O debate contou, ainda, com a presença da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que representou o Governo Federal

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), representou a Frente Nacional de Prefeitos e gestores municipais do país durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a proposta de Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. O debate contou, ainda, com a presença da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que representou o Governo Federal, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que falou em nome dos estados.

Bruno Reis foi escolhido pela FNP para levar ao parlamento a perspectiva dos municípios brasileiros. Na audiência, ele dividiu sua fala entre dois eixos: a apresentação de experiências exitosas de Salvador que já estão alinhadas com os princípios de uma administração pública mais moderna; e a exposição das principais propostas levantadas pelos prefeitos para o texto da Reforma Administrativa.

“Quando chegamos, Salvador era a última colocada no índice Firjan entre as capitais do Brasil. Nós implantamos a regra de ouro da gestão: gastar sempre menos do que se arrecada e, com isso, fizemos poupança corrente. Conseguimos aumentar a nossa arrecadação própria, sobretudo por meio do ISS, colhendo os efeitos do crescimento econômico que a cidade tem vivido na última década. Hoje, Salvador é a primeira colocada no Brasil no índice Firjan”, afirmou o prefeito.

Bruno destacou que, em agosto, lançará o planejamento estratégico da sua gestão até 2028: “Adotamos o que há de mais moderno na gestão pública em integridade, controle, transparência e compliance. Definimos planejamentos estratégicos, com prazos, metas e entregas claras. Esse planejamento é o que nos guia e impede que a gestão perca o rumo diante das urgências do dia a dia”.

Como representante da FNP, Bruno Reis defendeu que a reforma precisa ter impacto efetivo nos municípios, oferecendo diretrizes para a modernização das carreiras públicas. Um dos pontos centrais, segundo ele, é a implementação de critérios de desempenho, que promovam a remuneração por produtividade e o cumprimento de metas vinculadas ao planejamento estratégico de cada gestão.

Por fim, Bruno defendeu a regulamentação nacional dos vínculos temporários no serviço público. Ele lembrou que, hoje, cada estado ou município adota modelos próprios, como o REDA na Bahia, e defendeu a criação de um modelo unificado para dar mais segurança jurídica e padronização a esse tipo de contratação.

Entre janeiro e junho, ações de inteligência e de repressão qualificada retiraram das ruas, por dia, 20 armas de fogo

Leia em: < 1 minuto

As Forças da Segurança da Bahia aumentaram em 18% o número de armas de fogo apreendidas no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho, ações de inteligência e de repressão qualificada retiraram das ruas, por dia, 20 armas de fogo.

No total, foram apreendidos 3.711 armamentos nos seis primeiros meses deste ano, contra 3.134 no primeiro semestre de 2024.

📷 Divulgação SSP BA

 

//

Operação da ADAB foi deflagrada a partir de denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas

Leia em: < 1 minuto

Uma operação liderada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de, aproximadamente, 1,5 tonelada de carnes e miúdos bovinos provenientes de abate clandestino. A ação de combate a práticas ilegais, que colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente, aconteceu em diversos municípios do sul do estado.

A operação foi deflagrada a partir de denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas. Na oportunidade, os agentes percorreram localidades nos municípios de Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una, onde identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal.

Além das irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização flagrou o descarte inadequado de resíduos provenientes dos abates às margens de um curso d’água. Vale ressaltar que a prática configura crime ambiental e o responsável foi detido em flagrante pelas autoridades, sendo conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais.

Segundo o órgão, operações como essa são fundamentais para coibir atividades ilícitas que comprometem a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental. A agência reforça a importância da denúncia por parte da população e alerta sobre os riscos do consumo de carnes adquiridas em estabelecimentos irregulares e sem o selo de inspeção municipal, estadual ou federal.

A carne apreendida foi destruída nas graxarias de dois matadouros do SIE, conforme os protocolos sanitários vigentes. A ADAB segue intensificando as ações de fiscalização em toda a região, com o objetivo de garantir alimentos seguros e preservar a saúde pública.

📷 Divulgação ADAB

Sérgio Murilo era morador do Bairro Mangabinha há mais de 60 anos

Leia em: < 1 minuto

O ex-vereador de Itabuna entre os anos 1997 e 2000, Sérgio Murilo Xavier da Silva, morreu nesta quarta-feira (9.julho). Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, desde o último domingo (6.julho) e não resistiu às complicações provocadas pela diabetes.

Sérgio também atuou como servidor público estadual, lotado na 5ª Ciretran. O político era morador do Bairro Mangabinha há mais de 60 anos e teve atuação marcante na política local, tendo conquistado uma expressiva votação para vereador em 1996.

A Câmara de Vereadores de Itabuna decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador. O decreto foi assinado pelo presidente da Casa, Manoel Porfírio (PT).

O corpo de Sérgio Murilo será velado hoje (9.julho), a partir das 18h, no SAF, localizado na Avenida Juca Leão. O sepultamento está previsto para essa quinta-feira (10.julho), às 10h.

Nossos sentimentos aos familiares.

Notícias mais lidas

Outros assuntos