//

O Projeto surgiu no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comportamento Motor

Leia em: < 1 minuto

O projeto “MoveIlhéus: conectando experiência, comportamento e espaço urbano” abriu a 5ª fase de consulta pública aos residentes de Ilhéus e região. A consulta vai até 5ª feira (22.dezembro). O Projeto surgiu no Gepecom (Grupo de Estudos e Pesquisas em Comportamento Motor) da Universidade Estadual de Santa Cruz.

“A ideia é, a partir das informações de consultas como a atual, realizar diagnósticos que possam contribuir para a elaboração de projetos e políticas públicas que melhorem os espaços urbanos, a mobilidade das pessoas na cidade e, principalmente, a prática de atividade física”, destaca a professora Peolla Paula Stein (UFSB), uma das colaboradoras do grupo.

“A participação de todos, respondendo ao questionário é muito importante. A pesquisa e as publicações dos dados das consultas são respaldadas pelo Comitê de Ética de Pesquisa da Uesc, têm apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Nossa Ilhéus (INI) e Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB)”, explica o professor Marcos Menuchi do Departamento de Ciências da Saúde, da Uesc e coordenador do MoviIlhéus.

Para mais informações: www.moveilheus.uesc.br

//

O novo plano será o resultado de um convênio firmado com a BAMIN

Leia em: < 1 minuto

A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) foi pauta da reunião realizada entre o prefeito Mário Alexandre e o CEO da BAMIN, Eduardo Ledsham, no Centro Administrativo da Conquista. Para a revisão do Plano Diretor, a BAMIN anunciou a contração de uma multinacional, que ficará responsável por dar apoio ao poder público na atualização do documento.

O encontro também contou com a presença do senador Jaques Wagner, do vice-prefeito Bebeto, do deputado federal Paulo Magalhães e da secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão.

Mário Alexandre destacou que a atualização do PDDU é necessária para que todos os órgãos e entidades envolvidos possam adotar medidas assertivas, com foco no ordenamento da expansão urbana e na infraestrutura do município. Na apresentação foram explanados as fases de trabalho e o cronograma de execução do plano.

PDDU
Instituído pela Lei nº 3.265/2006, o Plano Diretor Participativo de Ilhéus deveria ter sido atualizado em 2016, fato que não ocorreu. Conforme a BAMIN, o trabalho de revisão será executado em duas etapas, cuja primeira deverá ser concluída até março de 2022 e a segunda até outubro do mesmo ano.

A segunda fase, por sua vez, envolve a consolidação do diagnóstico socioeconômico, apresentação de proposta para ordenamento territorial e entrega da minuta de lei que seguirá para validação do poder público.

Neto quer ter um diferencial ainda maior em relação a Wagner

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações do site Política Livre, o pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (DEM), estaria cogitando convidar uma mulher para formar a chapa para as eleições de 2022.

Estrategicamente, o ex-prefeito de Salvador que ter um diferencial ainda maior em relação ao principal adversário, o senador Jacques Wagner (PT). Inclusive, Neto já estaria estudando dois nomes e o convite está próximo de acontecer.

Notícias mais lidas

Outros assuntos