Literalmente: desorganização foi o que mais se escutou nos pontos de vacinação contra a covid-19 na manhã desta terça-feira (31.mar), em Itabuna.
Tanto os postos de saúde como nos dois drive-thrus disponibilizados pela secretaria de saúde do município, o que se viu foram filas quilométricas e informações de que não havia mais vacina, ainda no início da manhã.
No bairro de Fátima, por volta das 11 horas, na praça onde aconteceu o drive-thru, não havia mais o imunizante assim como no posto do bairro.
No Góes Calmon, onde também teve um ponto de drive-thru na praça do bairro, havia fila quilométrica e centenas de pessoas sem nenhuma informação, todos perdidos e sem saber se iam ser imunizados.
A reclamação foi não só contra a Secretaria de Saúde, como também para a Settran. O trânsito estava totalmente congestionado com motoristas desorientados, sem saber para onde ir, travando o trânsito e impedindo moradores de sair de suas residências.
Marcelo Almeida disse que chegou na fila às 7 horas e o que viu foi uma falta de coordenação de trânsito e da saúde.
Gilmar Rodrigues desabafou: “A prefeitura deveria organizar, ninguém sabe onde é o começo e fim da fila”. Dona Joana Gomes, 63 anos, disse se sentir humilhada. “Não está fácil. Já tive Covid-19 e sei como é agressiva essa doença, por isso estou aguentando essa humilhação nessa fila”.
O OUTRO LADO
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que mantém o cronograma de vacinar gradualmente, idosos de 69 a 60 anos de idade até que todos estejam imunizados, para só então se passar à próxima faixa etária.
A secretaria esclarece que o município recebeu 5.700 doses, ou seja, apenas 30% dos imunizantes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mesmo tendo superado a meta de 85% de aplicação das doses recebidas. A expectativa é que novo lote doses sejam repassados na seguda-feira, dia 5, para que a vacinação de pessoas da faixa etária de 69 a 60 seja retomada.