ADASB acompanha de perto a trajetória da melhora do preço da arroba do boi gordo

Leia em: < 1 minuto

A melhora no preço da arroba do boi gordo tem levado alguns setores a questionar o que eles chamam de alta, mas, na verdade, o que está ocorrendo é a recuperação de um cenário de grande desvalorização do preço da arroba do boi, que vinha ocorrendo em diferentes regiões do país. A explicação é da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB).

A ADASB tem acompanhado de perto essa trajetória de melhora no preço do boi gordo. Nos últimos três meses, o mercado percebeu a falta de boi gordo e a grande carência de bezerros e precificou isso. Hoje, está em R$ 300 a arroba na região Sul da Bahia.

De acordo com Edimar Margotto Jr., diretor da ADASB, essa alteração no preço tem como base a inversão do Ciclo da Pecuária: ”Passamos por uma grande desvalorização do preço da arroba do boi e do bezerro, o que levou a um grande abate de vacas e novilhas. Isto provocou aumento do volume de carne no mercado e queda nos preços”.

Agora, a expectativa do produtor rural é de alta e manutenção de preços ao longo dos anos de 2025 e 2026.

Ações fazem parte da Operação Bombeiro Total, que busca cumprir Legislação contra incêndio e pânico

Leia em: < 1 minuto

Os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna e do Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna (SINDICOM) promoveram um encontro entre o Corpo de Bombeiros Militar e a classe empresarial para esclarecer sobre a exigência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

De acordo com o Tenente Coronel Soares Neto, Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, as notificações enviadas nos últimos meses para os estabelecimentos fazem parte da operação Bombeiro Total, que acontece em toda a Bahia com o objetivo de conscientizar o empresário a cumprir a Legislação contra incêndio e pânico, que já está em vigor desde 2015.

Para as edificações térreas com área até 200m²,não há necessidade de contratação de engenheiro, podendo o próprio empresário preencher o requerimento padrão no site do órgão. Já as edificações acima de 200m², o Corpo de Bombeiros possui uma instrução técnica específica para análise, dependendo do estudo técnico do engenheiro para avaliação.

Após a aprovação do projeto, o Estado cobra dois DAEs, a Taxa de vistoria e a Taxa de incêndio. O associado do SINDICOM está isento do pagamento da taxa de incêndio, conforme decisão judicial que julgou procedente em uma ação promovida pela entidade questionando a constitucionalidade da cobrança.

Câmara itabunense foi a quarta mais bem avaliada entre os 417 municípios baianos

Leia em: < 1 minuto

O quesito transparência, fundamental na gestão pública, tem sido um trunfo da Câmara de Vereadores de Itabuna. A prova disso é que o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia concedeu o Selo Ouro de Transparência à Casa.

A Câmara foi a quarta mais bem avaliada entre os 417 municípios do estado. O mais interessante é que o Legislativo saiu da oitava para a quarta posição, ou seja, melhorou a posição provando que tem se preocupado com esse quesito.

“Faz parte da obrigação de cada gestor provocar esse movimento de transparência; quando você se coloca à disposição para trabalhar no poder público, sua responsabilidade aumenta. Vai cuidar de patrimônio, de dinheiro que não é seu, é do povo. Então, quanto mais transparência, não só no dinheiro, mas em todos os serviços, pra nós, é motivo de muito orgulho chegar nesse patamar”, disse o presidente Erasmo Ávila (PSD).

 

Notícias mais lidas

Outros assuntos