//

Leia em: 2 minutos

Líder em suinocultura, a multinacional portuguesa Euroeste investe R$ 139 milhões em projeto agropecuária com 6,2 mil hectares no município de Barra. Atualmente, o projeto tem 2,4 mil bois criados com auxílio de tecnologia de pivô de irrigação. A meta é alcançar 27 mil cabeças daqui a três anos. O planejamento é evoluir também para o cultivo de grãos. O local já conta com 4 hectares (ha) de área experimental de caju superadensado, além de fábrica de ração e galpão para armazenamento de insumos. Para o futuro, existe um projeto de criação de suínos em regime intensivo, processados localmente em frigorífico próprio.

Para o investidor português José Coimeiro, sócio-gerente da Euroeste, a região tem potencial extraordinário, dado o dinamismo que o Governo do Estado tem criado em volta dos municípios. “O exemplo que temos a dar também serve para que quem deseja vir investir entenda o potencial da região. Além disso, trouxemos para trabalhar no projeto um conjunto de pessoas que tem nos ajudado tanto no planejamento, quanto na operação”, afirma.

Atualmente, o empreendimento português na Bahia inclui dois pivôs centrais que ocupam área de 194 ha, 40 parques sob os pivôs para 2 mil bois, oito parques de confinamento para 800 bois. No primeiro semestre de 2022, serão instalados três novos pivôs – um de 42 ha, um de 80 ha e outro de 100 ha. A estimativa é que sejam gerados 100 empregos, 60 diretos e 40 indiretos.

📷 Foto da ACE Solutions

O nome de Luiz Caetano foi cogitado pelo PT para substituir Wagner, como também o da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT)

Leia em: 2 minutos

A cada movimento no xadrez petista, uma demonstração de que o barco está à deriva.

Com a desistência do senador Jaques Wagner (PT) a pré-candidatura ao governo da Bahia, o secretário de Relações Institucionais de Rui Costa, Luiz Caetano (PT), viu seu nome ser cogitado para encabeçar a chapa governista que concorrerá às eleições de 2 de outubro.

O ex-deputado agradeceu a lembrança, que o surpreendeu, mas disse que o nome do candidato ao Governo surgirá de um grande consenso do grupo liderado pelo governador Rui Costa, pelos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, e pelo vice-governador João Leão, além dos demais partidos, a exemplo do PSB, PC do B e Avante.

“Não acredito que a prioridade seja a escolha de um nome do PT. Pelo contrário, é essencial e indispensável que a decisão seja consensual entre os integrantes da nossa coalizão vitoriosa. Enxergo que, com a retirada da candidatura natural do senador Wagner, por questões pessoais, o nome mais forte é o do também senador Otto Alencar. Esse ponto de vista, por sinal, é o mesmo que tem sido externado pelo ex-presidente Lula”, afirmou o secretário.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Jaques Wagner pode ser responsável pela “morte” do PT na Bahia; caprichos de Rui Costa também são prejudiciais

//

Ferlú Mansur (PSD), prefeito de Arataca e o governador da Bahia, Rui Costa (PT)

Leia em: < 1 minuto

Ordem de serviço para obras de abastecimento de água e novos projetos serão autorizados.

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD) irá recepcionar, nesta 4ª feira (2.fevereiro), às 9h, o governador Rui Costa (PT) no município de Arataca. Costa vai autorizar uma série de obras e projetos, dentre eles, vai assinar ordem de serviço para construção de sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Assentamento Rio Aliança e Assentamento Grupo Santo Antônio. O trabalho será realizado pela Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia).

O governador também vai liberar a Secretaria de Educação do Estado a dar início a processo de licitação para construção de nova unidade escolar que vai abrigar o Colégio Estadual Bráulio Xavier, com implantação de bloco com dez salas, refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e campo society.

Já a Conder, empresa vinculada à Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), será autorizada a firmar convênio com a Prefeitura de Arataca para revitalização e urbanização do entorno do Mercado Municipal.

Notícias mais lidas

Outros assuntos