Este Pauta Blog conversou com a protetora animal, presidente da ONG Animiau e pré-candidata a vereadora de Itabuna, Dona Lúcia (PSD). A ativista da causa animal tem 58 anos de idade e, há 18, dedica quase 24 horas por dia à luta pelos direitos dos animais.
Segundo Dona Lúcia, a ideia da pré-candidatura surgiu pela necessidade de ter representatividade animal no Legislativo grapiúna: 📌 “A candidatura não é só minha, é uma candidatura da proteção animal em Itabuna”.
Atualmente, cerca de 300 animais estão abrigados na ONG presidida pela pré-candidata e, para ela, o número escancara a necessidade de mudar esse cenário de maus tratos e abandono de cães e gatos: 📌 “Não dá para continuar com Itabuna do jeito que está. Esteticamente falando, Itabuna está feia. São muitos animais abandonados e maltratados nas ruas. É urgente voltar o olhar para a causa animal”.
A protetora animal filiou-se ao PSD, mesmo partido do prefeito e pré-candidato à reeleição, Augusto Castro. Ela acredita que é preciso unir forças com o Executivo para conseguir dar continuidade ao trabalho de proteção animal: 📌 “É interessante a reeleição de Augusto Castro porque temos, hoje, algo palpável. Nós brigamos pela restauração do Centro de Zoonoses e, hoje, temos ele restaurado com o compromisso do prefeito em uma parceira com uma faculdade particular para, imediatamente, começar as castrações dos animais abandonados ou de famílias carentes. Estive na reinauguração do centro e ele está do jeito que foi o projeto. Foi até ampliado porque há coisas que não tinham e, agora, tem”.
Para Dona Lúcia, os desafios de trabalhar no resgate e acolhimento de animais é muito grande: 📌 “O principal desafio é que já não temos mais espaço para resgatar um animal e abrigá-lo. O segundo desafio é a alimentação e o terceiro é o atendimento veterinário, que é um procedimento muito caro. A gente precisa de mais voluntários”.
Diante dessas dificuldades, a protetora animal defende que haja um processo de castração gratuita, mas, também, de conscientização das pessoas: 📌 “Nós queremos o Centro de Zoonoses castrando animais, atendendo a população carente na parte clínica também. Precisamos dele mais amplo e mais aberto à população. Meu projeto de urgência é zerar o número de animais abandonados e controlar a natalidade com a castração em massa. A médio prazo, a gente pretende microchipar esses animais e responsabilizar os tutores para que eles não soltem os animais nas ruas. A longo prazo, é trabalhar conscientizando a população”.
Questionada por este Pauta Blog sobre outros projetos que pretende abraçar caso seja eleita vereadora, Dona Lúcia ressaltou que é preciso cuidar de toda a cidade: 📌 “Nossa principal bandeira é a causa animal, mas vamos tratar de saúde, educação, segurança e de melhorias para toda a cidade. Queremos contribuir para que Itabuna seja uma cidade referência. A gente precisa de uma cidade mais bonita. O que me incomoda em Itabuna, também, é ver tantos moradores de rua. A gente precisa arrumar um meio de tirar essas pessoas da rua, requalificar as pessoas para que a estética da cidade seja outra”.