Na próxima segunda-feira (19.setembro), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai iniciar o processo de inseminação das urnas eletrônicas que vão ser utilizadas durante as Eleições Gerais do mês de outubro. Nesta fase, os equipamentos recebem os sistemas operacionais, de votação e de justificativa, assim como as listas dos eleitores e candidatos.
Depois que a carga de informações for completamente recebida pelas urnas, elas são lacradas fisicamente e é durante esse processo, também, que é verificada a integridade e a autenticidade dos sistemas utilizados pelo TRE. O procedimento segue a Resolução TSE nº 23.669/2021 e deve ser finalizado em todas as zonas eleitorais até o dia 29 de setembro.
Em Salvador, a cerimônia de inseminação vai ser realizada a partir das 8h, no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TER, localizado na BR-324, em Porto Seco Pirajá. Já no interior baiano, o procedimento vai ocorrer nas sedes dos cartórios eleitorais, nos polos de informática do Eleitoral baiano ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais.