Bastidores da Câmara de Itabuna: A desajustada votação do reajuste salarial dos servidores

Este foi os bastidores da sessão na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 4 minutos

Aumentar, é claro (1)

Tudo na política é querer. Dos 21 vereadores, 18 estavam presentes na sessão realizada ontem (16.fevereiro) na Câmara para votar a revisão salarial. Desses, apenas 1 votou contra o aumento dos salários dos servidores, comissionados e vereadores. Os outros 17 desejaram o aumento. Manoel Porfírio (PT), Danilo da Nova Itabuna (UB) e Francisco Gomes (PSD) não estavam presentes e o único que se posicionou de forma contrária foi Fabrício Pancadinha, do PMN.

Aumentar, é claro (2)

Ah…não é aumento, não. Como não é? Você ganha 10 reais e passa a ganhar 12. Aumentou ou não?

Farinha pouca

Na hora do oba-oba, os vereadores presentes concordaram em doar o reajuste salarial para alguma instituição da cidade. Será?

Farinha moral

Por que os vereadores não criaram um Projeto de Lei para que o valor reajustado seja, automaticamente, descontado do salário e direcionado para uma instituição?

Mudança

O vereador Israel Cardoso (Agir) disse que Pancadinha (PMN) havia votado favoravelmente ao reajuste na última 2ª feira (14.fevereiro) quando o projeto ainda estava em discussão, mas, com a presença do público, mudou o discurso. E deu a direta: I-N-T-E-R-E-S-S-A-N-T-E!

Sob pancada (1)

O vereador Pancadinha (PMN) foi o único que votou contra o reajuste e deixou claro que, se fosse para aumentar um real no salário dos vereadores, iria se posicionar contra. Política ou não, ele deu a letra. O povo não quer saber se é constitucional ou não.

Sob pancada (2)

No momento em que Pancadinha tentava explanar o porquê do voto contrário, vários colegas o interromperam. A vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB) foi uma das poucas que manteve o respeito e disse: “Deixa ele falar!”. Ela é sempre tranquilona e cordial.

Sob suspeita

O vereador Adão Lima (PSB) disse que o colega Pancadinha não havia comparecido à sessão anterior para discutir o projeto e, por isso, não sabia da importância da decisão. Pancadinha mostrou as garras: “Você tem que se informar certo”. Ou seja, em outras palavras, Adão faltou com a verdade.

Imparcialidade

O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), tem que buscar a imparcialidade. Certa vez, Danilo da Nova Itabuna (UB) disse uma coisa que saiu do trilho e o presidente ameaçou acionar o Conselho de Ética. Ontem, Pancadinha retrucou Adão e, novamente, Erasmo ameaçou chamar o Conselho. É Itabuna, é?

Eleições (1)

Tem gente dormindo em cama macia hoje, mas, pode dormir em maus lençóis após a eleição da mesa diretora da Câmara. Como um jornalista de Salvador costuma dizer: “Abre o olho, jovem!”.

Eleições (2)

A nuvem do favoritismo da eleição da nova mesa pode passar logo, logo. A vitória só pode ser comemorada quando o árbitro apita o fim do jogo. A prova é que o improvável pode se tornar provável. O seguro morreu de velho!

Tem que aumentar! (1)

O que alguns vereadores de Itabuna devem se preocupar é:
1) aumentar a fiscalização em relação à atuação do Executivo;
2) cobrar o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal;
3) reivindicar intervenções no barranco prestes a desabar na Avenida Juracy Magalhães;
4) solicitar que o município disponibilize mais cotas do Auxílio Recomeço. Teve vereador que foi na Urbis 4 para promenter, mas o povo está esperando até agora;
5) interceder pelas reformas em escolas e postos de saúde.

Tem que aumentar! (2)

Por fim, os edis, não todos, têm que aumentar a preocupação com o fato de que o eleitor sabe votar e está de olho em tudo. O último recado nas urnas foi em 2020 quando, dos 21 componentes da Casa, apenas 19% conseguiu se reeleger.

Escute! 

Clique abaixo e ouça como foi a votação desta quarta ⤵️

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog.

E-mail: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos