Edmar Luz é casado, pai de dois filhos e, em 2006, começou a discutir política na cidade ao atuar como presidente da CDL

Leia em: 6 minutos

O empresário, presidente do PP de Canavieiras e pré-candidato a prefeito, Edmar Luz, conversou com este Pauta Blog sobre o atual cenário político do município. Luz definiu a atual gestão como “pífia” e disse que a cidade vive “um caos administrativo há seis meses”.

Edmar chegou a Canavieiras há mais de 20 anos e se apaixonou pela região. É casado, pai de dois filhos e, em 2006, começou a discutir política na cidade ao atuar como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Em 2016, candidatou-se a prefeito pela primeira vez e teve 5.524 votos, alcançando o segundo lugar. Em 2020, também foi candidato, mas bateu na trave outra vez. Neste ano, espera obter sucesso nas urnas porque tem um propósito na vida pública: “Não estou na política por vaidade, mas porque tenho um projeto para a cidade e acredito nesse projeto”.

➡️ Confira a entrevista:

Pauta Blog // Como você avalia a gestão do prefeito Paulo Carvalho?
Edmar Luz // A pessoa de Paulo Carvalho, eu respeito muito, o filho dele eu também respeito muito. Gosto muito deles, mas a administração, hoje, é pífia. Nós temos, infelizmente, um município que é governado não só pelo prefeito, mas por um grupo de pessoas que têm autonomia plena para estar mandando nas secretarias e isso não é modelo. O papel de um vereador é legislar e fiscalizar, não é executar. Hoje, Canavieiras vive um caos administrativo, onde você tem um número de funcionários que ultrapassa qualquer índice, tem cerca de 80% de contratações indevidas. As pessoas estão em uma encruzilhada porque, provavelmente, elas não vão receber os salários em breve porque Paulo pegou o município em um momento de crescimento das receitas e, agora em março, as receitas caem. Como a prefeitura vai manter os salários em dia? Com certeza, vai haver demissões! Eu fico muito preocupado com essas atitudes que vêm sendo tomadas. A cidade parou! Não tem obra sendo executada em Canavieiras! Não temos nada sendo feito! As coisas que estavam ruins, ou estão do mesmo jeito ou estão piores. A gente vive um clima muito desconfortável e a cidade está tensa com a atual administração.

Pauta Blog // Por que o prefeito não consegue gerir nem ordenar?
Edmar Luz // Infelizmente, o quadro é de loteamento das secretarias. São secretários que não têm autonomia porque chega outro ente público e desmanda o que o secretário mandou fazer, então é algo nunca visto antes. Eu converso com os vereadores mais antigos e com algumas lideranças que dizem que nunca viram isso acontecer. São seis meses desse caos administrativo e a cidade não vai suportar mais quatro anos.

Pauta Blog // Quais são os principais problemas enfrentados pela população de Canavieiras e o que você faria para mudar esses cenários?
Edmar Luz // Em Canavieiras, nós temos três grandes problemas: a saúde pública, a geração de emprego e os problemas de infraestrutura.

➡️ SAÚDE

Edmar Luz // A saúde pública, eu falo de constituirmos uma equipe pra realizar um atendimento humanizado porque as pessoas precisam ser acolhidas nas unidades de saúde e ser tratadas com respeito. Temos, também, que informatizar a saúde pública para que o reconhecimento facial faça com que o cidadão não tenha, necessariamente, que levar a documentação pra ser atendido. Também temos que trazer mais especialidades para o município porque, hoje, por exemplo, não temos obstetra. Os filhos de Canavieiras têm que nascer em Ilhéus porque Canavieiras não tem um obstetra. Temos que pactuar com a Fundação de Camacã para que o atendimento seja feito lá e temos que fazer um investimento na saúde pública. Com os recursos próprios do município, que a gente destine 15% ou 20% a mais para a saúde pública porque é necessário.

➡️ GERAÇÃO DE EMPREGO

Edmar Luz // Na geração de emprego, nós precisamos iniciar o processo de agroindustrialização, que é a gente pegar uma área pública, fazer a desapropriação e fazer o nosso distrito industrial porque nós somos produtores de camarão, de lagosta e de piaçava. Nós temos que reorganizar o turismo de Canavieiras, o calendário turístico e sentar com o trade para discutir ações para promover Canavieiras porque a gente precisa estar na mídia. Precisamos incentivar a agricultura familiar para que o produtor tenha assistência técnica para produzir e incentivar o comércio a comprar o produto que é produzido pelo nosso produtor rural.

➡️ INFRAESTRUTURA

Edmar Luz // Na Infraestrutura, eu sigo o exemplo de Thiago porque, quando um amigo faz algo de bom, a gente precisa copiar dentro de casa, do comércio e também da prefeitura. Thiago implantou a fábrica de intertravado em Una e, hoje, consegue produzir em torno de 300 metros por dia com duas máquinas que ele comprou com um investimento de R$ 70 mil. Dessa forma, nós vamos poder calçar todos os bairros de Canavieiras, como Cidade Nova, João Fonfon, Jardim Burundanga, Jardim Primavera e Augusto Reis, que são bairros que não têm calçamento até hoje, além do interior do município.

