O presidente do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia determinou aos chefes das 17 Inspetorias Regionais de Controle Externo que prestem todo o auxílio técnico necessário aos prefeitos dos municípios atingidos pelas fortes chuvas. A medida é para que os gestores possam agilizar eventuais contratações de serviços e obras necessárias para o atendimento das populações atingidas pelas chuvas nas regiões Sudoeste, Sul e Extremo Sul do Estado.
Os inspetores e auditores que trabalham nas regiões mais atingidas foram orientados para que entrem em contato, imediatamente, com os prefeitos e autoridades dos 70 municípios mais afetados pelas enchentes e que se ponham à disposição para orientá-los sobre contratações em caráter emergencial.
Segundo o TCM, os responsáveis pelas inspetorias do TCM situadas nas cidades de Itabuna e Eunápolis fizeram um relato dramático da situação diante da destruição causada pelas águas e do sofrimento causado às populações, tanto dos centros urbanos como da zona rural.