Prazo do decreto é de 90 dias com possibilidade de prorrogação

Leia em: < 1 minuto

Na noite dessa sexta-feira (31.janeiro), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), decretou situação de emergência administrativa no município. A medida foi publicada no Diário Oficial por meio do Decreto nº 329.

De acordo com o documento, o objetivo é viabilizar a adoção de medidas urgentes para garantir o atendimento à população e a continuidade dos serviços públicos. O prazo previsto é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Entre os motivos para a medida, o decreto considera o estado de abandono deixado pela gestão anterior na área administrativa, incluindo processos licitatórios não iniciados ou não concluídos, precariedade da estrutura básica, existência de contratos com indícios de irregularidades, além do desabastecimento de alimentos, ferramentas, EPIs e itens de higiene e limpeza.

Durante a vigência do decreto, ficam autorizadas contratações emergenciais para aquisição de bens e serviços essenciais à administração pública, sempre em conformidade com os princípios da legalidade, probidade administrativa, responsabilidade e transparência.

Operação Stall foi deflagrada com objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em crimes de corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro

Leia em: < 1 minuto

Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou a Operação Stall com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Tucuruí, no Pará, e em Brasília, no Distrito Federal.

A investigação teve início após a prisão em flagrante de um policial militar, encontrado dentro de uma aeronave transportando R$ 1.149.300,00 em espécie. De acordo com as apurações, o dinheiro, oriundo do estado de São Paulo, seria utilizado para a compra de votos nas Eleições de 2024.

A partir dessa prisão, a Polícia Federal aprofundou as investigações, identificando um esquema criminoso que envolvia agentes públicos e empresários em um complexo mecanismo de desvio de recursos e ocultação de valores ilícitos. A investigação segue em andamento e novas diligências serão realizadas para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise dos materiais apreendidos.

Liz Paula Souza tem apenas 20 anos de idade e foi aluna do Curso Ingressar

Leia em: < 1 minuto

A jovem nascida e criada na Fazenda Grande do Retiro, Liz Paula Souza, de 20 anos, foi aprovada no curso de Medicina em três das melhores universidades federais do país e uma estadual na Bahia. Após dois anos de dedicação às aulas do Curso Ingressar, programa preparatório oferecido pela prefeitura de Salvador a jovens carentes que desejam chegar ao ensino superior, a estudante alcançou média 808 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota assegurou, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, vagas para o curso mais disputado do país nas universidades federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF), além de ter conseguido resultado para ingressar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Assim como Liz, o Ingressar preparou outros mil jovens em 2024. O número total de aprovações em universidades ainda está sendo computado, já que as instituições têm 20 dias após o resultado oficial do Sisu para enviar as informações. O programa municipal é tocado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O projeto municipal, voltado para jovens de famílias cadastradas no CadÚnico, oferece um curso pré-Enem totalmente gratuito, visando facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior com revisões e dicas específicas para o processo seletivo.

Notícias mais lidas

Outros assuntos