Prejuízo estimado é de R$ 21 milhões

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma das mais significativas operações contra crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro no Brasil. A Operação Dígito 8, que faz referência à guia utilizada pelos criminosos para subtrair dinheiro de instituições financeiras, desarticulou um esquema de fraudes em pagamentos de guias de arrecadação via QR Code PIX.

Na manhã desta quinta-feira (18.janeiro), 115 policiais civis cumpriram 10 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão em nove estados e no Distrito Federal. Residências e gabinetes dos secretários foram alvos de buscas, assim como houve a prisão de um advogado em um bairro nobre de São Paulo, suspeito de auxiliar na evasão dos recursos ilícitos.

As investigações apontam que a atividade criminosa começou em 7 de janeiro de 2023 e se estendeu até 31 de janeiro do mesmo ano. Durante esse período, os investigados inseriram códigos de barras de guias válidas, mas adulteraram o QR Code PIX para valores significativamente menores, causando um prejuízo de R$ 21.000.000,00.

Ainda segundo os dados policiais, a fraude foi orquestrada por quatro núcleos distintos: operacional (responsável por explorar a vulnerabilidade e efetuar os pagamentos), prefeituras (emissão das guias fraudulentas e repasse das verbas em Morros/MA, Ubaitaba/BA, Serra do Navio/AP, Jacinto/MG, e Acorizal/MT), intermediadores (facilitou a comunicação entre o núcleo operacional e as prefeituras) e financeiro (utilizou empresas para permitir a retirada dos recursos ilícitos das contas das prefeituras).

//

Festejos começam em fevereiro com a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico

Leia em: 2 minutos

Na noite dessa quarta (17.janeiro), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), apresentou o calendário oficial de festejos para o município em uma cerimônia realizada no Centro de Cultura Adonias Filho. Os eventos vão ser realizados por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

A primeira festa é a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, marcada para os dias 3 e 4 de fevereiro. Entre as atrações, Luiz Caldas e Alobened Airam, além do desfile dos blocos carnavalescos tradicionais.

Já nos dias 21, 22 e 23 de março, acontece a 3ª edição do Celebra Itabuna, voltada para o segmento de matriz africana para conscientizar a comunidade sobre essa cultura, desmistificando e combatendo o preconceito religioso por desconhecimento e racismo.

O Calendário Anual prossegue com a Feira literária de Itabuna (FELITA) nos dias 18, 19 e 20 de abril, com ênfase na leitura para aproximar o leitor, escritores e livros.

Em junho, tem a 3ª edição do Ita Pedro, de 27 a 30. Neste ano, as atrações nacionais já confirmadas são Calcinha Preta, Dorgival Dantas e Léo Santana, além de dezenas de artistas e bandas locais e regionais como Trio da Huanna, Cacau com Leite, Cristal Som e Kaio Oliveira.

Nos dias 18, 19 e 20 de julho, vai acontecer o Festival Firmino Rocha, uma homenagem singela que a cidade prestará ao poeta natural da cidade e autor de várias obras. Ainda em julho, na semana de aniversário da cidade, nos dias 27 e 28 de Julho, acontecerá a 4ª edição do Celebra Itabuna, reunindo bandas e artistas católicos e evangélicos.

Para finalizar, a partir de 21 de novembro, vai acontecer a 4ª edição do Natal de Luzes e Sonhos para proporcionar a paz social, a harmonia e a confraternização entre as pessoas com shows e decoração luminosa.

//

Batida entre automóvel e carreta aconteceu no trecho de Milagres

Leia em: < 1 minuto

Na noite dessa quarta (17.janeiro), um gravíssimo acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas na BR-116, trecho de Milagres. Pai, mãe e três filhos viajavam no automóvel e morreram no local do acidente.

O condutor do automóvel foi identificado como Flavio Costa Silva, que era motorista da prefeitura de Jequié. Junto com ele, estavam a esposa Eonice Ribeiro de Jesus e os filhos do casal, Bernardo, Gabriel e Ingrid. Eles teriam saído de Jequié para participar de um aniversário na capital baiana.

A prefeitura de Jequié emitiu uma nota de pesar lamentando o ocorrido e adiou um evento que estava previsto para hoje (18.janeiro) em respeito aos familiares.

Caso aconteceu ontem à tarde em Ubatã

Leia em: < 1 minuto

Um assalto, no mínimo, inusitado foi registrado no município de Ubatã ontem (17.janeiro) à tarde. Um ladrão entrou em uma casa lotérica e entregou um bilhete para uma das funcionárias onde informava que se tratava de uma ação criminosa.

O papel utilizado foi o verso de um jogo de loteria com a seguinte frase: “Se chamar a polícia, você morre. Isto é um assalto. Ponha todo o valor na sacola sem movimentos bruscos”.

Apesar do susto, os clientes que estavam no estabelecimento foram poupados e apenas o caixa do estabelecimento foi lesado. A polícia, agora, trabalhar para identificar o suspeito, que teria deixado o local em um carro. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos