Parece que a briga entre o pré-candidato a prefeito de Itabuna, Dr Mangabeira (PL), e o vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil), está longe de terminar. Em entrevista à rádio Interativa FM, o médico não economizou críticas ao jovem político e o colocou “na boca do tubarão”.
Mangabeira relembrou, por exemplo, as eleições de 2016, quando Guinho foi eleito vereador de Itabuna. Para o médico, ele apenas exerceu o mandato na Câmara por causa da composição do PDT: “Guinho foi eleito vereador pelo partido, ele não foi eleito pela votação dele. Ele teve 600 e tantos votos, mas mais de 20 vereadores tiveram mais votos que ele e não foram eleitos. Ele foi eleito pela composição do PDT e ele é tão ingrato que nem foi agradecer aos colegas que foram candidatos e que contribuíram para que ele fosse eleito. Ele foi ingrato e desonesto com o partido porque, logo em seguida, ele se associou ao prefeito [Fernando Gomes] para conseguir cargos”.
De acordo com Mangabeira, após as eleições, houve uma série de acontecimentos que fizeram com que Guinho fosse expulso da PDT, na época liderado pelo médico: “Guinho perdeu a credibilidade, é desonesto, tinha vários cargos [na prefeitura] e dizia que não tinha. Ao longo desse período, nós chamamos ele e pedimos para que ele saísse do partido porque nós não iríamos solicitar a substituição do cargo de vereador, mas pedimos apenas para que ele saísse do PDT. Ele ficou enrolando e querendo nos enganar para sair candidato novamente pelo PDT, então nós expulsamos ele em um processo muito bem feito para comprovar que ele traiu o partido”.
Ao falar sobre a situação atual, Mangabeira criticou a passagem de Guinho pela secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna: “A gente tem um vice-prefeito que não tem atuação em nada, não ajuda a população em nada, foi secretário de Esportes quando a atividade esportiva de Itabuna estava abandonada. Não vimos reformas, campeonatos nem nada com a atuação desse secretário. Tanto é que ele foi retirado porque, se ele tivesse sido um grande secretário, o prefeito manteria ele, mas viu que ele é ineficiente e quer enganar a população com conversa bonita. Gosta de rede social e acha que rede social vai fazer dele um grande homem, mas não vai. Ele não trabalha, não tem profissão nem ombridade para ocupar o cargo que ocupa. É por isso que eu coloco ele na boca do tubarão”.
ATUALIZAÇÃO ÀS 16H DE 9 DE JUNHO DE 2023 PARA ACRESCENTAR A “PARTE” DO VICE-PREFEITO
O vice-prefeito Enderson Guinho limitou-se a dizer, ironicamente, que não pode responder as declarações: “Eu cursei química na Uesc, deixei o curso para cursar Direito na FTC. Nunca fiz psiquiatria, então não posso responder!”.