Equipes encontraram diversas irregularidades durante fiscalizações nas barracas de praia do Cururupe

Leia em: 2 minutos

A prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon Municipal, com o apoio dos Fiscais de Postura da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realizou mais uma ação de fiscalização pedagógica e educativa nas praias do município. A iniciativa integra uma atuação sistemática do órgão voltada ao ordenamento das relações de consumo e à proteção dos direitos dos consumidores.

A ação aconteceu na Praia do Cururupe após o recebimento de denúncias previamente encaminhadas ao Procon, que foram verificadas in loco pelas equipes de fiscalização. Durante a operação, diversas irregularidades foram constatadas, resultando em notificações, aplicação de multas, apreensão de mercadorias impróprias para o consumo e adoção de outras medidas administrativas cabíveis.

Entre as irregularidades identificadas, estão a apreensão de produtos inadequados para consumo humano, a derrubada de placas irregulares que delimitavam áreas públicas como estacionamento particular, condicionando o uso ao consumo em determinadas barracas, além da apreensão de cardápios em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, como a prática de preços “a consultar” e a cobrança automática de 10% sem a informação clara de que a taxa é opcional. Também foi realizada a interdição de uma barraca que não apresentava condições técnicas mínimas para funcionamento.

Além da fiscalização, a ação teve forte caráter educativo. Durante a operação, foram distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor e entregue a versão impressa do Decreto Municipal nº 003/2026, reforçando a orientação direta a comerciantes e consumidores sobre direitos, deveres e regras que regulam a atividade econômica nas praias do município.

Para o diretor do Procon de Ilhéus, Wagner Ayres, a presença constante do órgão nas ruas é fundamental: “A atuação externa, constante – seja de forma sistemática ou pontual – nas atividades pedagógico-educativas e na apuração de denúncias busca colaborar diretamente com o ordenamento das relações de consumo em Ilhéus”.

O encontro aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Auditório Paulo Souto.

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Jornada Educativa 2026, que, este ano, trouxe como tema (Re)construir e pertencer. O encontro aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Auditório Paulo Souto.

A programação reuniu educadores e profissionais não docentes em um momentos de reflexão, diálogo e construção coletiva através de palestras. O principal objetivo foi alinhar práticas educativas para a promoção de uma aprendizagem de qualidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade escolar e o compromisso com a educação pública no município.

📷Nadson Stolze e Yan Hughes/ Sucom

A prefeita enfatizou a relevância da Copa Cacau para o município e para o território regional

Leia em: < 1 minuto

A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto (UB), confirmou a participação do município na Copa Cacau, competição esportiva que retorna ao calendário regional com a proposta de fortalecer o esporte amador e movimentar a economia. O tema foi discutido no encontro que reuniu gestores municipais da região, com destaque para a importância do evento para a integração entre as cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul/CDS.

A prefeita enfatizou a relevância da Copa Cacau para o município e para o território regional. Segundo ela, o torneio envolve desportistas de diversas cidades e Uruçuca não poderia ficar de fora: “Temos excelentes jogadores da casa e, com certeza, será uma competição muito importante para Uruçuca e para toda a região”.

Magnólia Barreto parabenizou o diretor de Esportes, Jacó Sena, sua equipe e o presidente da Liga, Bebeto, pelo trabalho desenvolvido, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento do esporte: “Esporte é vida, é cultura e é lazer”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos