Não é mais segredo nos corredores do Centro Administrativo da Bahia que o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) já bate ponto no ninho do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O movimento, sutil aos olhos desatentos, vem sendo traçado há meses, mas, agora, ganha contornos mais nítidos e, politicamente, ruidosos.
Pancadinha, figura popular em Itabuna e eleito com forte apelo nas comunidades periféricas, conquistou a cadeira na Assembleia Legislativa com o apoio direto de ACM Neto (União Brasil), principal rosto da oposição ao governo petista no estado. À época, o ex-prefeito de Salvador apostou pesado na candidatura do afilhado político, inclusive, sacrificando antigos aliados, como o ex-prefeito Capitão Azevedo, rifado da chapa para abrir caminho para o pupilo.
Acontece que o jogo virou. Fontes deste Pauta Blog afirmam que Pancadinha já se articula abertamente com lideranças do PT e a presença do governador Jerônimo Rodrigues em Itabuna, a convite do deputado, deve selar a nova aliança. A visita, ainda sem data confirmada, é vista como um gesto simbólico de bênção petista.
Nos bastidores da política soteropolitana, há quem diga que Neto está “de camarote” observando cada passo do ex-aliado. O gesto de Pancadinha soa como uma jogada arriscada.
A lealdade política vale tanto quanto o próximo apoio prometido?