Pauta Blog // Como está o andamento da sua pré-candidatura a prefeito?
Edmar Luz // Tem muito diálogo com as lideranças que, hoje, não estão fazendo parte da administração. É um clamor por união pra gente mudar o rumo que Canavieiras tem tomado nesse momento. É um momento pra todo mundo ter humildade, discutir o futuro da cidade. Tenho conversado com lideranças do MDB, com o ex-prefeito Dr. Almeida, com lideranças do PSD, do PT, com o governo do estado e com os nossos deputados pra gente fazer uma base forte pra Canavieiras voltar a trilhar um caminho correto. Canavieiras é um pote de ouro que está enterrado porque os filhos de Canavieiras não usufruem dessas riquezas. Precisamos unir a oposição pra gente dar uma condição melhor para a população.

Pauta Blog // O que a população pode esperar de uma possível gestão de Edmar Luz?
Edmar Luz // Trabalho, dedicação e amor. Tenho amor por Canavieiras e pelas pessoas. O bem maior que nós temos no município são as pessoas. Então, quero cuidar de gente. Eu tenho essa missão! Creio que é uma missão que Deus me deu de vir para Canavieiras. Eu quero cuidar da nossa gente e farei o meu melhor com as bênçãos de Deus para cuidar do povo de Canavieiras.

➡️ “Não estou na política por vaidade, mas porque tenho um projeto para a cidade e acredito nesse projet”

➡️ “A pessoa de Paulo Carvalho [prefeito], eu respeito muito, mas a administração, hoje, é pífia”

➡️ “Canavieiras vive um caos administrativo, onde você tem um número de funcionários que ultrapassa qualquer índice, tem cerca de 80% de contratações indevidas”

➡️ “A gente vive um clima muito desconfortável e a cidade está tensa com a atual administração”

➡️ “São seis meses desse caos administrativo e a cidade não vai suportar mais quatro anos”

➡️ “Em Canavieiras, nós temos três grandes problemas: a saúde pública, a geração de emprego e os problemas de infraestrutura”

➡️ “Eu falo de constituirmos uma equipe pra realizar um atendimento humanizado porque as pessoas precisam ser acolhidas nas unidades de saúde e ser tratadas com respeito”

➡️ “Na geração de emprego, nós precisamos iniciar o processo de agroindustrialização”

➡️ “Canavieiras é um pote de ouro que está enterrado porque os filhos de Canavieiras não usufruem dessas riquezas”

➡️ “Quero cuidar de gente. Eu tenho essa missão! Creio que é uma missão que Deus me deu de vir para Canavieiras”

"Eu sempre fiz política independente do projeto de Mário", disse Bebeto Galvão

Leia em: 2 minutos

Na sexta-feira (12.abril), o vice-prefeito de Ilhéus e também pré-candidato a prefeito, Bebeto Galvão (PSB), concedeu entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, e soltou o verbo sobre o prefeito Marão (PSD). Segundo Bebeto, Marão descumpriu um acordo firmado em 2020 quando garantiu que ele seria escolhido para ser o sucessor na prefeitura de Ilhéus.

Visivelmente chateado com a conduta do gestor municipal, Bebeto relembrou as circunstâncias que o levaram a formar a chapa com Marão há quatro anos: 📌 “Eu sempre fiz política independente do projeto de Mário. Em 2020, houve circunstâncias políticas que nos conduziram para uma aliança para manter a cidade na base do governo do estado. Quem é de projeto coletivo não pode se dar ao luxo de fazer carreira solo. Mário estava isolado politicamente e nenhum político queria encostar nele. Depois de muito debate interno no PSB, tínhamos alternativas e existia a possibilidade de uma aliança com o PSD. Houve conversa, inclusive envolvendo Rui Costa e Jaques Wagner. Para que a oposição não ganhasse, era necessário o PSB ficar com o PSD e o PT ficar na base do PP. Nas pesquisas, ficou claro que só um nome seria capaz de tirar Mário daquele lugar e ele ficou me pedindo para, pelo amor de Deus, ajudá-lo a tirá-lo do isolamento político”.

Galvão disse que Marão foi incapaz de explicar que não poderia indicá-lo como sucessor e, simplesmente, contrariou os aliados escolhendo o secretário Bento Lima como pré-candidato: 📌 “O inadimplente da palavra não sou eu. O problema de caráter não está comigo, está com o outro. Onde é que está o erro? É em Ilhéus ou no erro de conduta que Mário adotou? Ilhéus pode até ter críticas ao meu posicionamento político, mas sabe da minha conduta e sabe quem eu sou. Ele [Marão] sabe e não teve coragem de enfrentar. Se não foi possível cumprir a palavra, era me chamar e dizer que as circunstâncias não permitiram manter o acordo, mas você é parte desse acordo. Isso seria o rito natural da política construindo um entendimento. O próprio presidente do PSD disse a ele que ele deveria ter se reunido com os partidos de 2020 para escolher o melhor nome para 2024, mas ele, com mania de grandeza e se julgando imperador, quer impor a vontade dele a Ilhéus. Não é assim! Deveria ter lealdade com os parceiros de caminhada!”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos