamba, Pau Pombo, Saranduba, entre outras espécies da Mata Atlântica e da flora brasileira.

O CONVÊNIO
O convênio da BahiaGás com a Biofábrica, do qual é beneficiária direta a população indígena da Aldeia Igalha, prevê o fornecimento de 7 mil mudas, além de transferência de tecnologia para reprodução desses materiais pelos próprios indígenas. Isso será possível a partir da construção de viveiros, com objetivo de criar um banco genético para suprir as demandas da TI, bem como de outras áreas em que as matas estejam sob pressão.

O convênio prevê ações ambientais em 6,5 hectares, que serão restaurados, reabilitados ou plantados com 7 mil mudas de essências florestais e variedades frutíferas, a exemplo de cacau, goiaba, açaí, graviola entre outras. Serão beneficiadas 150 famílias.

Notícias mais lidas

Outros assuntos