De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabuna ontem (24.janeiro), a cidade não tem leitos disponíveis nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) para pacientes infectados pelo coronavírus. Dos 23 destinados aos pacientes com quadros graves da doença, todos estão ocupados.
Atualmente, o município conta com 40 leitos clínicos destinados aos pacientes com quadros mais leves da doença. Número bem diferente dos 56 que chegaram a ter em junho do ano passado, por exemplo. Em relação aos leitos de UTI, Itabuna já chegou a destinar 49 vagas para os quadros mais delicados e, agora, apenas 23.
A situação preocupa as autoridades médicas e exige cautela. Não é à toa que várias medidas restritivas voltaram a ser adotadas pelo poder público com o objetivo de tentar frear o aumento expressivo dos casos. Além disso, o incentivo à vacinação e exigência do passaporte sanitário para ter acesso a alguns serviços e espaços, tem sido primordial para impedir que os “desprotegidos” circulem livremente.
LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG
URGENTE❗ Explodem casos de Covid-19 em Ilhéus: Dados apontam aumento de mais de 500%