Nesta 6ª feira (20.agosto), o governo da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado, protocolou uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o Ministério da Saúde regularize a entrega de vacinas contra a Covid-19. Em publicação nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT) afirmou que a remessa de 362.700 doses da Pfizer recebidas hoje é um quantitativo importante, mas ainda é preciso receber o restante devido ao estado.
Mesmo com este grande lote, o Ministério da Saúde ainda deve 1 milhão de doses de vacina à Bahia. É isso mesmo: 1 milhão! Entramos hoje com uma ação no STF para que isso seja corrigido urgentemente!
— Rui Costa (@costa_rui) August 20, 2021
No documento, a Procuradoria questiona o Ministério pelo “não cumprimento adequado e célere dos novos critérios fixados, que previam a compensação das vacinas recebidas a menos durante o processo de vacinação previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”.
Vale lembrar que mudança no critério de entrega das vacinas foi feita no início deste mês e, desde então, o Ministério tem repassado um percentual maior de doses para os estados onde a vacinação está mais atrasada. No entanto, apesar do acordo, a mudança dos critérios gerou polêmica e foi parar na Justiça em vários estados.