//

FILA DA MORTE❗ Feira: Mais de 40 pessoas estão aguardando transferência para hospitais; Jerônimo Rodrigues precisa resolver

Governador eleito Jerônimo Rodrigues tem desafio de resolver problemática do Sistema estadual de Regulação // 📷 Fotos de Divulgação

Leia em: 2 minutos

Até ontem (22.novembro), 43 pacientes estavam hospitalizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais de Feira de Santana aguardando transferência para hospitais especializados. As transferências dependem, no entanto, do Sistema de Regulação do Governo do Estado, que ficou conhecido, popularmente, como “fila da morte”, por causa da demora em realizar as transmissões.

Na UPA Mangabeira, uma mulher está internada há 21 dias aguardando regulação para tratar um quadro de insuficiência respiratória. Nessa mesma unidade, outras 9 pessoas aguardam transferência. Já na UPA Queimadinha, 17 pessoas estão esperando a chance de irem para hospitais. Em relação às policlínicas, a situação é quase a mesma porque 16 doentes aguardam a liberação da transferência.

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares de acordo com o critério de gravidade e não proximidade. Para isso, o paciente atendido em alguma unidade de urgência e emergência é avaliado, submetido a exames laboratoriais ou de imagem e, se comprovada a necessidade, é solicitada a regulação para que o paciente tenha a assistência necessária.

Um dos grandes problemas que o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), vai precisar resolver a partir do próximo ano é, justamente, agilizar esse Sistema de Regulação. Durante a campanha eleitoral, os adversários do ex-secretário estadual de Educação usaram, durante várias vezes, a argumentação de que as pessoas estavam morrendo na “fila da morte” sem ter acesso ao tratamento adequado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos