Brasília sediou, nesta terça-feira (19), a primeira convenção da Federação União Progressista (UPb), a nova aliança entre União Brasil e PP que busca ocupar o espaço deixado pela ausência de lideranças nacionais capazes de inspirar e representar a sociedade brasileira.
A federação reúne 109 deputados federais, 19 senadores, 7 governadores, 4 vice-governadores, 186 deputados estaduais, 4 distritais, além de 1.335 prefeitos e 12.398 vereadores em todo o país. Entre os nomes de maior expressão estão o governador Ronaldo Caiado (União-GO) e a vice-governadora Celina Leão (PP-DF).
Já em Itabuna, a nova sigla contará com três vereadores: Kaiá da Saúde, Danilo da Nova Itabuna e Babá Cearense. Apenas Danilo já sinalizou que vai permanecer ao lado de ACM Neto; Kaiá, tudo indica, vai marchar com Jerônimo Rodrigues; e Babá ainda está se definindo.
Integrantes da federação afirmam que o objetivo é consolidar uma frente sólida de poder político e estratégico, posicionando a aliança como alternativa frente à escassez de líderes com projeção nacional.