Obras do Porto Sul e da FIOL avançam em Ilhéus; 70% da mão de obra é local

Empreendimentos vão tornar Ilhéus um dos principais portos de exportação de minérios e grãos do Brasil

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A construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus, tornarão o município um dos principais portos de exportação de minérios e grãos do Brasil. A construção do trecho FIOL I, que liga Ilhéus a Caetité, conta com 620 profissionais envolvidos, sendo 69% de mão de obra local, e mais de 100 equipamentos trabalhando diariamente.

Nesta etapa, os serviços consistem na construção de bueiros de drenagem, retirada de interferências elétricas e terraplanagem. A FIOL terá, no total, a extensão de, aproximadamente, 1.527 km, ligando Ilhéus à região Centro-Oeste, local onde também haverá a conexão entre a Ferrovia Oeste-Leste e a Norte-Sul.

Já o Porto Sul prevê uma movimentação de 60 milhões de toneladas de cargas em 10 anos, chegando a cerca de 120 milhões em 25 anos. Caso as previsões se confirmem, o Porto Sul poderá assumir o posto de terceiro maior porto do Brasil e o maior empreendimento portuário do Nordeste. Além disso, ele vai ser um dos pontos de escoamento de produção mais importantes do país, atendendo a Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

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