Jacó Bittar estava internado no Hospital de Base há mais de uma semana

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta sexta (6.outubro), o policial civil aposentado, Jacó Bittar, morreu em Itabuna. Ele estava internado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães há mais de uma semana, mas, infelizmente, não resistiu ao agravamento no quadro de saúde.

O velório acontece no SAF e, hoje (7.outubro), o corpo será enterrado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ex-colegas.

Operação Héstia é fruto de investigações realizadas há mais de um ano

Leia em: 2 minutos

Integrantes de uma organização criminosa integrada por pessoas da mesma família, responsável por tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios praticados na cidade de Ipiaú e regiões vizinhas foram alvos da Operação Héstia, deflagrada nesta sexta-feira (6.outubro). A Polícia Civil cumpriu 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão no interior da Bahia e em uma unidade prisional de São Paulo.

Dos mandados de prisão, quatro foram cumpridos nas unidades prisionais de Jequié e São Paulo. No curso das ações, realizadas também nos municípios baianos de Valença, Maraú, Camamu e Itacaré, ainda foi possível elucidar o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, em Ipiaú. Foram apreendidos aparelhos celulares e uma quantia de R$ 15 mil em dinheiro.

A ação de hoje é fruto de investigações realizadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz, quando prisões de suspeitos nas cidades circunvizinhas à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior foram solicitadas ao Poder Judiciário.

Os municípios da Bahia que tiveram reforço policial durante o primeiro mês de Operação Paz tiveram redução significativa na quantidade de Mortes Violentas Intencionais (MVI), como mostra o balanço de setembro das ações. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada uma queda de 16,7%.

A ação da Operação Paz nos municípios-chave ajudou a puxar a redução no estado, que se aproximou dos 15% no mês. Camaçari teve redução de 12,5%; Senhor do Bonfim, 75%; Juazeiro, 86,7%; e Jequié, 91,7%. Durante a primeira etapa das ações, realizada no mês passado, mais de 100 prisões foram realizadas, 63 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 40 armas de fogo, 11 kg de drogas e 57 munições e explosivos foram apreendidos.

Homem confessou o crime e não demonstrou arrependimento

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de quinta-feira (5.outubro), o suspeito de assassinar Zamali Liege Santos, de 30 anos, foi preso por policiais civis em Ubatã. O homem identificado como Josenilton Dias dos Santos, de 27 anos, matou a ex-mulher a facadas e escondeu o corpo em um matagal localizado em Vale Verde, distrito de Porto Seguro.

Zamali estava desaparecida desde o último sábado (30.setembro), quando foi vista em uma festa ao lado do ex-companheiro. Logo após o desaparecimento, o suspeito enviou um áudio para familiares contando aonde havia escondido o corpo da vítima.

A delegada titular da DEAM de Porto Seguro, Rosângela Santos, requereu interceptação telefônica e sigilo de dados, além de busca e apreensão domiciliar, uma vez que o autor se encontrava na região de Itamarati. Após o corpo ser encontrado, foi requerida a prisão preventiva do autor. Foi depois de uma longa negociação com o suspeito que foi possível convencê-lo a se apresentar, espontaneamente, e desistir de tirar a própria vida.

Após ser preso em Ubatã, Josenilton foi recambiado para Porto Seguro, onde foi ouvido pela delegada responsável pelo caso. Em depoimento, ele confessou o crime e não demonstrou arrependimento.

Zamali e o suspeito tinham dois filhos, que são frutos de um relacionamento conturbado que durou cerca de 10 anos.

Evento acontece no auditório do Sicoob Coopec

Leia em: < 1 minuto

O Encontro de Corais “Um sonho a mais não faz mal” acontece na tarde desta sexta-feira (6.outubro), às 17h30, no auditório do Sicoob Coopec, em Itabuna. O evento celebra os 25 anos do Coral dos Servidores da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).

Além do Coral da Ceplac, o Coral Dom Eduardo e o Madrigal Canta Voz vão participar do evento. Vai ser um momento de muita alegria e confraternização. Não perca!

Atendimento vai acontecer de 8h às 12h

Leia em: 2 minutos

No próximo sábado (7.outubro), de 8h às 12h, o SAC promove o Projeto Pequeno Cidadão para um atendimento dedicado às crianças e adolescentes de até 17 anos para emissão da carteira de identidade. A 1ª via é gratuita, mas, para a 2ª e demais vias, é necessário pagar uma taxa de R$ 46,19.

Para fazer o RG, é preciso apresentar certidão de nascimento original. Em todos os postos da rede, é necessário levar uma foto 3×4 para crianças menores de três anos de idade. Porém, independentemente da idade das crianças e adolescentes, é preciso levar foto em todos os 45 Pontos SAC e levar duas fotos, no caso das carretas do SAC Móvel.

No dia do Pequeno Cidadão, o SAC Móvel estará nos municípios de Utinga, Valente e Gongogi. Vale ressaltar que 10 postos SAC no interior NÃO participam desta edição do projeto: Barreiras, Conquista I, Feira I, Feira II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Uma novidade desta edição do Projeto Pequeno Cidadão é o atendimento voltado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O SAC Alagoinhas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai oferecer esse serviço, com capacidade para atender a 30 crianças. Na capital, o SAC Shopping da Bahia também vai disponibilizar o serviço, ofertando os mesmos 30 atendimentos.

O agendamento na capital e RMS será através do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). No interior, pelo app ou portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br). Nos Pontos SAC e no SAC Móvel, será por ordem de chegada.

PRF efetuou prisão do homem em flagrante

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, em flagrante, um homem que saqueou a carga de um caminhão que tombou na BR-116, trecho de Poções, na região sudoeste. Segundo a PRF, o caminhão transportava tecidos e o homem foi flagrado colocando parte da carga dentro de um veículo de passeio.

Vale ressaltar que saqueadores de carga podem ser indiciados por furto. O crime prevê uma pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa. Em algumas situações, como essa que ocorreu, pode ocorrer a prisão em flagrante.

Notícias mais lidas

Outros assuntos