//

ATENÇÃO❗ Doenças relacionadas ao Aedes Aegypti aumentam em Itabuna e secretaria de Saúde emite alerta vermelho

De janeiro até a última quarta-feira, foram diagnosticados 449 casos de dengue, 60 de chikungunya e 8 de zika em Itabuna

Leia em: < 1 minuto

Há quatro semanas, a secretaria de Saúde de Itabuna está monitorando os casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti e, infelizmente, os números são crescentes. Por esse motivo, o órgão emitiu um alerta vermelho para que a população fique atenta aos sinais da dengue, zika e chikungunya a fim de evitar uma epidemia.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde do município, de janeiro até a última 4ª feira (20.abril), 449 casos de dengue, 60 de chikungunya e 8 de zika foram identificados em Itabuna. Nesse mesmo período do ano passado, as três enfermidades somavam 154 casos, ou seja, há um aumento significativo.

A orientação da secretaria de Saúde é que, em casos de sintomas como febre alta, dores musculares e nas articulações, náusea e coceira, as pessoas procurem as unidades de saúde. Nesses locais, os profissionais vão saber diagnosticar os pacientes e solicitar o exame, que é coletado e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Salvador.

Atualmente, o índice predial de infestação do mosquito em Itabuna é de 6,64% quando o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 1%. Vale salientar que, além do serviço incansável dos agentes de combate às endemias, a população precisa ajudar e cuidar das próprias casas. Em casos de denúncias, é possível acionar o Disk Dengue pelos números 73 3612-8324 ou pelo perfil no Instagram @endemiasemfoco.

Notícias mais lidas

Outros assuntos