O ministro Rui Costa é quem estaria com a "caneta na mão" para definir o destino do grupo do prefeito Marão?

Leia em: 2 minutos

As próximas eleições municipais acontecem no próximo ano, mas as articulações políticas e prováveis alianças já começaram a ser feitas desde o término das eleições gerais. É aquela história de quem está dentro querer continuar e, quem está fora, quer entrar de qualquer jeito.

Em Ilhéus, não é diferente. O prefeito Marão (PSD) está cumprindo o segundo mandato e, portanto, não pode mais ser candidato. Sendo assim, começou a disputa por quem será o sucessor do Executivo e qual batalha vai ser preciso travar para ser escolhido.

Nos bastidores, comenta-se que o atual gestor prefere não se comprometer e tem conversado com vários nomes garantindo o apoio, mas uma fonte ligada a este Pauta Blog garantiu que a situação é um pouco mais complexa. O ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), é quem estaria com a “caneta na mão” para definir o destino do grupo.

Dos aliados, ou ex-aliados, à atual gestão, estão o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) e o vereador Jerbson Moraes (PSD). Um pouco mais distante, mas não tanto assim, estão o médico e secretário municipal de Saúde, André Cezário, e a atual secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro.

Além disso, existe a possibilidade do atual grupo agregar alguns parceiros que já passaram por Ilhéus no passado. A situação do PP é observada com cautela e pode ser que a legenda “abocanhe” o nome do candidato a vice-prefeito.

É claro que ainda não há definições e, tratando-se de política, é possível que todo o cenário mude repentinamente. Este Pauta Blog continua atento às movimentações e está pronto para trazer todos os detalhes do curioso (e misterioso) caso da sucessão municipal em Ilhéus.

Secretário Júnior Brandão e servidores da Secretaria de Promoção Social

Leia em: 2 minutos

Para conhecer a dinâmica dos equipamentos de atenção básica e especializada em Assistência Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, o secretário Júnior Brandão está fazendo visitas.

Brandão esteve no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, no Pontalzinho. Durante a visita a coordenadora Maria Márcia Vieira Cavalcante explicou que a unidade presta atendimento e acompanhamento psicossocial famílias e/ou indivíduos que tiveram seus direitos violados ou que sofreram algum tipo de violência física, psicológica, sexual (abuso e exploração), patrimonial e abandono.

No início da semana, Brandão visitou a unidade de acolhimento vinculada ao Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no Bairro de Fátima, habilitada para atender 50 usuários encaminhados pelo Setor de Abordagem Social da Secretaria de Promoção Social. Atualmente, há 17 pessoas acolhidas.

Segundo ele, a Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua é um espaço que garante condições de estadia e convívio social a pessoas maiores de 18 anos de ambos os sexos e ou famílias que se encontram em abandono, vulnerabilidade ou risco social. Sua missão é restabelecer vínculos sociais e familiares e reconstituir a autonomia.

Pela agenda, também serão visitados os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), localizados em diferentes pontos da cidade.

“Nestes primeiros dias à frente da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, estamos priorizando visitas e reuniões com o corpo técnico e administrativo, visando compreender a dinâmica, estrutura de funcionamento e atendimento. Assim poderemos planejar e executar com mais eficiência, eficácia e efetividade às políticas públicas da Assistência Social”, pontuou Júnior Brandão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos