Professora Larissa Araújo Coutinho de Paula, do curso de Geografia, foi a grande vencedora do prêmio feito pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Leia em: < 1 minuto

A professora Larissa Araújo Coutinho de Paula, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Isabel André, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. O prêmio presta uma homenagem à professora e geógrafa portuguesa Isabel André, com o objetivo de destacar trabalhos que aprofundem a relação entre o gênero e o conhecimento geográfico ou que explorem a integração da perspectiva de gênero no planejamento territorial.

A tese de doutoramento de Larissa de Paula chamou a atenção do júri por sua abordagem crítica, original e interdisciplinar. O trabalho destaca-se por repensar o papel do gênero nas práticas de planejamento territorial, um campo tradicionalmente marcado por dinâmicas que nem sempre consideram as especificidades de gênero. A pesquisa desenvolve uma reflexão que não apenas contribui para a teoria, mas também propõe aplicações práticas que promovem maior equidade e inclusão nas políticas públicas de ordenamento territorial.

O trabalho da professora Larissa Araújo Coutinho de Paula é um marco que evidencia a importância de incluir questões de gênero no espaço agrário, em assentamentos rurais e em políticas públicas voltadas para as camponesas. A pesquisa tem o potencial de influenciar diretamente políticas públicas, promovendo maior justiça social e espacial.

Eleição aconteceu nesta sexta-feira durante reunião extraordinária do consórcio

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta sexta-feira (20.dezembro), a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), com sede em Camacã, foi eleita para o biênio 2025-2026. A Cima conta com a participação de 12 prefeitos da região e a eleição da chapa única aconteceu por unanimidade.

O prefeito reeleito de Camacã, Paulo do Gás (PSD), será o novo presidente; Fernando Brito (Avante), reeleito prefeito de Santa Luzia, será o vice-presidente; Elder Fontes (PSD), prefeito eleito de Itaju do Colônia, atuará como primeiro-secretário; o cargo de segundo-secretário ficará a cargo do prefeito eleito de Buerarema, Gel da Farmácia (UB); já o primeiro-tesoureiro será o prefeito reeleito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD) enquanto o segundo-tesoureiro será o prefeito eleito de Pau Brasil, Robson Venâncio (PT).

Pedrão governou Itapé por cinco mandatos

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Itapé por cinco mandatos, Pedro Jackson Brandão, conhecido carinhosamente como Pedrão, morreu nesta sexta-feira (20.dezembro) aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, e não resistiu ao agravamento no quadro de saúde.

Pedrão foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988 e o último mandato foi finalizado em 2016. Além disso, chegou a ser vice-prefeito na gestão de Naeliton Pinto e presidente da AMURC (Associação do Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia).

O velório começará a partir das 18h no SAF de Itabuna. Posteriormente, o corpo será levado para cremação em Alagoinhas.

O político deixa a viúva e três filhos. Nossos sentimentos aos familiares.

Evento acontece hoje à noite na quadra do Colégio Batista de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

A tradicional Ceia Solidária da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna acontece hoje (20.dezembro), às 18h30, na quadra poliesportiva do Colégio Batista (CBI). O evento que celebra o Natal e promove a comunhão é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade.

Cerca de 100 famílias atendidas pelos programas sociais da igreja serão beneficiadas. A expectativa é que 240 pessoas, entre adultos e crianças, participem da ceia.

A iniciativa é promovida pelos Ministérios de Ação Social e Infantil da Igreja Teosópolis, com o apoio dos demais ministérios da igreja. Com 150 voluntários envolvidos, o evento é considerado a maior Ceia Solidária de Itabuna.

Além da ceia, haverá culto, apresentações musicais, distribuição de presentes para as crianças, panetones para as famílias e sorteio de diversos itens. A Associação Beneficente e Cultural (ABCT), braço social da Igreja Teosópolis, oferece suporte à realização da ceia, contando também com o apoio de empresas como a Rota Transportes, que ficará responsável pelo transporte dos beneficiados.

866 vagas serão destinadas à ampla concorrência, enquanto 1.004 vagas serão ofertadas dentro de modalidades de ações afirmativas

Leia em: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) anunciou a oferta de 1.870 vagas em cursos de graduação para o ano de 2025. De acordo com o termo de adesão da instituição ao Sistema de Seleção Unificada Sisu, 866 vagas serão destinadas à ampla concorrência, enquanto 1.004 vagas serão ofertadas dentro de modalidades de ações afirmativas.

As vagas reservadas para as ações afirmativas estão distribuídas da seguinte forma: 653 vagas para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio e os quatro anos do Ensino Fundamental em escolas públicas; 211 vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 70 vagas para candidatos indígenas e quilombolas e 70 vagas para pessoas com deficiência.

As vagas estão distribuídas nos cursos de bacharelado em Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Psicologia e Química.

Além disso, a universidade oferta licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2025, a graduação em Psicologia estreia na grade de cursos, com a oferta de 40 vagas para a primeira turma.

Dupla reagiu à abordagem policial e entrou em confronto com a guarnição em Arraial D'ajuda

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta sexta-feira (20.dezembro), dois suspeitos de envolvimento na morte do ex-ator mirim e DJ, João Rebello, morreram depois de trocar tiros com a polícia em Arraial D’ajuda, distrito de Porto Seguro. O confronto aconteceu depois que a guarnição da PM foi até o local após receber uma denúncia anônima sobre a presença de criminosos ostentando armas de fogo e vendendo drogas na localidade.

Quando o grupo armado percebeu a aproximação dos militares, reagiu à abordagem e passou a atirar. Houve intensa troca de tiros e, quando os disparos cessaram, foi constatado que dois suspeitos tinham sido baleados. Eles foram socorridos até a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiram aos ferimentos.

No local do confronto, a polícia encontrou um carro com entorpecentes, balança de precisão e embalagens para acondicionamento das drogas. Todo o material foi apresentado na delegacia de Polícia Civil.

Posteriormente, a polícia identificou que os resistentes foram identificados pelos prenomes de Danda e Kuririn. De acordo com a polícia, eles são líderes de uma organização criminosa e suspeitos de participarem do homicídio do DJ na Praça da Independência, no centro de Trancoso, em outubro deste ano.

Notícias mais lidas

Outros assuntos