//

Pacientes elevam astral de enfermaria e transformam “dor em alegria”

Hospital Calixto Midlej Filho – estão distribuindo otimismo e esperança

Leia em: 2 minutos

O período de internação de quem precisa de um leito de hospital é uma fase de muitas incertezas, angústia e expectativa para uma pronta melhora no quadro de saúde. Diante desse cenário, dois pacientes do Pavilhão Francisco Ferreira -ala destinada a pacientes do SUS) do Hospital Calixto Midlej Filho – estão distribuindo otimismo e esperança para os colegas na enfermaria, onde deram entrada há mais de três meses.

O taxista Lérybe Dagner do Rosário, de Ibicaraí, e o amigo José Luiz Soares Martins, de Buerarema, decidiram não deixar a doença tirar a esperança de conclusão do tratamento e até a cura de pacientes internados na unidade. Para eles, não existem momentos ruins e todos estão ali apenas como “hóspedes”, que daqui a pouco estarão de volta para a convivência com familiares.

José Luiz está internado desde 26 de dezembro do ano passado e Lérybe chegou na enfermaria no dia 14 de janeiro. Quem chega na unidade depois dessas datas é sempre recepcionado com palavras motivacionais. “Eles recebem os novos pacientes informando-lhes que estão chegando em um SPA e que eles podem frequentar à ‘praia’ em horários estabelecidos pelos médicos”, relata a psicóloga hospitalar Carolina Peixoto Cavalcante.

A “praia” que se referem é o “banho de sol” nas primeiras horas da manhã ou final de tarde em um pequeno jardim na parte interna do hospital. “Lérybe Dagner até óculos escuros usa. É impressionante como eles conseguem transformar os momentos de adversidade em situação positiva. Conseguem contagiar os demais com coisas boas”, observa Cavalcante, que na última sexta-feira (12.mar) entregou “Certificado de Reconhecimento” aos dois pacientes.

Brincalhão e piadista, Lérybe Dagner afirma que não vale a pena passar os dias lamentando e preocupado com as dívidas e mundo lá fora. “Não podemos ficar presos a essas coisas porque, se isso ocorrer, tudo só vai piorar. Por isso, contamos piadas, histórias engraçadas da vida e causos. Assim a vida vai passando e conseguimos nos sentir melhor”.

Para José Luiz, o mais importante é ajudar o próximo, principalmente em um momento difícil da vida. “Os funcionários dizem que somos os mais organizados. Aqui conheci pessoas legais e que espero manter a amizade”, disse. Ele recebeu alta médica nesta sexta-feira (12), mas seguirá fazendo hemodiálise no Centro de Diálise da Santa Casa de Itabuna.

Já Lérybe Dagner tem uma cirurgia na próxima semana para retirada de pedras na vesícula. O procedimento está marcado para próxima terça-feira (16.mar).

Notícias mais lidas

Outros assuntos