Cinco vereadores de Muquém do São Francisco são cassados pelo TSE

Os vereadores Ailson Selis, Nando, Robson do Céu, Nitin do Javi e Nice de Santa Bárbara são do PSB

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de cinco vereadores do município de Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. Os vereadores Ailson Selis, Nando, Robson do Céu, Nitin do Javi e Nice de Santa Bárbara são do PSB e tiveram os diplomas destituídos.

Na decisão do TSE, o ministro Mauro Marques tornou nulos todos os votos recebidos pelo partido PSB nas eleições municipais de 2020. O que motivou a decisão do Tribunal foi, justamente, a quantidade de denúncias recebidas e que davam conta que a legenda cometeu fraudes relacionadas à cota de gênero no último pleito.

A ação foi movida pelo PL e aponta que o PSB fraudou a cota incluindo as candidatas fictícias Cristiane Gomes de Santana, Iranete do Nascimento e Adriana Pereira na campanha de 2020. Como prova de que as candidaturas eram falsas, o relator do TSE apontou que as candidatas não promoveram suas campanhas em postagens na internet. Além disso, foram as únicas que receberam kits de campanha em evento realizado pelo PSB.

A decisão do TSE foi divulgada na última sexta-feira (19.agosto), mas ainda cabe recurso da decisão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos