O Hospital Calixto Midlej Filho, que faz parte da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, realizou um procedimento de instalação do menor marca-passo do mundo em uma idosa de 79 anos. O dispositivo é um pouco maior que uma cápsula de remédio e pesa 2 gramas.
A implantação do marca-passo sem fios ocorreu no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Calixto Midlej Filho e foi feito por uma equipe comandada pelos médicos Gustavo Mendonça Duarte e Carlos Eduardo Duarte.
O menor marca-passo do mundo é indicado para pacientes com estado de saúde considerado crítico, principalmente, com câncer e doenças renais e que, por algum motivo, têm dificuldade de acesso ao marca-passo convencional. O chamado marca-passo tradicional pesa, em média, de 20 a 30 gramas.
Composto por bateria e eletrodos, conectados ao equipamento por fios finos e maleáveis, o marca-passo convencional é implantado em vasos sanguíneos do corpo de grande calibre para levar os eletrodos até o coração. A bateria e o aparelho ficam instalados entre o músculo do peitoral e a pele do paciente. Já o menor marca-passo do mundo é implantado diretamente no coração para correção de batimento e fica preso por quatro pequenas garras que possui.