//

Bahia imuniza 2,5% do público-alvo em 10 dias de Campanha de Vacinação contra Influenza

A campanha é uma importante medida também no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19). A vacinação contra a influenza prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19

Leia em: 2 minutos

Dez dias após o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Bahia contabiliza 126.430 imunizados até hoje (22.abril). O número corresponde a 2,5% do público-alvo de aproximadamente 5,1 milhões de pessoas. No estado, a meta é vacinar 90% deste total.

Entre os grupos priorizados nesta primeira fase, que vai até 10 de maio, a maior cobertura vacinal é registrada entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (8,7%), seguida de gestantes (8,1%), puérperas (8%), trabalhadores de saúde (3,8%) e povos indígenas (2,6%).

É necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas de gripe e Covid-19. Orienta-se que seja priorizada a data de imunização contra o coronavírus e, posteriormente, a pessoa busque a vacina da gripe. De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza acontecerá de forma escalonada:

📌 Primeira etapa (12/04 a 10/05) – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
📌 Segunda etapa (11/05 a 08/06) – idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
📌 Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos