//

Medidas foram publicadas no Diário Oficial da União // Arquivo/Agência Brasil

Leia em: 3 minutos

O presidente Jair Bolsonaro alterou quatro decretos federais com o objetivo de desburocratizar e ampliar o acesso a armas de fogo e munições no país. As medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (12). Todas elas regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.823/2003).

Uma das mudanças, no Decreto 9.845/2019, permite que profissionais com direito a porte de armas, como Forças Armadas, polícias e membros da magistratura e do Ministério Público, possam adquirir até seis armas de uso restrito. Antes, esse limite era de quatro armas.

O Decreto 9.846/2019 foi atualizado para permitir que atiradores possam adquirir até 60 armas e caçadores, até 30, sendo exigida autorização do Exército somente quando essas quantidades forem superadas. A medida também eleva a quantidade de munições que podem ser adquiridas por essas categorias, que passam a ser 2.000 para armas de uso restrito e 5.000 para armas de uso permitido.

“A justificativa para este aumento é que os calibres restritos ainda são muito utilizados pelos atiradores e caçadores, nas competições com armas longas raiadas, assim como nas atividades de caça. Um competidor facilmente realiza 500 tiros por mês, somente em treinamentos, de modo que as 1.000 unidades de munição e insumos para recarga atualmente previstas não são suficientes nem para participar do Campeonato Brasileiro, que são 10 etapas ao longo do ano”, disse o Palácio do Planalto, em nota para divulgar as mudanças.

O decreto garante aos chamados CACs, que são caçadores, atiradores e colecionadores, o direito de transportar as armas utilizadas, por exemplo, em treinamentos, exposições e competições, por qualquer itinerário entre o local da guarda e o local da realização destes eventos.

O presidente também modificou o Decreto 9.847/2019, que regulamenta o porte de arma de fogo, para permitir, por exemplo, que profissionais com armas registradas no Exército possam usá-las na aplicação dos testes necessários à emissão de laudos de capacidade técnica. A medida também estabelece, entre outras mudanças, novos parâmetros para a análise do pedido de concessão de porte de armas, “cabendo à autoridade pública levar em consideração as circunstâncias fáticas do caso, as atividades exercidas e os critérios pessoais descritos pelo requerente, sobretudo aqueles que demonstrem risco à sua vida ou integridade física, e justificar eventual indeferimento”.

Por fim, Bolsonaro atualizou o Decreto 10.030/2019 para desclassificar alguns armamentos como Produtos Controlados pelo Exército (PCEs), dispensar da necessidade de registro no Exército para comerciantes de armas de pressão (como armas de chumbinho), a regulamentação da atividade dos praticantes de tiro recreativo e a possibilidade da Receita Federal e dos CACs solicitarem autorização para importação de armas de fogo e munição.

O decreto ainda estabelece atribuição clara da competência do Exército para regulamentar a atividade das escolas de tiro e do instrutor de tiro desportivo, e autoriza ainda o colecionamento de armas semiautomáticas de uso restrito e automáticas com mais de 40 anos de fabricação.

“Percebe-se, assim, que o pacote de alterações dos decretos de armas compreende um conjunto de medidas que, em última análise, visam materializar o direito que as pessoas autorizadas pela lei têm à aquisição e ao porte de armas de fogo e ao exercício da atividade de colecionador, atirador e caçador, nos espaços e limites permitidos pela lei”, enfatizou o Palácio do Planalto, em nota.

Na manhã deste sábado (13), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar os decretos publicados no Diário Oficial da União e voltou a defender o direito de armamento das pessoas. “Em 2005, via referendo, o povo decidiu pelo direito às armas e pela legítima defesa”, escreveu.

Em nota, o Instituto Sou da Paz criticou as novas medidas. Para a entidade, os decretos devem piorar indicadores de violência.

O instituto acrescentou que já são mais de 30 atos normativos, nos últimos dois anos. “Dados preliminares de 2020 indicam que houve um aumento nos homicídios mesmo em ano de intenso isolamento social”.

