Governo estadual apresentou proposta de reajuste, mas categoria alega que valor não atende às necessidades

Leia em: < 1 minuto

Na semana passada, professores e professoras da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) se reuniram em assembleia para debater a campanha salarial 2023. Após discutir sobre o anúncio de reajuste apresentado pelo governo estadual, a categoria decidiu paralisar as atividades acadêmicas no dia 16 de maio.

Até o momento, o governo informou que vai enviar um Projeto de Lei (PL) para aumentar em 4% o salário de todo funcionalismo público baiano, com valor retroativo ao mês de março. A medida inclui, ainda, mais 2,53% para servidores das UEBAs, além de uma correção referente ao interstício das classes docentes. O governo informou, também, que vai ser enviado outro PL para atender 530 promoções, acabando com a fila de espera dos últimos anos.

A plenária considerou um avanço na pauta salarial, mas viu a necessidade de continuação da campanha, uma vez que o reajuste não chega nem perto das perdas acumuladas pela categoria nos últimos 8 anos.

Para o dia 16 de maio, a ADUSC pretende marcar presença na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), junto ao máximo de professoras e professores da Uesc, para a audiência pública da Comissão de Educação.

Evento vai acontecer no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória

Leia em: 2 minutos

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Café, Salvador vai sediar a I Feira Baiana de Cafés Especiais. O evento, que tem entrada gratuita, ocorrerá no dia 20 de maio, a partir das 13h, no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.

As inscrições para participar com stands, oferecer apoio ou patrocínio vão até a próxima sexta-feira (12.maio). O evento vai oferecer ciclos de palestras, feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais.

Para quem for à feira e estiver a fim de viver uma experiência diferente, pode se inscrever no Torneio de Latte Art, inédito em Salvador. O Latte Art é uma técnica muito utilizada pelos baristas, que consiste em criar desenhos sobre o café com leite vaporizado. Não precisa ser um barista super experiente para participar, basta ter experiência com a máquina de espresso e vaporização do leite.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por suprir cerca de 40% da demanda internacional e ocupar o lugar de 2º maior consumidor de café do planeta. Já a Bahia, que está entre os quatro maiores produtores do país, tem a previsão de atingir um crescimento de 0,6%, com a produção de 3,6 milhões de sacas beneficiadas de café na safra de 2023. Já na produção de cafés especiais no estado, a Chapada Diamantina tem sido destaque.

Confira a programação da feira:

13h – Abertura com música e discotecagem de vinil
14h – Uma conversa sobre Café com Afeto
15h – Roda de conversa entre Produtores de Café
16h – Roda de conversa sobre Torra
17h – Roda de conversa sobre Educação em Cafés Especiais
18h30 – Happy hour – Bar – Drinks com Café

//

Agressora mandou vítima levantar-se da mesa porque ela "não gosta de gente escura"

Leia em: < 1 minuto

Nesse domingo (7.maio), viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher cometendo o crime de injúria racial na parte externa de uma loja de conveniência localizada na Avenida São Rafael, em Salvador. A vítima filmou o momento em que a mulher diz para ela levantar-se da mesa porque “não gosta de gente escura”.

Mesmo após a vítima ameaçar chamar a polícia e registrar uma queixa na delegacia, a agressora parece não se incomodar. Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a dizer que a agressora aparenta ter problemas psicológicos, mas isso não diminui a gravidade do acontecimento.

A delegacia de Polícia Civil de Pau da Lima disse que está apurando o caso na tentativa de identificar e localizar a autora.

//

Crianças estão internada na UTI da unidade para ganhar peso por causa da prematuridade

Leia em: < 1 minuto

As trigêmeas Melissa, Maria Vitória e Maiara seguem juntas na UTI Intermediária do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. As meninas nasceram no dia 4 de abril e estão passando pelo processo de ganho de peso por causa da prematuridade.

Marivalda de Jesus Silva, de 29 anos, é mãe das meninas e tem outros dois filhos. Ela aguarda ansiosa pela alta médica e espera passar o próximo domingo (14.abril), que é Dia das Mães, em casa com a família.

A moradora de Uruçuca foi até a unidade para realizar um exame de rotina e, no mesmo dia, foi internada para a realização do parto. O nascimento das trigêmeas é o primeiro caso registrado desde a inauguração do hospital, em dezembro de 2021.

Marina foi hospitalizada no último sábado com sintomas de gripe e sinusite

Leia em: < 1 minuto

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), permanece internada no Hospital Incor, em São Paulo, por causa da Covid-19. A política deu entrada na unidade no último sábado (6.maio) com sintomas de gripe e sinusite, mas a internação aconteceu por precaução.

Um boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (8.maio) afirma que o quadro de saúde de Marina permanece estável e evolui bem. A expectativa é que a ministra recebe alta hospitalar em breve.

Notícias mais lidas

Outros assuntos