//

ALERTA❗ Pesquisa aponta que ingestão de romã pode representar riscos à saúde da gestante

Pesquisadora defende que informação precisa chegar às comunidades para que as gestantes saibam como proceder

Leia em: 2 minutos

A gravidez é um momento importante na vida da mulher e, nesse período, o corpo feminino sofre diversas mudanças, então os cuidados com a saúde precisam aumentar. As gestantes precisam evitar usos de diversas substâncias e ter atenção redobrada na alimentação.

Observando esse cenário, Sâmela Gomes, graduanda na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), junto com o orientador, Murilo Scaldaferri, desenvolveram uma pesquisa sobre os riscos do consumo da fruta romã por grávidas no município de Itapetinga, na Bahia, intitulado como “Propriedades medicinais da Romã. Aplicações terapêuticas: uma análise para gestantes”.

O fruto apresenta muitos benefícios à saúde humana. Seus compostos têm efeito anti-inflamatório e antisséptico, além disso, podem auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e câncer, porém, essas substâncias em uma mulher grávida podem causar malefícios. A pesquisadora Sâmela percebeu que as gestantes do seu município não sabiam que o uso indiscriminado de algumas partes do fruto poderia levar riscos ao feto.

Ao aplicar um questionário para 80 grávidas que faziam parte do Programa de Saúde da Família (PSF) de Itapetinga, as resultados mostraram que 89% das entrevistadas usavam a parte que pode trazer problemas para as gestantes. A pesquisa aponta, inclusive, o desconhecimento das gestantes sobre os perigos do consumo da romã e outras plantas medicinais.

Sâmela afirma que o estudo é fundamental para chamar atenção para a falta de conhecimento sobre esse assunto. Com o estudo concluído, a pesquisadora defende a necessidade de fazer esse tipo de informação chegar às comunidades.

Notícias mais lidas

Outros assuntos