//

Ministério Público recomenda readequação dos leitos pediátricos por causa do aumento de casos da Covid-19

Estado tem até 5 dias úteis para se manifestar sobre recomendação do MPE

Leia em: < 1 minuto

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou ao Estado da Bahia que realize o planejamento para a oferta de leitos pediátricos destinados ao tratamento da Covid-19. A recomendação considera o agravamento dos indicadores epidemiológicos, ou seja, o crescimento dos casos da doença no estado.

Segundo dados disponíveis na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde – Covid-19, atualmente, estão ativos 60 leitos de enfermaria pediátrica e 29 leitos de UTI pediátrica. Destes, 30 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI pediátrica estão localizados em Salvador.

A recomendação foi enviada na última terça-feira (25.janeiro) e, de acordo com o MPE, o estado tem o prazo de cinco dias úteis para se manifestar sobre a recomendação, assim como enviar informações sobre as providências adotadas para cumprir a medida.

Também na última 3ª feira (25.janeiro), promotores de justiça se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde do Estado para discutir a atuação situação dos leitos pediátricos. Na ocasião, foi pautado o crescimento de casos ativos da doença neste início de ano em razão do avanço da variante ômicron, que já é responsável por mais de 76% dos casos sequenciados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos