//

O artista Márcio Rootz é de Ibicaraí, mas já morou em Ilhéus e em São Paulo por 4 anos, onde aprendeu a grafitar

Leia em: 2 minutos

Com um traço livre e um estilo próprio o artista Márcio Conceição dos Santos, ou simplesmente Márcio Rootz, como ele gosta de assinar os seus trabalhos, produz diariamente cenas do cotidiano de Ibicaraí e da região cacaueira, tendo na periferia a essência do teu trabalho, que ele diz ser um dos prazeres da sua vida.

Apesar de ter nascido em Itabuna, Márcio cresceu em Ibicaraí, no bairro Corina Batista – Zona Leste da cidade –, bairro esse que tem uma forte influência na sua pessoa, cidadão e artista. Márcio gosta sempre de falar do Corina e da importância na sua formação.

Perguntado pelo traço marcante dos trabalhos, Márcio deixa claro que o seu estilo não tem um nome específico, e ele mesmo gosta de denominar como um estilo livre, com destaque pros traços fortes e a figura humana como centro dos seus trabalhos. Márcio gosta de muitos ilustradores, mas faz questão de falar dos irmãos gêmeos Eduardo Kobra e Drica Monteiro, artistas que ele tem como exemplo.

Márcio lembra que morou também em Ilhéus e em São Paulo por 4 anos, onde aprendeu a grafitar. Hoje, Márcio já vende seus desenhos e tem um projeto em andamento para estampar camisas e objetos com as suas produções. Márcio também faz painéis e pôsteres por encomenda. Segundo ele, em breve as pessoas poderão comprar ou solicitar os seus trabalhos pela internet. Já existe uma página no Facebook e postagens no Instagram, divulgando os seus trabalhos.

QUEM É MÁRCIO ROOTZ?
Márcio é filho de Maria Creuza da Conceição e Edson Pereira dos Santos. Garoto talentoso, de origem humilde, que sempre desenhou. Rabiscar sempre fez parte da sua vida e mostrar nos desenhos o dia a dia da sua cidade e o seu bairro, sempre foi a melhor forma de se desligar do mundo real e entrar literalmente no mundo dos desenhos. Márcio é rapaz simples que só pensa em ajudar a família e a sua comunidade através da arte.

“Eu não lembro de uma fase na minha vida que não gostasse de riscar, e durante a fase da escola sempre foi meu diferencial na sala. Já trabalhei com várias outras coisas, mas nunca consegui me desvincular da arte. Hoje me dedico a produzir os meus desenhos. Sempre desenhei por diversão e agora começo a perceber que posso viver de arte”, disse Márcio.

//

"Você precisa estar bem em família, no casamento, com os filhos, com os pais – se ainda tiverem – os irmãos e os parentes. A boa convivência e harmonia familiar é o pontapé inicial para um ano melhor", enfatizou Arnold Coelho

Leia em: 2 minutos

Será que é um novo ano mesmo? Que tudo vai mudar e os problemas de 2020 ficarão no passado e 2021 será diferente? Que nossos sonhos não realizados sairão do papel e que esse ano tudo dará certo? Ouço essa ladainha faz algumas décadas e todo ano começa na empolgação e termina na frustração.

Não sou cético ou muito menos pessimista, nem estou aqui no ‘primeiro dia’ desse ‘novo ano’ torcendo contra, mas tenho comigo que para cobrarmos tanto desse ano que iniciou hoje, precisamos primeiro mudar de atitude. A mudança não depende de data ou passagem no ponteiro do relógio, estouro de fogos, frases de efeitos ou fotos produzidas nas mídias sociais. Depende só de você!

O fato é que para termos um ano melhor precisamos melhorar. Se o nosso problema é de ordem financeira – faço parte desse grupo – precisamos rever nossos gastos, eliminando tudo o que for supérfluo. Para termos uma boa vida financeira é simples: nossa despesa precisa ser pelo menos 20% menor que nossa receita. Se você não fizer isso, terá um ‘novo ano’ com dívidas e problemas antigos.

Falamos da saúde financeira e agora vamos falar da saúde física, mental e espiritual. Se você está lendo esse artigo é porque graças a Deus escapou da Pandemia e virou o ano com vida e saúde. A ‘saúde’ é a base para tocar a vida que lhe foi dada por Deus.

Quando digo saúde física é com relação aos hábitos saudáveis. É ter uma atividade física regular. Se não tem, coloque na pauta de mudanças desse ‘novo ano’ alguma prática esportiva: como caminhar, nadar, pedalar ou até mesmo uma academia. Faça exercício! É bom salientar que com a saúde física, a saúde mental vem no ‘pacote’.

A saúde espiritual também conta muito. Eu sou cristão e tenho Cristo como o meu Salvador. Acho importante ter uma crença. Crer em algo. Poder se apoiar e pedir ajuda, direcionamento, amor, paz, sabedoria para viver bem sem fazer o mal a ninguém, e vejo em Cristo esse guia – pastor – que preciso. Como sou cristão, aconselho que tenham Cristo diariamente e terá uma boa saúde espiritual.

