Em votação unânime, Erasmo Ávila é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna

Eleição estava prevista para acontecer em novembro, mas vereadores decidiram antecipar a data

Leia em: 2 minutos

Na tarde desta 5ª feira (7.abril), aconteceu a tão esperada eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna para o 2º biênio. Não tão nova assim já que o vereador Erasmo Ávila (PSD) foi reeleito presidente da Casa com unanimidade entre os 21 vereadores presentes na sessão.

Também foram eleitos para compor a mesa diretora os vereadores Sivaldo Reis (PL) como 1º vice-presidente, Francisco Gomes (PSD) como 2º vice-presidente, Israel Cardoso (Agir) como 1º secretário, Luiz Jr da Saúde (DC) como 2º secretário e Piçarra (Solidariedade) como 3º secretário.

Inicialmente, a eleição estava prevista para acontecer em novembro, mas, após uma decisão entre os vereadores, ficou definido que ela ocorreria no mês de abril. A mudança, no entanto, gerou polêmica no meio político, mas foi esclarecida por Erasmo em entrevista ao Pauta Blog: “Os vereadores se reuniram e fizeram uma resolução para mudar a data da eleição corrigindo, assim, um erro do passado. Os vereadores entenderam, em um estudo, que a gente tem que, todo ano, aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até o dia 31 de junho. Estamos mudando para, daqui pra frente, em todos os anos, entrar em acordo para que a eleição seja em abril para que possamos, nesse período, preparar o planejamento para o ano seguinte”.

Diante das críticas recebidas pela antecipação da eleição da mesa, foi cogitada a hipótese de que outras chapas se arriscariam a concorrer à presidência da Casa, mas o boato não tomou forma. Em uma Câmara com 21 vereadores que, diga-se de passagem, não se opõem ao Executivo, o presidente, que faz parte da base do prefeito Augusto Castro (PSD), foi reeleito sem ressalvas e sem concorrência.

O que deve ser levado em consideração pela população de Itabuna é se, de fato, os vereadores têm cumprido o papel de fiscalizar as ações da prefeitura. Além disso, se os edis estão comprometidos em defender os interesses do povo e cobrar medidas mais enérgicas em benefício dos moradores em vez de priorizar os próprios interesses.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Notícias mais lidas

Outros assuntos