A empresária e candidata a vice-governadora da Bahia, Ana Coelho (Republicanos), alterou a autodeclaração racial no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Anteriormente, Ana havia se autodeclarado parda, mas, agora, mudou o registro para branca.
A candidata enviou um comunicado à imprensa explicando o que motivou a alteração: “A situação é simples. Após verificar o erro nos dados da minha ficha no TRE, alterei o item cor/raça para branca, acabando com as especulações. A alteração foi feita dentro do prazo legal exigido e não recebi nenhum valor indevido”.
Além disso, a empresária relatou que, desde o anúncio da candidatura na chapa de ACM Neto (União Brasil), vem sendo alvo de ataques: “Muita gente que se diz defensor das mulheres não está preparado para ver uma mulher em posição de destaque. Já tentaram impugnar minha candidatura, mas o TRE rejeitou por unanimidade estas representações. Então, o que posso dizer é que seguimos trabalhando, ao lado de ACM Neto, com muita empolgação por uma Bahia melhor para o nosso povo. (…) Já teve um político que se referiu a mim pejorativamente como “aquela menina”, numa atitude machista e desrespeitosa. Eles acham que estão atacando a mim, mas na verdade estão atacando todas as mulheres”.