Câmara de Vereadores: Economia solidária itabunense ganha estrutura de apoio

Leia em: 2 minutos

Produtores e empreendedores dedicados à economia solidária em Itabuna ganham uma estrutura completa de apoio. A partir de projeto (045/2021) da vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), a Câmara aprovou um conjunto que envolve Política, Sistema, Conselho e Fundo em benefício do setor.

Segundo dados do Cesol (Centro Público de Economia Solidária), parceiro desde a elaboração da proposta, há no Litoral Sul 721 empreendimentos beneficiados pela atividade, cuja característica é um viés mais igualitário. Dos 28 atuantes em Itabuna, são 78% urbanos.

“A economia solidária é a alternativa de sobrevivência de muitas pessoas. Às vezes, a economia convencional só visa ao lucro e não observa os aspectos social e ambiental. Esse projeto tem um olhar de igualdade para a comunidade; é uma perspectiva solidária, corporativista e associativista, nas diferentes formas de organização. Todos podem dar opiniões e os lucros serem divididos de igual modo”, define a autora.

O projeto, sob relatoria de Solon Pinheiro (Solidariedade), Pastor Francisco (Republicanos) e Ronaldo Geraldo (PL), contou com contribuições da sociedade, através de uma audiência pública, e de demais colegas, por meio de emendas. Entre os pares que assinaram colaborações, o próprio Francisco e Israel Cardoso (Agir). Eles evidenciaram o papel daqueles que decidiram empreender para sobreviver e o quanto “nosso município necessitava de uma política de apoio ao trabalho associado da economia solidária”.

Entre as observações e elogios à matéria em plenário, o edil Sivaldo Reis (PL) frisou a relevância do tema, citando o jargão que move a economia solidária: “Produzir em conjunto para distribuir a todos”.

Após a instituição dos novos instrumentos legais, caberá ao Executivo realizar mapeamento através de diagnóstico dos empreendedores formais e informais de economia solidária do município e seus respectivos pontos de serviço. Com identificação de oportunidades e investimento, o intuito é fortalecê-los, nas diferentes formas de organização. Ao Cesol, subsidiar os produtores com informação e capacitação.

Notícias mais lidas

Outros assuntos