//

Rui Costa (PT) disse que a Bahia corre risco de ter colapso no sistema de saúde

Leia em: < 1 minuto

Durante a entrega de obras no município de Entre Rios, neste sábado (13), o governador Rui Costa (PT) fez um alerta sobre a situação da pandemia do coronavírus na Bahia. Ele afirmou que o momento é muito grave e disse que vários hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos.

O governador pediu, mais uma vez, para que as pessoas respeitem as medidas contra o vírus e usem máscaras e frisou que “se continuar esse ritmo de crescimento da doença na Bahia, em duas ou três semanas nós podemos estar pior do que estávamos em julho do ano passado e corremos o risco de ter colapso no sistema de saúde”.

Leia em: < 1 minuto

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou, na última sexta-feira (12), com pedido de suspensão da decisão proferida pela 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador, que determinou a retomada das aulas no sistema de educação, público e privado, no estado da Bahia até o dia 01/03/2021.

No pedido, dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça, a PGE sustenta que a decisão é manifestamente ilegítima, por não ter observado as razões científicas que fundamentam a suspensão da atividade letiva. Além disso, foi demonstrado que a decisão impõe grave ofensa à saúde e ordem públicas, especialmente porque determina o retorno das aulas no momento em que se constata aumento vertiginoso de contaminação e óbitos em razão da Covid-19

Em sua argumentação, a Procuradoria Geral do Estado reconhece que “o desejo de todos, na Bahia, é que os alunos retornem às suas atividades presenciais, ao convívio e ao amparo das escolas. Hoje, entretanto, esse retorno é tecnicamente inviável, e acarretará uma crescente, exponencial e dramática contaminação do vírus e expansão da Covid-19 no estado”.

Ressalta também que, por esta razão, é de fundamental importância o isolamento social, já que o estado apresentou um crescimento, nos últimos cinco dias, de 1,99%, e encontra-se em terceiro lugar com maior número de casos no país, conforme os dados do Painel CONASS- Conselho Nacional de Secretários de Saúde. E alerta ainda que, informações técnico-científicas de órgãos estaduais da saúde confirmam a chegada de uma nova cepa do vírus, muito mais infecciosa, inclusive, sobre as crianças.

Tags: , , ,

Bebeto Galvão (PSB) recebeu João Leão (PP) e uma delegação de empresários italianos

Leia em: < 1 minuto

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), recebeu na manhã deste sábado (13), junto com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), uma delegação de empresários italianos que vieram conhecer a infraestrutura do Porto Sul.

“Fomos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e observamos como ela pode se conectar também com BR 415. Os empresários ficaram particularmente encantados com a nossa cidade, a nossa malha viária e com a infraestrutura disponível, vindo a manifestar o interesse de conhecer mais detalhadamente as oportunidades de negócios oferecidos por Ilhéus e pelo Estado da Bahia”, explicou o vice-prefeito, Bebeto Galvão.

O município de Ilhéus é hoje o um importante destino de investimentos, considerado o Porto Sul e o multimodal da ferrovia, também pelo espaço da logística trazida pela infraestrutura que a cidade oferece.

“Nosso governo é extremamente importante, dando esse plus com mais esse passo que estamos selando para receber aqueles que desejam investir na cidade para melhorar a qualidade de vida, combater a desigualdades sociais e gerar emprego e renda, melhorando o ambiente de negócios da nossa cidade”, destacou Bebeto.

O sistema de Reconhecimento Facial da SSP-Bahia é pioneiro no Brasil. Foi lançado em dezembro de 2018 e, com este flagrante, acumula 203 foragidos da Justiça localizados

Leia em: < 1 minuto

Um traficante foragido de Camaçari, foi capturado, na manhã deste sábado (13), através do sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O criminoso foi flagrado andando em uma avenida da capital baiana.

As equipes da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), no Centro de Operações e Inteligência (COI), receberam o alerta da ferramenta tecnológica, que apontou 97% de semelhança.

Guarnições da Polícia Militar foram acionadas e localizaram o suspeito, que acabou apresentado na Central de Flagrantes. Na unidade da Polícia Civil, a identificação humana confirmou que se tratava do traficante com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Crime de Camaçari. Após exames e depoimento, o criminoso seguirá para o Sistema Prisional.

Leia em: < 1 minuto

Os policiais encerraram aglomerações, na madrugada deste sábado (13). Cerca de 400 pessoas e 21 estabelecimentos foram abordados, pelas guarnições das 52ª, de Lauro de Freitas; pela 81ª, de Itinga; Companhias Independentes da Polícia Militar; e da Rondesp.

As guarnições dispersaram aglomerações, no Centro de Lauro de Freitas, e nas localidades de Portão, Caji e Vida Nova. Os militares também conscientizaram as pessoas encontradas se aglomerando sobre o risco de contaminação com o novo coronavírus.

 

“Infelizmente uma parcela da sociedade ainda não entendeu o significado da palavra pandemia. Continuaremos com esse trabalho para impedir aglomerações e a poluição sonora”, destacou o comandante da 52ª CIPM, major Éverton Monteiro.

 

Os militares apresentaram os criminosos na Central de Flagrantes de Feira de Santana

Leia em: < 1 minuto

Com uma ação rápida da guarnição da Polícia Militar, em Feira de Santana, resultou na interceptação de três homicidas, minutos após matarem um rival, na tarde de ontem, sexta-feira (12).

Os militares foram informados do crime, que aconteceu no bairro de Tomba, e iniciaram as varreduras no perímetro. Minutos depois, na Rua Tabatinga, os PMs encontraram o carro modelo Prisma usado pelos homicidas.

O trio tentou fugir, mas foi cercado e preso em flagrante. Uma pistola calibre 40, um revólver calibre 38, carregador e munições foram apreendidos.

O Departamento de Policia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos

Leia em: < 1 minuto

Na manhã deste sábado (13), os Bombeiros do 19°GBM, retiraram uma vítima que estava presa às ferragens após acidente veicular na BR-101, próximo ao Posto Capebi, em Esplanada.

Quando os bombeiros chegaram a equipe do Samu já tinha constatado o óbito da vítima. Os militares utilizaram técnicas de desencarceramento apropriada para a retirada. Outra vítima também em óbito, não ficou presa nas ferragens e já estava sob os cuidados do Samu.

Ministro se manifestou em redes sociais após divulgação em jornais // Foto de Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia em: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) informou ontem, sexta-feira (12), que possíveis irregularidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são investigadas desde novembro do ano passado. Segundo a pasta, imediatamente após ter apurado suspeitas de fraudes, foi solicitada abertura de investigação pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF).

A manifestação do ministério foi divulgada após uma matéria jornalística informar que a investigação, que corre em segredo de Justiça, apura o suposto repasse de recursos para faculdades que não poderiam participar do programa em função de dívidas tributárias.

Pelo Twitter, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o o Fies é primordial para o futuro do país e tem como um de seus pilares a transparência para os estudantes e para a sociedade.

“A transparência e lisura na utilização de recursos públicos são premissas do Governo Federal, tornando a medida, que investigações dessa natureza, um dever e uma resposta ao cidadão brasileiro”, disse o ministro.

Ex-prefeito ainda deverá cumprir medidas cautelares // Foto de Tânia Rêgo /Agência Brasil

Leia em: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, revogou ontem, sexta-feira (12), a decisão que concedeu, em dezembro do ano passado, prisão domiciliar ao ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella.

Com a decisão, Crivella não precisará mais permanecer em casa, mas deverá cumprir medidas cautelares como comparecimento periódico à Justiça, proibição de sair do país, de manter contato com outros investigados, além de entregar o passaporte em até 48 horas.

No ano passado, o ex-prefeito foi preso em ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil, como desdobramento da Operação Hades, que apura corrupção na prefeitura da cidade e tem como base a delação do doleiro Sergio Mizrahy.

Notícias mais lidas

Outros assuntos