ACABOU A NOVELA❗ Vereadores de Itabuna aprovam solicitação da prefeitura para contrair empréstimo de até 30 milhões de dólares

O dna do voto: veja quem votou sim e quem votou não na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 3 minutos

Na sessão de hoje (15.junho) da Câmara de Vereadores de Itabuna, os vereadores aprovaram, em primeira avaliação, por 16 votos a 3, o relatório enviado pela prefeitura municipal solicitando autorização para contrair um empréstimo de até 30 milhões de dólares. Dos 21 vereadores, apenas Nem Bahia (PP) estava ausente porque tinha um compromisso de ordem judicial agendado para o mesmo dia.

O relator do projeto, vereador Sivaldo Reis (PL), defendeu a aprovação do projeto mais uma vez e afirmou que “essa é uma oportunidade única para Itabuna se desenvolver”. Ao final da fala, ele pediu para que os colegas da Casa o acompanhassem na decisão de aprovar a solicitação.

Já a vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) que, na semana passada, apresentou uma emenda ao projeto, disse que tem acompanhado o projeto desde que ele foi apresentado e, por isso, solicitou modificações na nomenclatura do programa: “Vamos adequar o nome do programa para facilitar, lá na frente, a estruturação desse recurso que, porventura, vai chegar aos cofres do município”. A emenda proposta por Wilmaci foi aprovada por 16 vereadores, enquanto 3 votaram não e 2 não estavam presentes na hora da votação.

Mesmo após a aprovação da Câmara, a sociedade itabunense ainda se pergunta onde a quantia solicitada vai ser investida no município. Até o momento, alguns secretários municipais, como Sônia Fontes (Planejamento) e Almir Melo Júnior (Infraestrutura e Urbanismo), compareceram à Casa para apresentar propostas de melhorias em alguns setores, mas o projeto, de fato, ainda não foi explicado à população.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), também não se pronunciou sobre a necessidade de aprovação dessa quantia e, daqui pra frente, esperamos que o assunto seja tratado com mais clareza porque os moradores de Itabuna merecem conhecer os pormenores dessa intenção tão grandiosa. Agora, o projeto vai voltar à Câmara para uma segunda avaliação na próxima sessão ordinária.

QUEM VOTOU SIM

Solon Pinheiro (Solidariedade): “Uma vez aprovado aqui é a autorização para que a prefeitura corra atrás do empréstimo. Não é para gastar de qualquer jeito, é para investir na cidade. Não é empréstimo para o prefeito, mas para realizar obras e serviços importantes na cidade. Voto sim porque não estamos aqui votando a honestidade do prefeito, estamos votando por acreditar que esse recurso vai desenvolver a cidade de Itabuna”.

Ricardo Xavier (Cidadania): “Existe um risco cambial, mas, no mercado hoje, o mais barato é o FONPLATA. É a gente acreditar nessa operação de crédito, retomar o ambiente de negócio na cidade e, evidentemente, fiscalizar”.

Cosme Resolve (Cidadania)
Erasmo Ávila (PSD)
Manoel Porfírio (PT)
Wilmaci Oliveira (PCdoB)
Israel Cardoso (Agir)
Francisco Edes (Republicanos)
Ronaldão (PL)
Luiz Júnior da Saúde (DC)
Sivaldo Reis (PL)
Adão Lima (PSB)
Alex da Oficina (Agir)
Piçarra (Solidariedade)
Francisco (PSD)
Gilson da Oficina (PL)

QUEM VOTOU NÃO

Danilo da Nova Itabuna (União Brasil): “De onde vai tirar os recursos para pagar os juros desse banco internacional que ninguém fala? Minha pergunta é essa! Não posso aceitar que alguém venha aqui colocar isso goela abaixo! Eu voto contra o projeto em defesa da vida financeira da minha cidade! Não vou aprovar o projeto porque não tem clareza de como vai ser gasto e como vai ser pago!”.

Dando Leone (PDT): “Fica evidente aqui que o Executivo não tem equipe técnica qualificada para pedir esse empréstimo. Meu voto é não!”.

Fabrício Pancadinha (Solidariedade) que não se pronunciou.

Atualização às 17h20min de 15 de junho de 2022. Erramos! O vereador Israel Cardoso estava presente na sessão, mas se ausentou na votação.

Notícias mais lidas

Outros assuntos