Por último eu coloquei a família. Você precisa estar bem em família, no casamento, com os filhos, com os pais – se ainda tiverem – os irmãos e os parentes. A boa convivência e harmonia familiar é o pontapé inicial para um ano melhor. Como posso falar em melhorar o ano, o mundo, o país, o estado e a cidade em que vivo, se não consigo melhorar a minha convivência em casa com a minha família?

Para um ano melhor é necessário que você seja uma pessoa melhor.

Comece melhorando por você e tudo vai conspirar ao seu favor.

_________________
Arnold Coelho
Tentando ser alguém melhor nesse ‘novo ano’

Erasmo Ávila (PSD), presidente da Câmara de Itabuna; Mário Alexandre (PSD), prefeito de Ilhéus; João Leão (PP), vice-governador; Augusto Castro (PSD), prefeito de Itabuna; Soane Galvão, primeira-dama de Ilhéus e Ângela Sousa, ex-deputada estadual estiveram presentes

Leia em: < 1 minuto

No último sábado (23), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) ofereceu um jantar em sua residência para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão (PP), após uma agenda intensa de visitas. Na ocasião, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) também esteve presente.

Durante o jantar, Leão destacou as obras realizadas pelo Estado em benefício a Ilhéus, Itabuna e de toda a região. Já o prefeito Mário Alexandre enfatizou o bom relacionamento com o ente estadual e o alinhamento de ações voltadas ao desenvolvimento do sul baiano.

“A relação do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão com as nossas cidades cresce cada vez e mostra respeito ao nosso povo. Vamos continuar trabalhando para fortalecer a parceria entre os municípios e com muito esforço atrair investimentos promissores para a nossa região”, disse o prefeito de Ilhéus.

Mário Alexandre possui uma ótima relação com o dirigente estadual e um papel relevante no cenário político à frente dos municípios que integram a base do governo.

No período da tarde, os imunizantes começarão a ser distribuídos através de veículos quatro rodas, helicópteros e aviões

Leia em: < 1 minuto

A nova remessa de vacina contra o novo coronavírus chegou ao Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, no final da manhã deste domingo (24). Os imunizantes da Astrazeneca/Oxford serão distribuídos em Salvador e cidades da Região Meteopolitana e interior.

Até as 18h de hoje (24), aeronaves da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) distribuirão as 119.500 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra o novo coronavírus, para cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. Todas as regiões estão sendo contempladas.

Onze aeronaves, sendo seis aviões e cinco helicópteros, iniciaram as decolagens às 13h30. Os imunizantes chegaram à Bahia, no final da manhã.

A dupla foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas

Leia em: < 1 minuto

Um simulacro de pistola usado durante um sequestro relâmpago foi apreendido pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, ontem, sábado (23), na Região Metropolitana de Salvador. Dois criminosos acabaram presos em flagrante.

Acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública, PMs que realizavam a ‘Operação Pitstop’ – que visa o combate à roubo de veículos – montaram um cerco após informações de homens, em um veículo modelo Ranger praticando assaltos. A denúncia citou ainda que um homem havia sido sequestrado pelo grupo.

“Rapidamente conseguimos identificar o carro, que seguia em direção ao bairro de Portão. Soltamos a vítima que estava extremamente assustada. Conseguimos apurar ainda que a intenção dos criminosos era levar a vítima para fazer saques de dinheiro”, contou o comandante da unidade, major Everton Monteiro.

Fátima Vidal, é mais uma vítima da Covid-19

Leia em: < 1 minuto

A funcionária da Sedur, a engenheira agrimensora, Maria de Fátima Aquery Vidal, 64 anos, faleceu no ontem, sábado (23) e vinha lutando contra a Covid-19 desde dezembro de 2020.

Ela era também membro do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades).

Tags: , ,

Ferbasa foi pioneira e produz com esta matriz energética desde 2018

Leia em: < 1 minuto

A energia eólica pode ser uma oportunidade para mineradoras baianas produzirem de maneira mais sustentável e reduzirem custos. Foi o que fez a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), no final de 2017, quando incorporou o Complexo Eólico Guirapá. No último dia 12 de janeiro, a empresa informou a seus acionistas a assinatura de memorando de entendimento com a AES Tiete Energia, para aquisição de energia pelo período de 20 anos a partir de 2024. Com o acordo, a Ferbasa vai dobrar a quantidade de energia eólica utilizada pela empresa.

As empresas interessadas em investir neste segmento poderão aproveitar a liderança da Bahia no ranking nacional de geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar em 2020. Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O início das atividades de 17 novos parques neste ano ajudou na permanência do primeiro lugar na produção energética a partir da fonte dos ventos no Brasil.

Segundo um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), feito a pedido da Aneel no ano passado, a eólica é a mais barata entre as fontes renováveis de geração de energia, com custo de R$ 195/MWh. Em seguida aparecem a biomassa R$ 246/MWh, as pequenas centrais hidrelétricas R$ 280/MWh e só então a solar R$ 321/MWh.

Notícias mais lidas

Outros assuntos