//

ITABUNA, ACM NETO E OS PARTIDOS POLÍTICOS

Leia em: 3 minutos

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional do DEM e pré-candidato à sucessão estadual de 2022, visita Itabuna na próxima quinta (16).

Em plena campanha para o Palácio de Ondina, Neto quer sentir o clima em relação a sua candidatura, não só na população como nas agremiações partidárias e respectivas lideranças políticas.

No tocante aos partidos, obviamente os que integram a base aliada do governador Rui Costa não estarão presentes na recepção ao ex-gestor soteropolitano, como PT, PSB, PCdoB, PSD e PP, só citando os principais.

DEM, Republicanos, PL, Cidadania, PSDB e PSL devem marcar presença. Não sei qual a posição do PTB e do MDB.

E o PDT? O partido, depois que o médico Antônio Mangabeira deu um chega pra lá na política, não querendo continuar no comando da legenda em Itabuna, se encontra perdido. Até agora a executiva estadual, sob a batuta do deputado federal Félix Júnior, não resolveu o problema. O partido continua como cego em tiroteio, como diz a sabedoria popular.

O responsável-mor pela recepção a Neto será o vice-prefeito Enderson Guinho, hoje no DEM depois de passar pelo PDT e Cidadania. Em ambas as legendas saiu deixando atritos e decepções. Vale lembrar que o deputado Joceval Rodrigues, presidente estadual do Cidadania, soube da saída do vice pela imprensa. Sequer foi consultado.

A grande dúvida, se vai estar ou não presente na visita do ex-gestor soteropolitano, fica por conta do Republicanos, já que qualquer sucesso na recepção a ACM Neto será atribuída ao vice-prefeito de Itabuna, o organizador do evento.

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o médico Isaac Nery, do Republicanos, terá Enderson Guinho como adversário na sucessão de Augusto Castro, que, por sua vez, pretende quebrar o tabu da reeleição, já que nenhum prefeito conseguiu o segundo mandato consecutivo na história política do município.

No mais, esperar o desenrolar da visita de ACM Neto, como ele vai se comportar diante dos partidos e das lideranças que vão marcar presença.

PS (1) – Nos bastidores, uma disputa entre Valderico Júnior, comandante-mor do DEM de Ilhéus, com o vice-prefeito Enderson Guinho para ver quem mostra mais prestígio político com ACM Neto. Uma briguinha que tende a ficar cada vez mais intensa.

PS (2) – Os históricos do PDT de Itabuna defendem uma conversa firme da Executiva Nacional da legenda com ACM Neto sobre o processo sucessório presidencial. Pelo sim, pelo não, em relação à pré-candidatura de Ciro Gomes, na dúvida sobre o apoio de Neto ao pedetista, o melhor conselho é começar a trabalhar uma candidatura própria, sob pena de ser pego de surpresa e ficar a ver navios.

Bom dia! Bom dia!
[10:11, 15/09/2021] Marco Wense: O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está promovendo um encontro para discutir a pandemia do novo coronavírus e a importância da vacinação. O Brasil está na lista dos países que podem ser convidados. O problema é que Jair Messias Bolsonaro, maior autoridade do Poder Executivo, da República brasileira, até hoje não se vacinou. Seu negacionismo, desdenhando o mundo científico, continua firme. E aí não tem como deixar de fazer a seguinte pergunta: Como convidar um presidente, que ainda não se vacinou, para um evento sobre a importância da vacinação? Pois é. O nosso Brasil, com sua imagem cada vez mais negativa, passando vexame lá fora, sendo motivo de chacota. 


Marco Wense é Analista Político

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos